Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2014

GAZETA CENTRAL URGENTE ATRAVÉS DAS AGENCIA INTERNACIONAIS


Pelo menos seis palestinos morreram nesta terça-feira em um bombardeio noturno da aviação de Israel contra um edifício na cidade palestina de Beit Hanoun, no norte de Gaza, informaram à Agência Efe fontes médicas.

Com estas novas mortes já são 23 as pessoas falecidas e 123 as feridas em ataques aéreos israelenses contra Gaza desde que nesta terça-feira o exército lançou a operação militar "Margem Protetora" contra os grupos islamitas na Faixa.



Este último ataque aconteceu apenas duas horas depois que milicianos palestinos lançaram uma nova série de 30 foguetes contra o centro e sul de Israel, dos quais dois caíram em Jerusalém, sem causar vítimas.

Testemunhas informaram à Efe que o projétil, que despertou as sirenes na Cidade Santa pela primeira vez desde que Israel empreendeu sua terceira ofensiva contra o Hamas, impactou na área de Mateh Yehuda, uma área montanhosa ao oeste da cidade.

A imprensa israelense informou, além disso, que um segundo foguete caiu em um descampado próximo de Pisgat Ze'ev, um bairro colonial judeu em Jerusalém Oriental.

Em comunicado posterior, o movimento islamita admitiu que tinha lançado quatro foguetes classe M75 contra Jerusalém, informação que não foi confirmada nem desmentida por outras fontes.

Os alarmes antiaéreos também foram escutados durante esta tarde em Tel Aviv, em cuja área metropolitana o escudo antimísseis "Cúpula de Ferro" interceptou pelo menos um projétil, e em localidades divisórias como Rishom Leziyon, a mais de 75 quilômetros de Gaza.

Pouco depois, as brigadas "Azedim al-Qassam", braço armado do movimento islamita Hamas, asseguraram ter lançado foguetes contra a cidade de Haifa, na costa norte de Israel, a mais de 150 quilômetros do norte de Gaza.

Em comunicado, o grupo disse ter utilizado foguetes classe R160 de fabricação caseira e ter lançado igualmente projéteis contra cidades do centro de Israel.

Nesta mesma tarde, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já confirmou que "ordenou um aumento significativo das operações contra Hamas" em Gaza e que a operação militar "levará tempo".

As brigadas "Azedim al-Qassam" responderam, por sua parte, que continuarão com suas operações até alcançar seus objetivos e que estão preparadas para ampliar e intensificar suas operações, que hoje incluíram uma tentativa de infiltração em território de Israel através do mar.

No conflito deflagrado morreram cinco milicianos e um soldado israelense ficou levemente ferido.

POPULAÇÃO QUER O DINHEIRO DE VOLTA 11 BILHÕES DE REAIS


Polícia montada veio para o Fan Fest em Recife e jogou gás lacrimogêneo. Testemunhas dizem que tiros foram realizados dentro do gabinete, mas que a situação foi resolvida depois de alguns minutos.



Brasil Copa do mundo gerou descontentamento e manifestações de rua no país contra os US $ 11 bilhões dos cofres públicos, que foram investidos na preparação do torneio e manifestantes exigindo para saúde, educação e serviços de transporte.

O país, que tem uma população de 200 milhões de pessoas e atualmente é a sétima economia do mundo, amei o efeito que poderia resultar na Copa do mundo. Mas a possibilidade de mobilizações de massa continuará durante os restos do campeonato em suspense para o governo de Dilma Rousseff, uma vez que eles podem causar danos econômicos e manchar a imagem internacional do Brasil.

Flush a queda da seleção brasileira nas meias-finais, a cidade de São Paulo registrou um saco para um local de eletrodomésticos e a queima de vários autocarros. A polícia disse que os incidentes ocorreram à noite, após o humilhante 7-1 entregues pela Alemanha em Belo Horizante.

