Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ATENÇÃO ESTUDANTES <<>>> CONTRATO ANTIGOS COM FIES PODERÃO EM BREVE SER RENOVADO DE FORMA RETROATIVA






RENATO SANTOS 13/10/2016   Finalmente uma boa noticia aos estudantes que tem contratos antigos com FIES, serão renovados.



O ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu, nesta quinta-feira (13), que os contratos antigos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão, em breve, ser renovados de forma retroativa. 

Ele espera para a próxima semana a aprovação pelo Congresso Nacional de um projeto de lei de crédito orçamentário suplementar que repassa R$ 702 milhões para o programa.
“Aqueles que dependem do Fies, fiquem tranquilos: os contratos antigos devem ser renovados. [Eles] serão renovados retroativamente assim que o Congresso Nacional votar o projeto de lei, que eu espero que aconteça até a próxima semana”, afirmou o ministro, em entrevista ao Portal Planalto.
Também estão garantidas as novas vagas no programa anunciadas pelo presidente da República, Michel Temer, 75 mil contratos ao todo, ressaltou Mendonça Filho.
“Então, tranquilidade”, disse, em recado endereçado aos estudantes brasileiros. “Fiquem absolutamente seguros de que o Fies estará preservado para atender os estudantes que precisam de financiamento para acessar as universidades no Brasil.”

A PEC 241 PREVE UM ORÇAMENTO DE 9 BILHÕES DE REAIS PARA 2017, NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE





RENATO SANTOS 13/10/2016  O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o orçamento da pasta para 2017 terá um crescimento de 7%. Aprovada em primeiro turno na segunda-feira (10), a PEC 241 estabelece um piso para os recursos da área e da saúde também.


“A gente vai ter crescimento e investimento na área de educação, como já está previsto para 2017, uma elevação em cerca de 7%, mais de R$ 9 bilhões para a educação. Então tudo está preservado”, disse Mendonça, em entrevista ao Portal Planalto nesta quinta-feira (13)
De acordo com o ministro, o percentual permitirá ampliação do acesso à creche, investimento nos ensinos fundamental e médio e também no ingresso ao ensino superior pelos programas ProUni e Fies. “E, para os anos que se seguem, evidentemente que a gente vai considerar sempre a educação como prioridade máxima para o Brasil, ampliando o investimento na educação pública em nosso País”, completou.
Piso
Na entrevista, o ministro garantiu que a área terá mais recursos. “Não haverá queda de investimento na área da educação. Muito pelo contrário, crescimento”, afirmou. Mendonça Filho lembrou que o texto aprovado pelos deputados estabelece um teto global para todos os gastos do governo e que, dentro deste limite geral, não há um teto pre-estabelecido para a área de educação.
Mendonça Filho acrescentou que, com a aprovação da PEC, o País poderá voltar a crescer, gerar empregos e aumentar a arrecadação. “O que acaba com recurso para educação é o Brasil quebrado. Quando o Brasil se recupera pelo equilíbrio financeiro, a gente consegue crescer. E com o crescimento a gente vai ter mais recursos para a área de educação”, afirmou.

MENSAJE URGENTE AL Dr RAMOS ALLUP " ANIQUILAR Y DESTRUIR AL REGIMEN COMUNISTA




RENATO SANTOS 13/10/2016  Mensaje urgente al Dr Ramos Allup 
Por Luz Marquez 13 de Octubre de 2016 


Es verdaderamente increíble cómo se le está escapando la situación de sus manos y como se ha perdido el tiempo disparando frases en el aire y no ejecutando, ni ejerciendo las mismas con una base de poder, para aniquilar y destruir al régimen comunista. 

Dr Ramos Allup, es necesario que usted Prepare al Pueblo de inmediato. vamos a darle un Jaque Mate al régimen comunista bandido en la calle, necesitamos un paro cívico nacional con urgencia, para demostrarle al gobierno Corrupto que si podemos y que usted aún tiene los pantalones bien puestos, y que no se los baja detrás de las cortinas rojas negociando con el corrupto PSUV.


