Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EM CASCAVEL PARÁ MENINO DE 11 ANOS PERDE O BRAÇO DEPOIS QUE O TIGRE O ATACOU

Menino atacado por tigre em zoológico tem o braço amputado
Acidente ocorreu na tarde de quarta (30) em Cascavel, no Paraná.
Vídeos mostram menino brincando e alimentando tigre e leão no zoológico. O menino de 11 anos que foi atacado por um tigre no zoológico de Cascavel, na região oeste do Paraná, teve o braço direito amputado na altura ombro na quarta-feira (30), de acordo com o Hospital Universitário (HUOP). Ele passou por uma cirurgia durante a noite e permanece internado, mas seu estado de saúde é estável, sem risco de morrer.

O ataque aconteceu na tarde de quarta. O menino, que brincava ao lado da jaula no animal, foi socorrido por pessoas que estavam próximas no momento do acidente. Ele estava acompanhado do pai, que foi detido e levado à delegacia para prestar depoimento. Após ser ouvido, ele foi liberado pelos policiais. “Até o presente momento, nós estamos apurando uma lesão corporal, até porque o pai, quando está num ambiente desses com os filhos, tem o dever legal de guarda e proteção. Nós temos que analisar no curso do inquérito policial até que ponto o pai foi realmente descuidado e negligente, para que acontecesse o que aconteceu”, afirmou o delegado Denis Merino, que investiga o caso.

Segundo a polícia, a criança mora em São Paulo e foi passar férias na casa do pai. Ele voltaria nesta quinta-feira (31) para a casa da mãe.

VIA CRUZES. DIA 4 SEGUNDA FEIRA COMEÇA O JULGAMENTO SO SEQUESTRADOR, ESTUPRADOR E ASSASSINO DA MENINA LAISA CORREIA XAVIER REGINALDO TOMAZ MOURA DE 31 ANOS, QUE SEQUESTROU NO 10 DE OUTUBRO DE 2013 E LAISA SÓ FOI ENCONTRADA NO DIA 23 DE OUTUBRO DE 2013,

Acontece na próxima segunda-feira (4) o julgamento de Reginaldo Tomaz Moura, de 31 anos, principal suspeito de assassinar Laisa Correia Xavier, de apenas 10 anos, que desapareceu no dia 10 de outubro de 2013 e teve seu corpo encontrado no dia 27 do mesmo mês, na Estrada Albino Martelo, na região do Mato das Cobras.



Reginaldo Moura foi preso no dia 21 de janeiro deste ano, na avenida Papa João Paulo I, acusado de estuprar uma mulher. Foi pego por populares apões a vitima gritar e capturado pela PM momentos depois. No dia seguinte, no 7º Distrito Policial de Guarulhos, após os policiais perceberem que sua fisionomia era semelhante ao retrato falado, contataram a testemunha do caso que o reconheceu também como o assassino da menina de 10 anos.

 PARA  REELEMBRAR  DO  CASO: GRUPO  JUSTIÇA PELA  LAISA CORREIA  XAVIER.

A PARTIR DE HOJE 02 DE NOVEMBRO DE 2013, ESTE GRUPO VAI FICAR DE OLHO NAS INVESTIGAÇÕES DA POLICIA CIVIL, ATÉ QUE O ASSASSINO, ESTUPRADOR, DA NOSSA MENINA LAISA CORREIA XAVIER SEJA CAPTURADO , CONDENADO E JULGADO PELA CRUELDADE, SOLICITO QUE NINGUÉM MAIS FAÇA OUTRO GRUPO COM O NOME DA MENINA, APENAS ESSE É OFICIAL! POR QUE VAMOS RECOLHER ASSINATURA PARA CONDENAR O ASSASSINO DA PEQUENA LAISA CORREIA XAVIER!