O primeiro fato de vandalismo foi a queima de um ônibus na região da estação de Sapopemba. Em seguida, em San Mateo, um comércio foi destruído. A rua foi cortada em Itaquera, e, finalmente, outro veículo de transporte público estava em chamas na Villa Konstanz

EM NENHUMA COPA FOMOS TÃO HUMILHADO COMO NESSE DIA 8 DE JULHO DE 2014, DIA DE LUTO OFICIAL, COPA DAS COPAS TEM RAZÃO VOCE DILMA É BULGARA E NÃO BRASILEIRA! AGORA POVO VE SE ACORDAM, E COMEÇAM ALUTAR PELA VIDA REAL


48’
2º Tempo
Acaba a partida! O placar fala por si só: o Brasil foi engolido pela Alemanha, tomando três gols em cinco minutos no primeiro tempo e acabando a primeira metade de jogo com impiedosos 5x0. O placar seria ainda mais elástico e vergonhoso, com direito a um verdadeiro chocolate tedesco na maior partida de uma seleção na história das Copas do Mundo!

47’
2º Tempo
Nem Oscar nem nenhum brasileiro comemoram o gol que não atenua em nada a maior vergonha do futebol brasileiro de todos os tempos!
46’
2º Tempo
GOOOOOOL DO BRASIL! Oscar recebe no lado esquerdo, finta Jerome Boateng e chuta forte para descontar a vergonha!
45’
2º Tempo
Benedikt Howedes lança Mesut Ozil no comando do ataque. Ele toca na saída de Júlio César, mas a bola caprichosamente não entra!
44’
2º Tempo
Willian rola no lado esquerdo para Bernard, mas o brasileiro isola a redonda por cima do travessão!
43’
2º Tempo
Oscar recebe na ponta esquerda e tenta a finalização, mas a bola sai pela linha lateral. Coisa feia!
42’
2º Tempo
Marcelo erra o bote e André Schurrle dispara, mas Luiz Gustavo faz a interceptação em toque do alemão para Bastian Schweinsteiger!
41’
2º Tempo
A Alemanha jamais venceu o Brasil em solo brasileiro! Em sete jogos, foram quatro vitórias da Seleção Canarinho e três empates!
40’
2º Tempo
Ramires finaliza forte de fora da área, mas Manuel Neuer sequer dá rebote!
39’
2º Tempo
Maicon cruza para Paulinho na entrada da área, mas Per Mertesacker afasta bem!
38’
2º Tempo
Neymar não joga mais a Copa do Mundo pelo Brasil, mas Holger Badstuber, Lars Bender, Ilkay Gundogan, Marco Reus e Marcel Schmelzer não jogaram o Mundial pela Alemanha por conta de lesões!
37’
2º Tempo
André Schurrle tenta cruzamento para Thomas Muller, mas Dante afasta o perigo!
36’
2º Tempo
A torcida grita olé para o toque de bola alemão depois de vaiar a posse de bola brasileira!
35’
2º Tempo
André Schurrle comemora com os companheiros e ainda agradece a torcida, que bate palmas para, discutivelmente, a partida mais impressionante de uma seleção na história da Copa do Mundo!
34’
2º Tempo
ALEMANHA
GOOOOOOL DA ALEMANHA! E que golaço de André Schurrle! Mesut Ozil cruza na medida para André Schurrle, que finaliza no alto. A bola beija o travessão e entra!

33’
2º Tempo
O que se ouve no Mineirão é o cato dos alemães no estádio. A parte vestida de amarelo está em um silêncio sepulcral!
32’
2º Tempo
ALEMANHA
Última substituição da peleja: Sami Khedira sai do gramado para a entrada de Julian Draxler!
31’
2º Tempo
Faltas cometidas: Brasil 11x11 Alemanha!
30’
2º Tempo
Ao menos nas faltas cometidas o jogo está empatado!
29’
2º Tempo
Paulinho carrega a bola pelo lado direito e finaliza forte, mas Manuel Neuer defende sem problemas!
28’
2º Tempo
Willian recebe no lado esquerdo e chuta de fora, buscando o ângulo esquerdo de Manuel Neuer. A bola passa longe do goleiro alemão!
27’
2º Tempo
BRASIL
Última alteração no Brasil: muito vaiado, Fred sai do gramado para a entrada de Willian!
26’
2º Tempo
André Schurrle e os demais atletas do ataque alemão se abraçam, muito sorridentes!
25’
2º Tempo
ALEMANHA
GOOOOOOL DA ALEMANHA! Philipp Lahm cruza na medida para André Schurrle, que finaliza bonito para tornar a vergonha brasileira ainda mais elástica!