Haga un llamado de emergencia, de desobediencia civil al País, por favor esta vez sea contundente y decisivo, póngase a trabajar para el Pueblo y olvidase de sus campañas presidenciales por ahora, primero tenemos que tumbar todo lo que a usted lo tiene rodeado en un círculo de telaraña, la misma que está rodeando y protegiendo a el comando de sin vergüenzas corruptos jueces y magistrados de TSJ, aún hay tiempo de poder vencerlos, piense en una de sus magistrales ideas, porque así como hablas debes actuar y resolver.

No caiga de rodilla en tierra Dr Ramos Allup, use sus estrategias de contrainteligencia y ataque al enemigo con la experiencia que usted tiene como político aguerrido. Levántese firme y tome el mazo que una vez le quitó a Diosdado Cabello y defienda los derechos constitucionales que el Mafioso TSJ les acaba de robar de nuevo, a millones de Venezolanos, llevándolos a un Laberinto, y alejándolos cada día de las verdaderas leyes, porque ustedes los diputados de la MUD, no movieron las piezas del ajedrez como debían hacerlo, para proteger al pueblo Venezolano.

Que vas a hacer ahora Dr Ramos Allup? eso lo queremos saber más de 28 millones de Venezolanos. El pueblo ha observado que el corrupto del TSJ le tranco en sus narices las salidas con un doble juego del doble seis y para rematar le dieron un jaque mate a la Asamblea Nacional, debido a que le lanzaron la última partida de dominó y se la trancánron vilmente con la cochina.

Vamos a ver Dr Ramos Allup cuál es su revancha aquí, aún le queda una oportunidad, piénselo muy buen y use su inteligencia, no dejes que el Bravo Pueblo se decepcione más de la MUD, tengan vergüenza y dignidad de levantarse de nuevo con furia y defienda la Patria de todos los venezolanos que un día creyeron en su lealtad por la verdadera democracia, cuando ganamos la Asamblea Nacional y le dimos a ustedes los Diputados el poder y la confianza de rescatar a Venezuela.

Busquemos una salida de inmediato Dr Ramos Allup y convoque, dirija, actúe con rapidez y astucia en fin sea sincero con el Pueblo de Venezuela, y si no puedes deje el camino libre, pero no sigas cantándole más rancheras a Nicolás Maduro, que ya estamos cansados de sus cantadas sin soluciones y queremos organizarnos sin que la MUD nos pare cuando decidimos de verdad enfrentar al régimen comunista en la calle, que cada día nos asfixia, mientras que la Asamblea Nacional aún sigue esperando un rayo que los mate.

Ahora con la nueva Asamblea Nacional mutilada, sin brazos y con una sola pierna, cojeando por las calles de Caracas, con los rostro derrotados y humillados, como vagabundos, y con las miradas perdidas, pidiendo a gritos auxilio al Pueblo. Y todos nos preguntamos aquí, Cual es la única herramienta que nos queda para poder sobrevivir ? seguir luchando con los dientes desangrados y halando bien duro la cuerda para no dejarnos ir al vacío.

Su única oportunidad Dr Ramós Allup y se la vamos a dar, tomando en cuenta todas las fallas que la Asamblea Nacional que nos ha dado, nosotros seguimos peleando por nuestra libertad, pero esta vez, sí no se cumple el Referéndum Revocatorio este año como usted nos prometió, el Pueblo tomará las riendas de la nación y no habrá nada que los detenga y usted perderá el liderazgo y la capacidad absoluta de dirigir y llevar un país hacia la verdadera democracia.

