Neste momento quero aqui escrever algo que sempre, ouvi falar e sempre discuti, é um assunto bem diferente a qual pode criar polemica ou não, mas, a minha intenção não é aqui defender as doutrinas eclesiásticas de qualquer religião e sim para ajudar a compreender a BIBLIA, que pra alguns não passa de livro preto com histórias, para outros serve de tropeço,mas para quem olha livro, possa ver a sua própria SALVAÇÃO.O Assunto é polemico por si só, voce quer ver :
SATANAS, QUEM TENTOU ELE, E SE ELE TEVE
A) LIVRE ARBITRIO DA NATUREZA
B) LIVRE ARBITRIO DA SALVAÇÃO
C) LIVRE ARBITRIO DA ESCOLHA DO MAL
Então, voce poderá responder de ADÃO E EVA:
A) LIVRE ARBITRIO DA NATUREZA
B) LIVRE ARBITRIO DA SALVAÇÃO
C) LIVRE ARBITRIO DE ESCOLHA DO MAL
E SE TODOS FERE A SOBERANIA DE DEUS:
Não proponho aqui neste artigo, fazer qualquer tipo de tratado teológico sobre o calvinismo ou alguma posição contrária a essa corrente doutrinária.
Até porque essa questão "Soberania divina e o livre-arbitrio" vem dando pano pra manga a séculos, desde o ínicio do cristianismo.
Mas, como sou digamos curioso no assunto, e muito, que antes eram reservados a meios acadêmicos, não me custa nada expor aqui minha observação acerca desse tema altamente complexo e que envolve diversos aspectos da teologia reformada.
Como não como no prato dos outros e depois cuspo,então, durante meus trinta anos de cristianismo que depois em outra ocasião vou diferenciar dos cristão e os crentes, pode ter certeza há muita diferença, esperando ter tudo mastigado, e já que tenho a disponibilidade de ter acesso as mesmas ferramentas teológicas e filosóficas que todos tem, também decide fazer minhas considerações a respeito.
Melhor isso do que ficar transitando e boiando quando tal assunto é sugerido.
Tenho estudado as duas correntes uma calvinista , além de arminiano, mas, como digo a minha fé e a doutrina não estão neles e sim , em Cristo Jesus, e sobre esse assunto, minha mente começou a faiscar após ter lido em certo artigo, a seguinte objeção:
"não há como conciliar estas crenças opostas entre si: a presciência divina e o livre-arbítrio humano. Mas , ela existe e muito bem.
Ou Deus conhece o futuro ou não conhece; e se Ele conhece, o futuro é inalterável. Portanto, não há como ser arminiano; não há como afirmar que Deus conhece o futuro por simples previsão, pois eventos livres não podem ser previstos.
Ou você aceita a soberania de Deus sobre o arbítrio humano como ensinada pelo calvinismo, ou você cai no erro do teísmo aberto, que ensina que Deus não conhece totalmente o futuro e pode mudar de idéia conforme as circunstâncias".
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Depois de ler isso, fiquei meio que duvidoso, e me perguntei, será que sou "arminiano"? Pois, os calvistas interpretam a soberania de Deus e o livre-arbítrio do homem na salvação da seguinte maneira...
É a vontade soberana de Deus que apenas alguns (os eleitos), sejam regenerados e depois sempre permaneçam salvos.
A graça de Deus portanto não pode ser resistida pelo homem, dessa forma a salvação nunca pode ser aceita ou negada pela simples vondade humana.
Como eu penso diferente deles, será que sou arminiano?? Bom, depois que eu pensei nisso, se sou ou não, cheguei a conclusão definitiva que sou mesmo é CRISTÃO, e daqueles que crêem unicamente no que está exposto claramente nas escrituras e concluem que se uma doutrina, um ensinamento é demasiadamente complexo e dificil de entender, então devo rejeita-lo. E por que? Ora, porque "As coisas encobertas são para o Senhor Deus, porém as reveladas são para nós" (Deut. 29:29).
E como eu não me atrevo a ir além do que está escrito, cheguei a conclusão de que me parece que o calvinismo, ou pelo menos o autor do texto destacado acima, negligencia que dentro do contexto em que o homem tenha livre-arbitrio, baseado nas livres escolhas já feitas (esperando para ver o que a pessoa vai fazer) e sabendo de modo onisciente o que a pessoa fará de acordo com pré-conhecimento, Deus pode determinar o futuro pelo livre-arbítrio, já que ele sabe oniscientemente com certeza como as pessoas agirão em liberdade.