24’
2º Tempo
BRASIL
Dante atinge Thomas Muller no meio de campo e recebe o cartão amarelo!
23’
2º Tempo
Paulinho aparece na área e tenta uma bicicleta, mas a bola passa à esquerda de Manuel Neuer!
22’
2º Tempo
Benedikt Howedes voltaao gramado após rápido atendimento médico!
21’
2º Tempo
Mesut Ozil inverte o jogo com Thomas Muller, mas Julio César sai bem do gol para ficar com a bola!
20’
2º Tempo
Benedikt Howedes fica sentindo a perna após choque com Paulinho. Ele fica no chão!
19’
2º Tempo
Maicon aparece na área e é tocado por Jerome Boateng. O lateral quer pênalti, mas o árbitro não marca!
18’
2º Tempo
Thomas Muller recebe na entrada da área e chuta colocado. Julio César faz linda defesa!
17’
2º Tempo
Finalizações: Brasil 8x11 Alemanha!
16’
2º Tempo
O Brasil tenta chegar ao ataque, mas o psicológico acaba pensando. E, quando consegue vencer o clima ruim, esbarra em uma atuação magistral de Manuel Neuer!
15’
2º Tempo
O lance perdido pelo centroavante é o estopim para um xingamento em uníssono para Fred!
14’
2º Tempo
Oscar serve Fred e o centroavante chuta fraco, facilitando a defesa de Manuel Neuer!
13’
2º Tempo
A torcida alemã canta o nome de Miroslav Klose, sai do banco de reservas e aponta para seus compatriotas presentes no estádio!
12’
2º Tempo
ALEMANHA
Sai o maior artilheiro da história das Copas do Mundo: Miroslav Klose cede sua vaga para André Schurrle!
11’
2º Tempo
Thomas Muller cruza da ponta esquerda e David Luiz mata no peito para facilitar o trabalho de Julio César!
10’
2º Tempo
Marcelo tenta inverter a jogada, mas a redonda sai muito forte para o domínio de Oscar!
9’
2º Tempo
Ramires descola belo lançamento para Paulinho na ponta esquerda, que finaliza duas vezes e vê Manuel Neuer fazer duas defesaças!
8’
2º Tempo
Bernard ganha de Philipp Lahm e tenta o cruzamento, mas Jérome Boateng corta bem!
7’
2º Tempo
Fred deixa a bola com Ramires na ponta direita e ele finaliza. Manuel Neuer faz bela defesa!
6’
2º Tempo
Fred dá linda assistência para Ramires na ponta direita. Ele cruza rasteiro e Manuel Neuer impede que a bola chegue em Oscar!
5’
2º Tempo
Bernard recebe no lado esquerdo e cruza fechado. Manuel Neuer dá um tapa na bola e Benedikt Howedes sai jogando!
4’
2º Tempo
Oscar entra na área e dá um chapéu em Jerome Boateng. O meia esbarra no zagueiro alemão e cai, mas o árbitro não marca pênalti!
3’
2º Tempo
ALEMANHA
A Alemanha também mexe: Mats Hummels cede seu lugar em campo para Per Mertesacker!
2’
2º Tempo
BRASIL
Mais uma alteração na seleção canarinho: Hulk sai, Ramires entra!
1’
2º Tempo
BRASIL
O Brasil mexe: Paulinho ganha a vaga de Fernandinho!
0’
2º Tempo
Começa a segunda etapa em Belo Horizonte! O Brasil dá a saída de bola!