"El hombre de honor no tiene más patria que aquella en que se protegen los derechos de los ciudadanos y se respeta el carácter sagrado de la humanidad: la nuestra es la madre de todos los hombres libres y justos, sin distinción de origen y condición" Simón Bolívar.
Luz Márquez 13 de Octubre de 2016

PARTIDO DEMOCRÁTICO HILLARY É DO FORO DE SÃO PAULO <<>>> ENQUANTO TRUMP É ESTADISTA <<>> QUEM VOCE ACHA QUE VAI POR FIM NO COMUNISMO NA AMERICA LATINA <<>> BRASILEIROS DEVEM APOIAR TRUMP , RIBAS PAIVA DEIXOU UM RECADO A TODOS







RENATO SANTOS 13/10/2016 Se queremos salva o nosso País do Comunismo e de suas doutrinas, precisamos dar o nosso apoio um Presidente que todos chamam de " louco", mas, com certeza poderá por fim nessas  doutrinações a qual só serve de bem para eles.



Quanto ao povo dana-se, fica escravos de seus desejos e ainda precisamos dele para LIBERTAR A VENEZUELA, por isso que a RUSSIA quer implantar sua maior base naval em HAVANA, outra em CARACAS e uma possível no Brasil, quanto ao Brasil, agentes especiais do Exercito Russo esta estudando na AMAZONIA e uma possível no Rio de janeiro.

Os tempos estão ficando nublados na América latina, e ainda podem piorar, por essa razão que querem aprovar a PEC 241, não se trata apenas controlar os gastos públicos é uma forma de aperta o " cinto de todos os brasileiros". 

PORQUE OS BRASILEIROS DEVEM APOIAR TRUMP

TRUMP tem o melhor currículo: é de boa e tradicional família americana, graduado por Filadélfia , empresário de sucesso, não é político profissional, não é membro do grupo hegemonista Bilderberg e, mais importante, enfrenta a ditadura cultural, econômica e política, imposta pela "nova ordem mundial".

As críticas dirigidas ao candidato TRUMP são forjadas pela indústria de mentiras da mídia democrata. O discurso de TRUMP é de estadista, ao passo, que o de Hillary é globalista e demagógico. 

Não se esqueça, que o Diálogo Interamericano , apêndice do Partido Democrata, é aliado tático do Foro de São Paulo, criação de Fidel, Lula e seus sequazes, para impor o comunismo ao BRASIL e à América Latina. Por tudo isso, caríssimos amigos, é fundamental para os americanos e para o mundo a eleição de TRUMP, para a presidência dos EUA.


 Latinos foram enganados através do partido socialista democrata que tem uma candidata a qual apoia CUBA, e o massacre contra a VENEZUELA, pois, o acordo feito pelo atual presidente OBAMA, foi uma das traições que os Estados Unidos já tiveram em toda a sua história.


AGORA O GOLPE É CONTRA TRUMP


Agora o Foro de são Paulo começou a sua campanha : Muitos latinos estão solicitando a cidadania norte-americana. 

Os motivos são o desejo de participar das eleições presidenciais de novembro próximo e a pretensão de votar na democrata Hillary Clinton, barrando o republicano Donald Trump nas urnas.

Trump colocou a deportação de imigrantes sem documentos e a construção de um muro na fronteira com o México no centro de sua plataforma de campanha. 
Seu discurso estimulou uma reação de hispânicos em todo os Estados Unidos, com aumento no registro de eleitores e nos pedidos de naturalização – o primeiro passo para o exercício do direito ao voto.
Nos seis meses encerrados em janeiro, o número de processos de cidadania subiu 14,5% em relação a igual período de 2015.

¡NO LO VAS A CREER! REVELAN EL ESTADO FINANCEIRO DE NICOLAS MADURO MIENTRAS ESO EN VENEZUELA MISERIA TOTAL





RENATO SANTOS 13/10/2016   Nicolás Maduro empeña su futuro en el precio del petróleo y el aumento de la producción de crudos para mantener el poder. 




Es la única iniciativa que pareciera apoyar para salir de la crisis porque en las otras áreas de la economía continúa con el “Plan de la Patria” según el Presupuesto de la Nación 2017. Un proyecto que ha conducido el país al presente caos y caída económica.