ESSE GRUPO FOI CRIADO COM UM ÚNICO OBJETIVO COBRAR ACOMPANHAR A ABERTURA DO INQUERITO POLICIAL, PROCESSO CRIMINAL NAS PRISÕES DOS ASSASSINOS OU ASSASSINO, O MOTIVO, ATE O JULGAMENTO E A CONDENAÇÃO, COMO EST. DE DIREITO E REPORTER É A MINHA MISSÃO ALEM DE RECOLHER ASSINATURAS SO PRECISO MILHÕES PARA PRISÃO PERPETUA NESTE PAIS!

DEPOIS DE  TRES  MESES  DE ESPERA 


DEPOIS DE TRES MESES DE ESPERA SAI A CONFIRMAÇÃO DO DNA, LAISA CORREIA XAVIER, QUE ESTAVA DESAPARECIDA, DESTE O DIA 10 DE OUTUBRO DE 2013, E Só FOI ENCONTRADA NO DIA 27 DE OUTUBRO DE 2013 E ENTERRADA NO CIMITÉRIO DO VILA RIO DE JANEIRO NO DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2013.

AGORA HOJE NO DIA 20 DE DEZEMBRO DE 2013, FICA CONFIRMADO O FALECIMENTO DE LAISA CORREIA XAVIER, ESSA MENINA UM ANJO, UMA DOCE MENINA GOSTAVA DE AJUDAR AS PESSOAS QUE PRECISAVAM DELA, FOI SEQUESTRADA NO DIA 10 DE OUTUBRO, DEPOIS FOI ENCONTRADA MORTA NO DIA 26 DE OUTUBRO PELO SEU EXECUTOR NÃO TEVE REMORSO NEM TÃO POUCO PIEDADE. 

CRUELDADE 

ELE A ESTUPROU , MATOU, ESQUARTEJOU COM GILETE NAS MÃOZINHAS DA MENINA, DEPOIS USANDO FACA AMPUTOU A PERNA ESQUERDA DA MESMA, LOGO DEPOIS CORTOU CABEÇA DELA E TOCOU FOGO NO RESTANTE DO CORPO DA MENINA 

ESTA DEFÍCIL FAZER ESTA MATÉRIA DÓI NA ALMA EM SABER DISSO, COMO ESTOU SOFRENDO E AGORA COM A CONFIRMAÇÃO DE SUA MORTE, SUA MÃE ANTONIA, SEU PAI JAIME E SUA AVÓ, E TODOS OS PRIMOS E FAMILIARES DESSA MENINA AS DORES SO AUMENTARAM MAIS AINDA, CONFESSO QUE TINHA ESPERANÇA DE VE-LA VIVA, MAS AGORA É OFICIAL.



GRUPO PÃO DE AÇUCAR JA FOI O PRIMEIRO DEMITE 3 MIL FUNCIONÁRIOS DEPOIS DO DECRETO BOLIVARIANO A PROJEÇÃO DE OUTRAS EMPRESAS SEGUIREM O MESMO CAMINHO

Grupo Pão de Açúcar demite 3 mil funcionários no 2º trimestre

Cortes atingiram também outras empresas do grupo, como Ponto Frio e Casas Bahia


O Grupo Pão de Açúcar (GPA) encerrou o segundo trimestre com 154 mil funcionários, depois de cortar 3 mil postos de trabalho entre abril e junho. A empresa informou que as demissões devem-se à estratégia de aumento de produtividade e fatores sazonais. Segundo o diretor financeiro do GPA, Christophe Hidalgo, a companhia está em “exercício contínuo de ganhos de produtividade”, especialmente nas áreas administrativas, de serviços de apoio e nos centros de distribuição.