GAZETA CENTRAL MOSTRA AFARSA A MENTIRA DE NEYMAR OLHEM BEM NA FOTO


A GAZETA CENTRAL DENUNCIA, LEMBRA DA INFERMEIRA QUE FILMOU NEYMAR NO HOSPITAL DE FORTALEZA, ERA TUDO FALSO, DESGRAÇADO MENTIROSO SAFADO Após a lesão que ele sofreu o atacante brasileiro Neymar durante a reunião na Colômbia nas quartas de final da Copa do mundo, inúmeras conjecturas que circulam nas redes sociais sobre se realmente a "canarinha" estrela sofreu uma fratura da terceira vértebra lombar.


Uma gravação que registros no momento em que supostamente Neymar entra a clínica cobrindo seu rosto, despertou suspeitas entre os usuários de Internet que alegam que a pessoa que entra a maca não é Neymar, porque a pele do braço direito, no qual o jogador do Barcelona tem duas tatuagens, parece completamente limpeza.

ALEMANHA DESMASCARA A CORRUPÇÃO NO FUTEBOL INTERNACIONAL QUE ENVOLVE O BRASIL, A FIFA E CBF EM PRIMEIRO TEMPO 5 PRA ALEMANHA ZERO PARA O BRASIL ACORDEM BRASILEIROS VAMOS VER O SEGUNDO TEMPO


TEMPO REAL COMENTÁRIOS
UTILIZANDO TECNOLOGIA REAL TIME
46’
1º Tempo
Fim do primeiro tempo! Disparadamente histórico, infelizmente vergonhoso. Não há como classificar ao certo o tamanho dessa derrota, já a maior da história do Brasil em Copas do Mundo e que traz à baila uma série de problemas brasileiros. Mas não podemos nos esquecer da partida magistral que faz a Alemanha, que pressiona a seleção canarinho e não deixa o esrete nacional jogar!
45’
1º Tempo
Um minuto de acréscimo! Iremos até os 46!
45’
1º Tempo
Um minuto de acréscimo! Iremos até os 46!
44’
1º Tempo
Mats Hummels puxa contra ataque e tenta lançar Mesut Ozil na ponta esquerda, mas Maicon intercepta!
43’
1º Tempo
Além do contundido Neymar, o capitão Thiago Silva está suspenso pela Seleção brasileira!
42’
1º Tempo
Toni Kroos tenta lançar Thomas Muller no lado direito, mas a bola sai forte demais para o ponteiro tedesco!
41’
1º Tempo
Bernard pedala para cima de Philipp Lahm, mas o lateral alemão faz belo desarme no garoto com alegria nas pernas!
40’
1º Tempo
Fernandinho intercepta passe de Bastian Schweinsteiger para Toni Kroos e tenta lançar Hulk, mas a bola fica nas mãos de Manuel Neuer!
39’
1º Tempo
Mats Hummels tenta lançar Thomas Muller no lado direito, mas a bola sai pela linha lateral!
38’
1º Tempo
Mesut Ozil cobra falta, mas a bola não assusta Julio César!
37’
1º Tempo
A Alemanha troca passes rapidamente enquanto a seleção brasileira assiste, marcando frouxamente. Luis Gustavo para Thomas Muller com falta na entrada da área!
36’
1º Tempo
Bernard recebe na intermediária esquerda e tenta lançar Hulk no comando do ataque, mas o atacante está em posição de impedimento!
35’
1º Tempo
A torcida não se cala mesmo com o jogo pavoroso da Seleção, gritando que é brasileiro com muito orgulho e com muito amor!
34’
1º Tempo
Nas quartas-de-final, o Brasil venceu a Colômbia nas quartas-de-final enquanto a Alemanha passou pela França!
33’
1º Tempo
Thomas Muller cruza do lado direito e Mesut Ozil finaliza. A bola resvala em Fernandinho e não entra!
32’
1º Tempo
Finalizações certas: Brasil 0x7 Alemanha!
31’
1º Tempo
As estatísticas mostram o verdadeiro baile que o Brasil está tomando!
30’
1º Tempo
Ninguém mais sabe o que está acontecendo no Mineirão. Sabe-se apenas que a chance dos alemães estarem comemorando é imensa, e é o que eles fazem!
29’
1º Tempo
ALEMANHA
GOOOOOOL DA ALEMANHA! Mais um pra conta! Agora é a vez de Luiz Gustavo perder a posse de bola para Sami Khedira, que tabela com Mesut Ozil e finaliza sem nenhum problema!