Então, o futuro é determinado do ponto de vista do conhecimento infalível de Deus, mas livre do ponto de vista da escolha humana. Dessa forma, creio eu que o livre-arbitrio humano não afeta em nada a soberania divina.
Mas vejamos a clareza da seguinte afirmação, que diz que, Deus quer que todas as pessoas sejam salvas e nenhuma se perca:
"O Senhor não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada. Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento".
(2 Pedro 3.9)
[Deus], que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
(1 Tm 2.4)
Deus quer que todos se salvem, que niguém se perca, e essa é a vontade soberana dEle, mas, muitas pessoas se perdem e rejeitam a salvação que Ele oferece.
Logo, diferente do resto da criação, que obedece a todos os designios do Todo-Poderoso, o homem tem um uma atitude diferente, vejamos o vento, as ondas, os animais, as plantas e até os insetos que sempre obedecem o que Deus ordena:
Mas o Senhor providenciou um grande peixe para engolir Jonas, e Jonas ficou dentro do peixe três dias e três noites. (Jonas 1.17)
E o Senhor ordenou ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra seca. (Jonas 2.10)
E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira (Jonas 4.6)
Mas ao amanhecer do dia seguinte, Deus providenciou um verme, que mastigou a videira para que ela seca-se. (Jonas 4.7)
E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. (Marcos 4.39)AQUI É JESUS FALANDO
Percebe-se claramente que quando se trata do homem, Deus soberanamente deu-lhe uma escolha de obedecer ou desobedecer.
O livre-arbítrio do homem é a chave para entender por que a maioria das pessoas irá perecer no inferno mesmo que Deus queira que todos sejam salvos.
Assim, a vontade de Deus em relação a salvação do homem pode ser resistida ou recusada, pelo homem para sua própria condenação eterna contrariando evidentemente o que o calvinismo em todas as suas variações afirma. vejamos o que diz as escrituras:
"E não quereis vir a mim para terdes vida...
Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais." João 5.40, 43
"Eles perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira;
Para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade". 2 Ts 2.10-12
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7.51
"Mas os judeus, que tinham permanecido incrédulos, excitaram os ânimos dos pagãos contra os irmãos." Atos 14.2
"Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano." Atos 19.9
"Ele enviou os seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete para dizer-lhes para vir, mas eles se recusaram a vir." Mat 22.3
"Como, então, escaparemos nós se agora desprezarmos a mensagem da salvação, tão sublime, anunciada primeiramente pelo Senhor e depois confirmada pelos que a ouviram." Hb 2.3
Veja que a vontade soberana de Deus, quer que todos se salvem, e que se Deus determinou que alguns não iriam se salvar, Jesus, que é a expressão de Deus a nós então, estava completamente "desinformado sobre o calvinismo" quando ficava indignado ao ver a incredulidade do povo de algumas cidades (como Nazaré).
Sera que Ele teria esquecido que foi o próprio Pai que havia predeterminado que eles fossem incrédulos?
Segundo o calvinismo foi Deus que predestinou as pessoas a viverem separadas dele – então por que no lamento sobre Jerusalém, Jesus disse "quantas vezes eu quis salvá-los, mas vocês não quiseram!"? Estaria Jesus delirando? Vejam a declaração:
"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados para você, quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!" Lucas 13.34
Considere os demais versos que mostram que as escrituras também desconhecem a tal objeção calvinista:
"Eles foram abrasados pelo intenso calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tinha o controle sobre estas pragas, mas eles se recusaram a arrepender-se e a glorificá-lo."(Ap 16.9)
"E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu."
(Ap 2.21)
"Certamente, se eu lhes enviasse você, eles o ouviriam.
Mas a nação de Israel não vai querer ouvi-lo porque não quer me ouvir, pois toda a nação de Israel está endurecida e obstinada." (Ez 3.6-7)
"Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;" 2 Pedro 2:21
"Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis." 2 Pedro 1:10
"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério". Hebreus 6: 4-6
“Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo." Hebreus 10.26-30
“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24.13
Da mesma forma, na seguinte passagem Jesus convida a todos para serem salvos, ou seja, a entrar pela porta estreita. Então lemos que muitos não vão entrar pela porta estreita, mas em vez disso, entrarão no grande portão da destruição, ainda que seja a vontade de Deus que eles sejam salvos:
"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram." Mat 7:13,14