Como parte da estratégia de aumento de produtividade, o GPA anunciou em maio o fim das operações de lojas 24 horas. Segundo a companhia, a decisão foi baseada em estudos de comportamento dos consumidores, que apontaram baixa adesão às compras durante a madrugada.  A empresa tinha 55 lojas deste tipo, que representavam 8% do total de suas unidades.

um vazamento no cilindro de oxigênio de uma máquina de solda. deixa um morto e tres feridos no RIO DE JANEIRO

POR  E MAIL
"A João Fortes Engenharia informa que na tarde desta sexta-feira houve um acidente em uma das obras da companhia, na Tijuca, Zona Norte do Rio
PARA  GAZETA  CENTRAL 


Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas numa explosão na Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, na Tijuca, na tarde desta sexta-feira. De acordo o Corpo do Bombeiros, o acidente foi registrado por volta das 15h25m, na obra de um prédio comercial na via, próximo ao Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio.


Bombeiros dos quartéis da Tijuca e de Vila Isabel foram ao local. De acordo com a polícia, os três feridos estão em estado grave. Eles foram encaminhados para o Hospital do Andaraí.

De acordo com informações do 6ºBPM (Tijuca), a explosão ocorreu devido a um vazamento no cilindro de oxigênio de uma máquina de solda. Agentes da 19ª DP (Tijuca) levaram os responsáveis pela obra para a delegacia. No local do acidente será feita perícia.


Responsável pela obra, a João Fortes Engenharia informou, em nota, que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas e que a empresa prestará assistência às vítimas e seus parentes. O nome do morto e dos feridos não foi divulgado pela empresa. A seguir, a íntegra da nota: "A João Fortes Engenharia informa que na tarde desta sexta-feira houve um acidente em uma das obras da companhia, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A companhia informa que prestará toda a assistência às vítimas e seus familiares. As causas ainda estão sendo apuradas".


IGREJA UNIVERSAL DOA 10 MILHÕES DE REAIS PARA O PT E SUA CAMPANHA COM OFERTAS EM DIZIMOS QUE É SAGRADO DE SEUS FIÉIS, E JESUS CONDENA ESSA PRÁTICA

RENATO SANTOS
ESCREVE  SOBRE  O DIZIMO
E DE QUAL MANEIRA JESUS  CONDENOU  O USO
DO DIZIMO E  OFERTA NÃO PODE SEREM  DOADOS  PARA POLITICOS
COM  BASE  NA BÍBLIA 
FONTE DA MATERIA  DA  DOAÇÃO  FOLHA  POLITICA


Alguns teólogos dizem: “o Velho testamento foi abolido”. Mas então porque eles continuam pregando sobre a importância de devolver o dízimo?

Há muita incoerência em afirmar também que a dar o DIZIMO não esta  no  NOVO TESTEMANTO. É incoerente o argumento de muitos autores a respeito deste assunto, pois eles pegam o que lhes convém no Velho Testamento (caso do dízimo) .

Ora, como vamos aceitar um ensinamento e rejeitar outro, sendo que ambos estão unidos? Lembre-se: “a adoração e o ato de dizimar estão ligados um ao outro”.


Se tivéssemos de abolir a guarda do sábado porque este mandamento não foi repetido de modo “direto” (foi repetido “indiretamente” através do exemplo de Jesus, de Maria e dos apóstolos), também teríamos de abolir em todas as igrejas evangélicas o ato de dizimar.
Devolução do dízimo e adoração a Deus. 

Base Teológica para o Dízimo – Novo Testamento.

No N.T. não existe uma passagem Bíblica que mande dizimar; mas há passagens que confirmam. Não há nada no N.T. que rejeite a prática do dízimo. Como vimos anteriormente, não foi preciso repetir de modo direto este mandamento porque era uma prática tão comum que não necessitava de lembrar as pessoas. 


Alguns textos que mencionam o dízimo no Novo Testamento:

A. HEBREUS 7:1-10.
Neste texto há a menção do dízimo, mostrando que o apóstolo sabia sobre o assunto.
“Existe uma continuidade sabática de dízimo no Novo Testamento”.
Devemos adorar a Deus no dia que Ele escolheu e devolver aquilo que Ele pediu.