Maduro asistió al Congreso Mundial de Energía en Estambul, Turquía, para buscar el apoyo de Vladimir Putin en congelar la producción de petróleo propuesta por la Organización de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a finales de Septiembre en la reunión de Argelia.
Tres días después que los dos grandes productores de crudo, Rusia y Arabia Saudita, anunciaron que iban a congelar la producción -la mayoría de los países miembros de la OPEP y Rusia-, el precio de petróleo WTI no termina por superar la barrera de los $51 por barril.
Mientras que el anuncio en Argelia el pasado 29 de septiembre logró un incremento del precio del WTI de 8% al cierre de esa semana ($47,83). Y lo mismo ocurrió la primera semana de octubre cuando aumentó un 6%, colocándose en $51,35. El precio más alto en los últimos 15 meses.
Sin embargo, después de la reunión en Turquía, el anuncio de la sobreproducción de la OPEP de 220 mil barriles por día (bpd) en el mes de septiembre derrumbó ayer el precio del WTI en la bolsa de Nueva York, colocándolo en $50,24. Adicionalmente, con la nueva producción, la OPEP produjo 800 mil barriles más a la cuota techo de $32,5 millones de bpd, por lo que el recorte de producción de los países miembros aumentaría. Un hecho que colocaría la implantación del corte de producción de la OPEP como poco probable.
Si la OPEP busca un precio meta del WTI entre $65-$70 el barril, el cartel tendría que sacar del mercado petrolero entre 2 a 2,5 millones bpd y Rusia entre 500 mil a 800 mil bpd.
Dentro de esta banda de precios, la producción de petróleo en las formaciones de esquisto en Estados Unidos volverían a surgir, incrementado la cuota del mercado. En el ciclo de precios altos del 2010 al 2014 -promedio $92 barril WTI- la producción de los Estados Unidos (EE.UU) incrementó un 59%, pasó de 5,5 millones a 8,7 millones de bpd. Ningún otro país petrolero lograría dar ese salto en ese período, aunque Rusia y Arabia Saudita también aumentarían sus producciones de forma sostenida hasta este año. Una situación que no pasa en los EE.UU. por los precios bajos, los cuales han logrado sacar del mercado 600 mil (k)bpd promedio año.
Mientras tanto los países con producciones medias de la OPEP -entre 2 y 4 millones bpd- que aprovecharon el ciclo alto de precios de petróleo fueron: Irak y los Emiratos Árabes Unidos. Nigeria y Libia vieron afectadas las áreas de producción por una guerra civil. Mientras que Irán redujo su producción por las sanciones de la comunidad internacional por el programa de energía atómica. Venezuela fue la excepción porque la caída de su producción resultó de las políticas del gobierno en el sector petrolero, en el que cambió la razón de ser de la industria y la convirtió en una empresa de carácter social y arma geopolítica.
Por lo tanto, si la OPEP logra recortar la producción entre 800 mil bpd a 1 millón bpd a partir de diciembre de este año y el precio del crudo WTI alcanza los $55 por barril, la actividad de taladros el próximo año aumentará, y la producción de unos 500 mil bpd de petróleo de las formaciones de esquistos en Estados Unidos regresará al mercado. Así como lo harán en las zonas del Mar Caspio, Colombia, Perú, Argentina y México, entre otros. Adicionalmente, la Agencia de Energía Internacional (EIA) prevé un crecimiento de la demanda (débil) de 1,2 millones bpd para el 2017, hasta 97,3 mbd.
Del acuerdo de la OPEP, Libia, Nigeria e Irán quedaron por fuera del recorte, lo que impondría un mayor corte a los países restantes de la Organización, sobre todo a Arabia Saudita. Ya en 1980 este mecanismo no funcionó porque los países miembros de la OPEP producían por encima de las cuotas acordadas.
Si el acuerdo no funciona y los precios no repuntan, y las estatales petroleras de los países miembros de la OPEP terminan recortando producción, el flujo de caja de las empresas se vería afectado por la pérdida de liquidez.
Por lo tanto, el escenario de precios de petróleo para el 2017 se mantendrá en $52 por barril WTI promedio año. Lo que ocurre es que la oportunidad de precios en la franja de los $55 ocurriría a comienzos del año y $47 después del primer semestre. Esto si todo sale bien. De lo contrario el precio estará en el orden de este año.
Maduro podría terminar de colapsar las finanzas del Estado al apostar todo al incremento del precio del petróleo.