28’
1º Tempo
Os próprios alemães parecem atônitos com o resultado, comemorando com pouca vibração. Muitos torcedores choram copiosamente no Mineirão!
27’
1º Tempo
ALEMANHA
GOOOOOOL DA ALEMANHA! É difícil de acreditar na partida! Fernandinho perde a posse de bola logo no recomeço da peleja e Toni Kroos tabela com Sami Khedira antes de anotar o segundo dele e o quarto (isso mesmo, quarto) gol alemão em menos de meia hora de jogo!

26’
1º Tempo
Toni Kroos é abraçado por Thomas Muller após seu tento!
25’
1º Tempo
ALEMANHA
GOOOOOOL DA ALEMANHA! Philipp Lahm cruza do lado direito, Thomas Muller fura e a redonda sobra para Toni Kroos, que enche o pé e chuta no cantinho de Julio César!

24’
1º Tempo
Miroslav Klose ajoelha e logo se levanta enquanto é abraçado pelos companheiros!
23’
1º Tempo
ALEMANHA
GOOOOOOL DA ALEMANHA! É DO MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO! Thomas Muller aparece perto da pequena área e rola de calcanhar para Miroslav Klose, que finaliza e escreve um novo recorde na história das Copas do Mundo!

22’
1º Tempo
Thomas Muller ganha de Luiz Gustavo na ponta direita e tenta o cruzamento, mas Dante faz o corte!
21’
1º Tempo
Miroslav Klose recebe na entrada da área e finaliza, mas a bola fica fácil para a defesa de Júlio César!
20’
1º Tempo
Maicon rola para Oscar no lado direito, mas o meia brasileiro não consegue o domínio e é desarmado por Benedikt Howedes!
19’
1º Tempo
Thomas Muller tenta lançar Mesut Ozil no lado esquerdo, mas Maicon faz a interceptação!
18’
1º Tempo
Marcelo adentra a área pelo lado esquerdo e cai após choque com Jérome Boateng. O teesco dá uma dura no atleta, dizendo que ele tenta a simulação. Hulk chega para colocar moral no alemão e há um princípio de confusão, logo controlado!
17’
1º Tempo
Maicon recebe na ponta direita e tenta o cruzamento, mas a bola bate em Benedikt Howedes!
16’
1º Tempo
Passes errados: Brasil 13x4 Alemanha!
15’
1º Tempo
O nervosismo brasileiro fica evidente ao vermos os números da partida!
14’
1º Tempo
Hulk tenta lançar Maicon na ponta direita, mas a bola sai pela linha de fundo!
13’
1º Tempo
Hulk recebe na ponta esquerda e cruza aberto e rasteiro, mas a bola bate em Jérome Boateng e sai da área!
12’
1º Tempo
David Luiz tenta acionar Fred no comando do ataque, mas a redonda fica limpa para Manuel Neuer!
11’
1º Tempo
Thomas Muller vibra e é abraçado pelos companheiros. Após isso,ele manda beijos para as câmeras!
10’
1º Tempo
ALEMANHA
GOOOOOOL DA ALEMANHA! Toni Kroos cobra escanteio aberto e no segundo poste. Livre, Thomas Muller escora e abre o placar!