B. Lucas 18:12: “Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”.
Neste contexto, Jesus condenou a justiça própria dos fariseus e não o ato de dizimar. Os fariseus usavam o dízimo como meio de adquirir a misericórdia de Deus.

C. Mateus 23:23 – Lucas 11:42.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” Mateus 23:23 – grifo meu.

“Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas”. Lucas 11:42 grifo meu.

Jesus não disse aos fariseus para não dar o dízimo; Ele disse que eles deveriam “fazer estas coisas sem omitir aquelas”, praticar a justiça, a misericórdia e a fé juntamente com o ato de dizimar”.

Jesus de modo claro confirmou a validade da prática de dizimar. Esta prática só terá valor se exercermos um bom caráter e nos lembrarmos de ajudar aos órfãos e necessitados. Dizimar sem demonstrar misericórdia para com o semelhante não é frutífero para a vida do cristão.

D. I Coríntios 9:13-14.
“Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho…”. I Coríntios 9:13-14.
Aqui Paulo traça um paralelo entre os levitas (V.T.) e os obreiros do N.T. Implicitamente endossa a prática do dízimo.

O Dízimo é designado por Deus para a pregação do evangelho. Se não fosse o sistema de dízimos, não teríamos os pastores nos presidindo, os obreiros e outros trabalhadores que dedicam suas vidas em levar o evangelho.

É graças ao sistema de dízimos que a igreja adventista pode fornecer cursos Bíblicos gratuitos às pessoas e outros materiais. Muitos não teriam conhecido as boas novas da salvação se não fosse o ato liberal e desprendido dos irmãos em separar o dízimo.
Jesus nunca condenou o dízimo, mas o seu mau uso.

Por  isso JESUS  CONDENOU O USO  DO DIZIMO, EDIR MACEDO doa  cerca de 10 milhões de reais  para sua amiga  DILMA, para  a  campanha  eleitoral, torna-se  maldito  aquele  que rouba a DEUS , esta  em MALAQUIAS,É NESSE  SENTIDO  QUE MALAQUIAS  FALA.

THE BIG EVENT 2014-2015: PROPHECY HAS NOW BEGUN

Jason A Facebook : https://www.facebook.com/pages/End-Ti...
Like this video!--The signs are everywhere. Yet people still don't believe...its crazy! Please share and spread the truth to friends and family! Thank you.

Blueprint - 2012 Prophecy in Motion



Publicado em 23/05/2012
Are the events unfolding in the world today somehow mirrored by prophetic stories recorded thousands of years ago? We are in the balance between world war and global peace. Is there a way to unlock the ancient tales of prophets to guide our lives today? The answers can be found in this video. 

We would like to thank our friend Sondra Baras and the CFOIC Heartland team whose support has helped make this video possible. Learn more about the people of Biblical Israel and we hope you will consider supporting their important work. Click here for more information - http://www.cfoic.com 

Support The Land of Israel.com and help bring this message to the world!

PLEASE DONATE NOW: https://www.israelgives.org/custom/th...

Website: https://www.TheLandofIsrael.com

Facebook: http://www.facebook.com/thelandofisra...

Youtube: http://www.youtube.com/thelandofisrael

BRASILEIROS ACORDEM! PORTO MARIEL INVESTIMENTO COM NOSSO DINHEIRO 2 BILHÕES E AGORA PRIVATIZADO PARA RUSSIA E AINDA TONELADAS DE ARMAS ENCONTRADAS, RESPONDE POR CRIMES INCLUSIVE LAVAGEM DE DINHEIRO E DESVIO DE RESPONSABILIDADE

O governo do Brasil fez papel de bobo no Caribe, com o ‘aliado’ governo cubano. Bancou, via BNDES, e inclusive com *mais de R$ 1 bilhão a fundo perdido, a construção do Porto de Mariel, com a esperada reabertura comercial e fim do embargo americano ao País de Fidel.
Mas quem vai faturar bonito são Estados Unidos e Rússia. Depois de os EUA fazerem oferta pela operação da área, agora foi o presidente russo, Vladimir Putin, quem avisou a Raúl Castro que pretende a área. Para isso, Putin perdoou dívida de US$ 35 bilhões dos cubanos. A revelação é do jornalista Marcelo Rech, de Brasília, editor do site InfoRel