DRA LUCENA TIENE MUY BIN MERECIDO EL CALIFICATIVO DE VAGABUNDA Y SIN MORAL





La Vagabunda sin moral. 
Por Luz Márquez 11 de Octubre de 2016 

Usted Dra Lucena tiene muy bien merecido el calificativo de Vagabunda y sin moral,porque siempre se lo pasa deambulando por los pasillos del CNE cerrando El Paso y creando desajustes impidiendo que la voluntad del Pueblo se proclame ganador. Usted señora ha perdido su moral,todos sus méritos de estudio y de respeto. su reputación es tan buena que la precede al mostrar que cayó en lo más bajo, 






eres una hoja seca en el piso, siendo pisada por todos los que por ese camino pasan sin remordimientos, porque usted misma acabo con su imagen en la sociedad de la mujer educada y aguerrida Venezolana. Ahora Usted Señora Lucena !!, no pertenece a nuestra identidad Venezolana, usted también es extranjera, porque vendió su cédula a Fidel Castro, eres hija de Cuba, usted fue entrenada en la Escuela superior del partido comunista de Cuba "Nico López" PCC durante los años 80 y 90 perteneciendo a las filas de los militares cubanos, al igual que su jefe cobarde el inmaduro Nicolás Maduro.

Usted Sra vagabunda, es una de las culpables Directas del Fracaso Electoral, convirtiéndose en una de las más traidoras de la Patria. se ha vendido muchas veces al enemigo, al impostor, y ha recibido miles y miles de billetes verdes, porque los billetes venezolanos nadie los quiere en el CNE, como le encantan los "Dólares",a pesar de renegar del imperio se saborea comiendo lechugas verdes, mientras al Pueblo le niegan las divisas para obtener la materia prima para los insumos, y el consumo diario
Usted Sra Lucena disfruta muy tranquila de sus ingresos brutales exagerados que el Gobierno le paga a cambio de su silencio, en las trampas del CNE dejando a millones de Venezolanos parados a la deriva del Mar y bajo una tormenta, simplemente porque le pasan un billete verde por su nariz, más los entrenamientos que le dieron en Cuba y ya tomas la decision de salir frente a las Cámaras pronunciando a toda Venezuela sus mentiras, sin piedad sin el más mínimo remordimiento y con su conciencia negra asfaltada con petróleo, le miente al país.
Usted Señora Tibisay Lucena se ha dado cuenta que ya no puedes caminar por las calles de Venezuela como antes, y no por ser la Presidenta
del CNE, sino porque usted misma le teme al Bravo Pueblo que la quemen viva en una hoguera, yo pienso que debe tener pesadillas en las noches, me comentan que ya no puedes dormir sin drogas farmacéuticas y siempre andas cubierta de escoltas , hasta tienes uno que le vigila cuando duermes y siempre se despierta exaltada, pensando que en cualquier momento caerás como cayó el muro de Berlin.