9’
1º Tempo
Mesut Ozil deixa a redonda com Sami Khedira no lado esquerdo, mas Marcelo faz bem a cobertura do lance!
8’
1º Tempo
Marcelo desarma Thomas Muller e o alemão puxa a camisa do lateral brasileiro. Ele ainda reclama da marcação da falta!
7’
1º Tempo
Dante tenta lançar Bernard na ponta direita, mas Benedikt Howedes intercepta!
6’
1º Tempo
Thomas Muller cruza na área e Mesut Ozil rola para Sami Khedira, mas a redonda explode em Toni Kroos!
5’
1º Tempo
O Brasil consegue manter a posse de bola, mas a Alemanha marca a saída de bola brasileira e deixa poucos espaços para a criação de jogadas!
4’
1º Tempo
Maicon aciona Hulk na ponta esquerda e o cruzamento sai rapidamente, mas Manuel Neuer sai bem do gol para ficar com a bola!
3’
1º Tempo
Marcelo aproveita bola mal rebatida pela zaga alemã e chuta de fora da área. A bola passa à esquerda de Manuel Neuer!
2’
1º Tempo
Dante cruza da extrema esquerda na área, mas Mats Hummels cabeceia para longe do gol!
1’
1º Tempo
Hulk tenta lançar Bernard no comando do ataque, mas Mats Hummels faz a interceptação!
0’
1º Tempo
Começa o jogo no Mineirão! A Alemanha dá os primeiros toques na bola!
0’
1º Tempo
O Brasil joga com sua tradicionalíssima camisa amarela, enquanto a Alemanha joga com listras rubro-negras na vertical!
0’
1º Tempo
As equipes e os árbitros se cumprimentam!
0’
1º Tempo
O hino nacional é cantado com uma força impressionante e é terminado à capela!
0’
1º Tempo
David Luiz, capitão brasileiro hoje, ergue a camisa de Neymar antes da execução do Hino Nacional Brasileiro!
0’
1º Tempo
É executada a "Deutschlandlied", hino nacional alemão!
0’
1º Tempo
Como manda o protocolo FIFA, primeiro entram os mascotes com as bandeiras de cada um dos países, da FIFA e do Fair Play. Depois, o árbitro da partida pega a bola alinhado com seus auxiliares. Por fim, entram as equipes perfiladas!
0’
1º Tempo
Ao contrário de outros jogos, vários atletas das duas seleções adversárias se cumprimentam!
0’
1º Tempo
As equipes já estão no túnel que dá acesso ao gramado!
0’
1º Tempo
A Alemanha também sai momentaneamente do gramado!
0’
1º Tempo
O Brasil volta para os vestiários!
0’
1º Tempo
Ao ser confirmado pelo sistema de som do Mineirão como titular, a torcida gritou demais o nome de Bernard!
0’
1º Tempo
O Mineirão já está muito cheio para a peleja!
0’
1º Tempo
Puxado por Fernandinho, o Brasil também aparece no campo!
0’
1º Tempo
Os jogadores de linha alemães aparecem no gramado para bater bola e reconhecer o gramado!
0’
1º Tempo
Apesar do tempo nublado, faz muito calor em Belo Horizonte: 27°C.
0’
1º Tempo
Os goleiros alemães também vem ao gramado!
0’
1º Tempo
Os goleiros brasileiros aparecem para fazer seu treinamento antes da peleja!
0’
1º Tempo
O Mineirão vai ficando lotado, com imensa predominância de camisas amarelas com detalhes verdes!
0’
1º Tempo
As delegações chegaram há pouco no Mineirão e ainda não apareceram no gramado para reconhecê-lo!
0’
1º Tempo
Saíram há pouco as escalações oficiai. Maicon segue titular na lateral direita, Luiz Gustavo volta ao time no lugar de Paulinho e Bernard é o substituto de Neymar!
0’
1º Tempo
Boa tarde! Estamos aguardando o início da partida

ESCANDALO NO ESTADO DO PARANÁ SEGUNDO MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL EM 2010 BETO RICHA RECEBEU 2 MILHÕES DRE PEDÁGIO POLITICO


Nas eleições de 2010, o então candidato ao governo Beto Richa (PSDB) recebeu o total de R$ 2 milhões em doações de campanha feitas pelas concessionárias de serviço público, que são proibidas por lei, incluindo empresas vinculadas ao sistema de pedágio e de pessoas físicas relacionadas ao setor.