As negociações para o perdão da dívida duraram 20 anos. Putin ainda avisou aos Castro que vai reinvestir em US$ 2,6 bilhões em Cuba – principalmente direcionados a Mariel. Putin correu para Cuba um mês depois de os americanos fazerem a oferta de operação do porto. Recomeçou, assim, uma nova ‘guerra fria’ entre EUA e Rússia.

O Grupo Odebrecht está reformando o Porto de Mariel, em Cuba, desde 2009, após acordo entre os governos brasileiro e cubano. Para a obra, a ilha socialista já recebeu do Brasil, via BNDES, aproximadamente R$ 2 bilhões. A primeira fase da empreitada foi concluída em 28 de janeiro de 2014. Mas, o porto já funciona há mais tempo…
Um relatório de peritos do Conselho de Segurança das Nações Unidas publicado em 6 de março deste ano confirma que o recém-reinaugurado porto cubano foi usado para contrabandear 200 toneladas de armas para a Coreia do Norte, violando sanções internacionais. De acordo com o documento, em 16 de julho de 2013, o navio norte-coreano Chong Chon Gang foi interceptado no Panamá.
Durante a inspeção foram encontradas, escondidas sob sacos de açúcar, armas, munições e partes de armamento pesado desmontados, como mísseis e aviões militares. O relatório anexa imagens que comprovam a ocorrência. Obviamente, a carga bélica não estava declarada.
Ainda segundo o relatório, a embarcação partiu da Coreia do Norte em abril de 2013, foi reabastecido na Rússia e seguiu para Cuba (Havana) pelo Canal do Panamá. Não há evidências de que o navio tenha feito escala em nenhum outro país entre a ida e a volta pelo canal, o que atesta a ilha comunista como procedência do armamento descoberto.
O governo federal vem estreitando cada vez mais sua relação com Cuba, concedendo sucessivos empréstimos ao país também em diversos setores como agrícola, turístico e de fabricação de medicamentos. Violando a Lei da Transparência, e o Congresso Nacional, o governo brasileiro classificou como ‘secreto’ o contrato com os detalhes do financiamento do Porto de Mariel.

