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sábado, 2 de abril de 2016

GUARULHOS A VERGONHA NACIONAL EM QUESTÃO DA SAÚDE DE ACORDO COM ANS NENHUMA INSTITUIÇÃO NÃO APARECE NA LISTA DE ACREDITAÇÃO



renato santos
02/04/2016

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de hospitais que atendem critérios de qualidade importantes para aferir o padrão de assistência prestada à população. Os dados mostram o desempenho dos estabelecimentos segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente. É a primeira vez que a ANS disponibiliza informações sobre atributos dos prestadores, oferecendo subsídios para que os consumidores possam acompanhar e avaliar os serviços. 


Em Guarulhos  tantas verbas da saúde desviadas, e nenhuma instituição de saúde deste município , e nem da  rede privada, aparece  na lista de  " acreditação", ondem constam 131  hospitais que  atendem  critérios  de qualidade  na assistência à população.

“A qualidade é prioritária para a ANS e esta classificação dos hospitais traz transparência e segurança para o sistema de saúde”, destaca a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira. “Em breve vamos expandir a avaliação para os Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT) e para os consultórios e vamos ampliar a discussão sobre qualidade do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços (Qualiss)”, explica a diretora. 
A lista de hospitais acreditados mostra todos os estabelecimentos que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. A acreditação é um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições e mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos. Seu caráter voluntário pressupõe que apenas as instituições realmente interessadas na melhoria da qualidade dos seus serviços se habilitem para a avaliação. 
A relação que avalia a taxa de readmissão hospitalar mostra os estabelecimentos que atenderam às exigências da ANS com relação ao índice de reinternação em até 30 dias da última alta. Este indicador mede a capacidade progressiva do prestador em ajudar as pessoas a se recuperarem de forma tão eficaz quanto possível e é frequentemente utilizado como parâmetro para a qualidade assistencial. 
“Para que o índice seja atingido, espera-se que o hospital promova melhorias no gerenciamento do quadro clínico dos pacientes, adequado planejamento de alta, capacitação constante da equipe do hospital e identificação de falhas em fluxos e protocolos de atendimento, para prover o cuidado efetivo ao paciente, a fim de que haja a desejada redução de readmissões hospitalares”, explica Martha. 
Também está disponível a relação de hospitais que possuem Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa. O indicador objetiva estimular a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso seguro de tecnologias da saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. Segundo a Resolução nº 36/2013 da Anvisa, todos os serviços de saúde abrangidos pela norma devem constituir núcleos de segurança do paciente. De 2014 até hoje, temos 1.338 núcleos cadastrados de um total de 6.000 estabelecimentos hospitalares. A meta é ter 100% dos hospitais que compõem a rede assistencial dos planos privados de assistência à saúde com núcleos cadastrados. 


Fator de Qualidade – A ANS também divulgou a lista de hospitais que estão sujeitos ao Fator de Qualidade - índice de reajuste aplicável nos contratos entre os estabelecimentos e as operadoras de planos de saúde. O Fator de Qualidade faz parte de um novo modelo de remuneração implantado para hospitais e profissionais da área médica que atendem a saúde suplementar e foi estabelecido pela Lei nº 13.003/2014 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 61/2015. É aplicado nas situações em que não há negociação entre operadoras e prestadores e quando não há um índice previsto no contrato ou acordo entre as partes. 
O índice possui três níveis - 105%, 100% e 85% do valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - e é aplicado da seguinte forma: 
  • 105% do IPCA: Têm direito a este índice de reajuste os estabelecimentos acreditados, ou seja, que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. 
  • 100% do IPCA: Este índice intermediário é aplicado a hospitais não acreditados, mas que participam e cumprem critérios estabelecidos nos projetos de melhoria da qualidade em saúde desenvolvidos pela ANS – como o Projeto Parto Adequado - e atendam a outros indicadores de qualidade. 
  • 85% do IPCA: Este índice se aplica aos hospitais que não atendem a nenhum desses critérios.
O Fator de Qualidade também deve servir como parâmetro de reajuste para os contratos firmados entre operadoras e profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Os critérios para essa categoria de prestador ainda estão em discussão e deverão ser definidos conjuntamente com próprias entidades de classe. Para este grupo, as normas começam a valer a partir de 2017, assim como para laboratórios, clínicas e outras unidades de prestação de serviço de saúde. 



CRISE NA SAÚDE DE GUARULHOS TANTO O PORTAL GUARULHOS WEB COMO O BLOG GAZETA CENTRAL CONSTATARAM E COBRAM UMA RESPOSTA DA SECRETARIA DA SAÚDE QUE SE MANIFESTOU QUANTO A UBS-USF DO BAIRRO SOBERANA QUE VAI INVESTIGAR AS CONSULTAS AGENDADAS


renato santos
01/04/2016

A Jornalista  katia  Russões  do  Portal  do  Guarulhos  Web, esteve  vistando  as Unidades  Básicas do Municipio e encontrou caos  total  na saúde, aliás, não é de hoje, deste  2013, o sistema não tem respondido  aos  interesses da população.




Ao mesmo  passo  o  blog da gazeta central  fez  a mesma  coisa, visitamos  os postos de saúde de  Guarulhos, o caos  é terrível, a única  coisa que  ainda  funciona  é  o atendimento, o paciente ao entrar  recebe uma  senha, a  qual  é chamado  pelos atendentes, depois passa  para a  enfermagem, onde medem sua pressão e fazem  algumas  perguntinhas  básica, isso  é  quando você  entra  na sua  ficha  por exemplo  marca  as  19 00  horas, ai  fica sentado numa cadeira de  plásticos, com mais  de 50 pessoas, sendo que  vieram duas  horas antes de você,  o mais revoltante  é quando  observasse  pessoas  que  mau  chegaram já  vão direto  ao consultório  médico.

Na pediatria  há  demora de atendimento  dentro  do próprio consultório, a situação  é bem precária, já chegamos as  22 horas  e ainda  não  foi atendido , aí  começam a chamar  cerca de  seis a  oito pessoas,  pois  no corredor  existe  outras  10 cadeiras, para  passar na primeira avaliação médica, a  via cruzes  começa  no medicamento e depois  no  retorno, quando se tem médicos  que na realidade  dois  estão atendendo  no clínico  geral, cientes que esses profissionais  são chamados  nas emergências  se necessários,  culpa de quem ?  Fica  uma pergunta, claro, a  administração  municipal.

Mas  hoje  dia  01  de abril  a situação  complicou  na Cidade soberana, usuários relataram  que deste  de manhã  havia uma fila " de virar esquina",  conforme o que podemos constatar. As consultas  são  marcadas  nos dia 1  de cada mês.

As  reclamações  são constantes, mas  não resolvem problemas fica difícil quando tem que agendar  várias  consultas  o bairro Cidade soberana é  grande,  e  cria-se  dificuldades  para atender a  todos.

A secretaria da Saúde  como sempre  sai  pela tangente  em suas repostas, o  quadro  completo desta unidade é de seis médicos, mas, está atendendo  com cinco, sendo que  um esta de férias.

No final das  contas  a própria secretária informou que esta empreendendo esforços  para repor a grade profissionais e   faz uma grave  denuncia  não  é  recomendado  pela  pasta o agendamento de  consultas em único dia, e  irá  apurar  o fato. Aos  demais assuntos  citados  nesta  matéria  não se manifestou.