É o que aponta a investigação do Ministério Público Federal sobre o escândalo que veio a público na semana passada através da Gazeta do Povo do Paraná. Outro absurdo revelado são os atos secretos que favoreceram as concessionárias.

Segundo a reportagem baseada em relatório do MPF, os contratos de concessão de rodovias federais no Paraná foram alterados de forma unilateral pelo governo do Estado, sem publicação em Diário Oficial ou comunicação ao governo federal. A maioria dos "atos secretos", como se refere o relatório do MPF, serviu para modificar as obrigações das concessionárias. O órgão aponta casos em que a alteração contratual eximiu as empresas de realizar serviços de manutenção e expansão das rodovias, substituindoos por obras de preço e impacto menor, autorizou reajustes no pedágio ou diminuição da tarifa em troca de cancelamento de obras.

"As alterações no Programa de Exploração das Rodovias Federais vêm produzindo efeitos concretos irreversíveis, sobretudo quanto aos aspectos econômico-financeiros, pois eximes as concessionárias de obras, autorizam o aumento de degraus tarifários, alteram os cronogramas de execução, substituem umas obras por outras, alterando o fluxo de caixa da concessão", diz um trecho do documento.

As concessões de rodovias federais entraram em vigor no Paraná em 1998, durante o governo Jaime Lerner (sem partido). Segundo os termos originais dos contratos, qualquer alteração deveria ser comunicada ao Ministério dos Transportes. O MPF apurou que, além da falta divulgação, o DER não realizou qualquer estudo para calcular o impacto econômico das mudanças implementadas.

O jornal informa ainda que a força-tarefa foi montada em 2013 para analisar os contratos, aditivos e outros documentos referentes à concessão. As primeiras mudanças foram feitas por meio de aditivos contratuais em 2000 e 2002. Instado pelo MPF, o DER (Departamento de Estadas de Rodagem) do Paraná justificou que se tratava de compensação por perdas que as concessionárias tiveram entre 1998 e 1999, quando uma decisão unilateral do governo do Estado ordenou a redução de 50% das tarifas de pedágio.

Em seguida, foram realizados atos administrativos "secretos" a partir de 2003, início do governo de Roberto Requião (PMDB), válidos até hoje. Em um dos casos, relata a reportagem, o consórcio Econorte, administrador da BR-369 –que liga o norte do Paraná a São Paulo--, recebeu concessões adicionais de estradas estaduais por meio de aditivos contratuais, passando de 245 km para 350 km sob sua administração. Os procuradores questionam o alto preço do pedágio neste trecho. Segundo o documento, o usuário paga R$ 13,10 para rodar 100 km em trecho sem duplicação. A mesma empresa, compara o MPF, administra trecho de extensão semelhante em Minas Gerais e cobra R$ 2,85, além da obrigação em fazer a duplicação da pista.

Outra mudança no contrato permitiu que a Viapar, que administra outro trecho da BR-369, trocasse obras do Contorno Norte de Maringá por outras obras de acesso à cidade, uma delas um acesso elevado até um shopping.

Doações de campanha

Beto Richa é o campeão em receber doações de campanha de empresas ligadas ao pedágio com R$ 2 milhões. Gleisi Hoffmann (PT), que disputava o Senado, recebeu R$ 1,3 milhão. Roberto Requião (PMDB), governador que terminava o mandato e também postulava uma cadeira no Senado, recebeu doação de R$ 15 mil, e Gustavo Fruet, então candidato a senador pelo PSDB, R$ 140 mil. A lista também inclui doações a candidatos a deputado estadual.

Outro lado

A assessoria de imprensa do governador do Paraná, Beto Richa, afirmou que todos os valores foram apresentados na prestação de contas da campanha e aprovados pela Justiça Eleitoral, e que o governador rechaça qualquer insinuação de irregularidade ou ilegalidade. A reportagem também contatou a assessoria de, Gustavo Fruet, e do senador Roberto Requião, mas não obteve retorno ao longo desta por  email  , mas  não  retornaram.