Documento mostra alguns detalhes da operação financeira para bancar porto
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já repassou o equivalente a mais de R$ 1 bilhão à construtora Odebrecht pela reforma do porto de Mariel, em Cuba, um negócio mantido em sigilo, por até 30 anos, pelo governo brasileiro, que considera que a revelação dos detalhes do financiamento “põe em risco as relações internacionais do Brasil” e pode “levantar questionamentos desnecessários”, conforme extrato de classificação de documentos.
Esses papéis mostram que uma parte do custo do financiamento envolveu parcelas pagas “a fundo perdido pela União” – o governo diz que isso não motivou sigilo.
A empreiteira baiana ainda tem o equivalente a mais de R$ 500 milhões a receber do governo brasileiro por essa obra em Cuba.
Para modernizar o porto de Mariel, o governo cubano, dos irmãos Fidel e Raul Castro, escolheu a construtora brasileira. Depois, o BNDES financiou o empreendimento de US$ 957 milhões com US$ 692 milhões (R$ 1,5 bilhão), repassando os valores integralmente à Odebrecht. Mas os detalhes da operação, como garantias e prazos de pagamento, são mantidos em sigilo pelo Brasil.
Um empréstimo da construtora a uma empresa de consultoria, que o Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) considera como possibilidade de “desvio de recursos públicos”, deve ser um dos temas de audiência pública com o presidente do banco, Luciano Coutinho, na Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara, na quarta-feira (28). O negócio foi revelado pelo Congresso em Foco no último dia 19.
Em janeiro, Dilma Rousseff e o presidente Raul Castro inauguraram a reformulação do porto cubano. De acordo com o BNDES, a obra está “praticamente concluída” e, por isso, nem todo o dinheiro foi repassado à Odebrecht, mas só 70%. Os desembolsos são feitos à medida que a construção vai ficando pronta. O BNDES diz que não financia o governo cubano, mas “o exportador brasileiro” de obras e serviços. Em caso de eventual calote de Cuba, hipótese abraçada pela oposição no Congresso, a Odebrecht não será responsabilizada.
Dois anos após iniciar as obras no porto, a Odebrecht concedeu um empréstimo de R$ 3 milhões a uma consultoria, a Noronha Engenharia.
No ano seguinte, sem que o débito fosse quitado, a construtora firmou um contrato de R$ 3,6 milhões para que a empresa carioca avaliasse a qualidade das estruturas do porto. Mas um email atribuído ao setor financeiro da empreiteira cobra da Noronha a devolução de R$ 2,5 milhões desses valores. Os “pagamentos-espelho” foram negados pela Odebrecht, que disse não reconhecer a autenticidade da mensagem eletrônica e negou a devolução de dinheiro. Já a Noronha respondeu que os pagamentos eram atrelados ao serviço em Cuba como forma de quitar o empréstimo anterior. O Coaf, porém, estranha a operação. Deputados do Solidariedade e do PPS prometem questionar Luciano Coutinho sobre o assunto.
Os pegadores de carona que não fazem nada mais do que 'dar o tapa e esconder a mão'
O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), diz que a alegação de segredo não pode impedir a fiscalização do negócio pelo Congresso Nacional. “Tudo isso com que os bancos se blindam é o tal do sigilo bancário. A comissão pede as informações, em sigilo, para saber se houve crime ou não, se houve privilégio ou não”, disse o deputado ao site. Bueno pede a aprovação de uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC), espécie de mini-CPI dentro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, e pretende questionar Luciano Coutinho sobre o assunto na audiência da Comissão de Fiscalização e Controle. “Queremos tirar essa blindagem do sigilo e partir para a investigação.”
Simplício Araújo (SD-MA) disse que vai fazer um requerimento formal do BNDES para esclarecer o negócio da consultoria que atestou as obras da Odebrecht. “Parece negociação de prefeito corrupto do interior”, diz Simplício.
Fundo perdido
O BNDES se negou a informar ao Congresso em Foco em quantas parcelas emprestou os US$ 692 milhões a Cuba para a construção do porto de Mariel e quando vencem a primeira e a última prestações. “Questões relativas a condições financeiras de contratos são protegidas pela lei de sigilo bancário”, disse a assessoria do banco.
Um Termo de Classificação de Informação produzido há dois anos pelo gabinete do então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Fernando Pimentel, e obtido pelo Congresso em Foco mostra alguns detalhes da operação. De acordo com ele, o empréstimo acertado em 2008 era um pouco menor, de US$ 600 milhões, para serem usados durante quatro anos. Há condições específicas para Cuba, como prazo de pagamento para começar a quitar o empréstimo e as contrapartidas dos cubanos no negócio.
O documento menciona que as condições de financiamento envolvem o custo da operação. E que essa operação é formada também por uma parcela paga, “a fundo perdido pela União”, do Programa de Financiamento à Exportação (Proex), na modalidade Equalização. Nesse sistema, o programa, cujo agente é o Banco do Brasil, o Proex “assume parte dos encargos financeiros, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional”, conforme definição constante em outros documentos do MDIC.
Procurada, a assessoria do ministério afirmou que o sigilo das informações foi motivado porque a publicidade do caso “comprometer a condução de outras negociações e as relações internacionais do Brasil”, com base na Lei de Acesso à Informação. “Não há que se falar que a classificação dessas informações se deu por se tratar de recurso “a fundo perdido”.
“Questionamentos desnecessários”
De acordo com o Termo de Classificação, o negócio foi classifico com o grau de “sigilo secreto”. Por isso, deve ficar em segredo por 15 anos a partir de 2008, prazo prorrogável uma vez, ou seja, até 2038.
No termo, o gabinete de Pimentel afirma, em 18 de junho de 2012, que memorandos de entendimento, protocolos, cartas, pareceres, correspondências e notas técnicas sobre o financiamento, à época avaliado em US$ 600 milhões, devem ficar em sigilo porque as informações “põem em risco” as relações internacionais, outras negociações entre Brasil e Cuba e ainda revelarão papeis de outros Estados e organismos internacionais fornecidos em caráter reservado. A divulgação das condições do empréstimo pode “inviabilizar outros projetos e levantar questionamentos desnecessários” e “resultar em constrangimentos diplomáticos”.
Operações com outros países poderiam ficar prejudicadas, porque as condições específicas seriam outras, “apesar de seguirem parâmetros internacionais”.
Exportações
A assessoria do MDIC disse que “dados referentes ao financiamento de exportações brasileiras” foram considerados sigilosos, e listou três documentos que estão nesta situação, inclusive Cuba. De acordo com a assessoria, os valores desembolsados não estão sob segredo e podem ser acessados no site do BNDES.
Na página do banco, observa-se que foram exportados para Cuba, com apoio do banco, US$ 802 milhões entre 1998 e 2013. No segundo governo Fernando Henrique (PSDB), de 1998 a 2002, o volume de exportações bancadas pelo BNDES para Cuba foi de US$ 7,5 milhões por ano. Já na era Lula-Dilma (PT), de 2003 a 2013, a média anual saltou para US$ 69,5 milhões.
Vistorias
Assim como o BNDES, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio não comentou a operação financeira entre a Odebrecht e a consultoria. O banco disse ao site que, por padrão de controle, fiscaliza as obras que financia por meio de vistorias in loco e conferência de gastos na execução do projeto. A assessoria do BNDES disse que a empreiteira já havia sido escolhida pelo governo cubano para reformar o porto de Mariel e só depois pediu o financiamento bancário, cuja aprovação “obedeceu aos ritos ordinários de concessão de qualquer empréstimo” na instituição dirigida por Luciano Coutinho.
O banco frisou que o dinheiro não saiu do Brasil, mas foi integralmente usado em empresas nacionais. “O Brasil atua de modo análogo à maioria dos países, já que o apoio às exportações por meio de instituições estatais é parte de estratégia nacional para promover o desenvolvimento”, disseram, em artigo no Valor Econômico, a superintendente e o chefe de Comércio Exterior do banco, Luciene Machado e Luiz de Castro Neves. Pelas normas divulgadas no site da instituição, a construção de portos financiada pelo banco exige nacionalização de pelo menos 60% das peças.
Seguro
O presidente da Odebrecht, Marcelo Odbrecht, que esteve com Dilma Rousseff na inauguração do porto de Mariel, defendeu o sigilo, em artigo na Folha de S.Paulo. “As únicas informações que não são públicas são as usuais das operações bancárias, como o valor do seguro, eventuais contragarantias e taxas que compõem a operação”.
Dados do BNDES mostram que, no ano passado, a instituição teve lucro líquido de R$ 8,15 bilhões. A inadimplência foi de apenas 0,01%. Marcelo Odebrecht rebateu as especulações sobre um eventual calote cubano, responsável por pagar o empréstimo canalizado para a empreiteira. “A ocorrência de calotes não está relacionada a alinhamentos ideológicos: os maiores defaults recentemente enfrentados vieram dos EUA e Chile”, disse o presidente da construtora.

Encontradas 200 toneladas de armamento entre sacos de açúcar. Financiamento bilionário clandestino do BNDES viola a Lei da Transparência.