Que triste vida la suya Dra Lucena y que lastima que una mujer tan preparada como usted, se convirtiera en un monstruo mañosa de la mentira, y lo más triste es que le vendió su alma a Cuba, dejando a Venezuela en una tormenta cruel de sus engaños maléficos y destructores, sin importarle en absoluto la vida de millones de venezolanos. Tenga cuidado Dra Lucena con la nave que usted está piloteando, son más de 28 millones de Venezolanos a bordo, está segura que usted está vez tiene el copiloto indicado? su acompañante le puede quitar el timón, quedando usted suspendida en el aire y sin paracaídas, abajo la espera un asfalto negro ese que usted misma preparo en su conciencia y la llevara derechito por la vía donde se encuentra su eterno comandante el responsable de la destrucción en los 17 años de la revolución socialista descomunal comunista.
Dra Lucena es usted uno de los seres humanos más despreciables que existe ahora en Venezuela, le aseguro que ningún venezolano no quiere verle su rostro desmoralizado, manchado por todas las maldades inhumanas y tramposas que usted le ha hecho a toda una nación, llevándola a la ruina total, por las desiciones aberrantes que usted a tomado siguiendo los pasos revolucionarios corruptos de seguirle el juego al gobierno comunista, robándose los votos de miles y miles de venezolanos que decidieron voluntariamente cambiar el rumbo de Venezuela.
Tenga en cuenta Dra Lucena, que de tanto estirar la cuerda se revienta, y ahora esa cuerda está bien templada, tanto así que parece una cuerda de guitarra bien afinada y se puede tocar en ella, aquel pensamiento que dejo nuestro Padre Libertador.
"Las buenas costumbres, y no la fuerza, son las columnas de las leyes; y el ejercicio de la justicia es el ejercicio de la libertad".Simón Bolívar
Por Luz Márquez 11 de Octubre de 2016.

CUBA GRUPOS DE EXILADOS QUEREM ELEIÇÕES GERAIS O RETORNO DA DEMOCRACIA NO PAÍS





RENATO SANTOS 13/10/2016  Nenhum País, vive sem a democracia nem mesmo HAVANA, a qual luta para trazer de volta a liberdade de poder escolher seus representantes mesmo que tenha falhas, mas, é melhor ter do que viver num regime fracassado chamado comunistas dos irmãos CASTRO.



Grupos de exilados cubanos em Miami emitiu uma petição na plataforma change.org pedindo "eleições livres" na ilha e a possibilidade de que os seus nacionais no estrangeiro a participar no processo eleitoral.


O grupo cultivar uma rosa branca explicou que é a mesma aplicação que fez "formalmente" na semana passada o governo da ilha.

"Todo mundo tem o direito de participar no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos", disse a organização em um comunicado.
A petição, "CUBA: Reconhecimento do direito de voto dos cidadãos cubanos residentes no exterior", procura uma emenda à lei eleitoral na ilha.

"Precisamos do apoio de muitos milhares de pessoas, incluindo o apoio dos cubanos em Cuba e amigos da democracia não-cubano para que as autoridades cubanas perceber amplo apoio da opinião pública para a afirmação de um direito tão fundamental como é o direito sufrágio universal e secreto ", disseram.

Segundo a proposta, a nova era de relações entre os EUA e Cuba apresenta uma "oportunidade reivindicações de reforma legislativa" em que os cidadãos, incluindo aqueles no exterior, pode escolher entre outros, a Assembleia Nacional do Poder Popular.


Estados Unidos e Cuba no final de 2014 lançou a normalização das relações diplomáticas, que foram implementadas em 2015 de julho, quando seções de interesse em Washington e Havana começou a funcionar como embaixadas.

PEC 241 ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA SEREM ANALISADA






RENATO SANTOS 12/10/2016  Muitas polemicas quanto a PEC 241, mas, ainda continua perguntas que o governo federal não responde e que ainda não há muita divulgação, pois se trata de um assunto que não foi bem explicado pelo sistema governamental e o que fazer então, será que os envolvidos dariam uma entrevista para a Imprensa falando a verdade, de uma coisa temos certeza que vai pagar essa conta, seremos nós como sempre.


Como já foi falado nos nossos HANGOUTS e na nossa página do blog, não somos contra, mas o que queremos a verdade, por que demoram tanto para explicar, se somos um País sem Comunismo seja de qual for a " escola".

Mas o governo não da as clarezas, entre as dúvidas temos, como vai ser feito as privatizações, só depois da falência do estado como já esta ocorrendo, onde até delegado da policia civil já esta abandonando o barco, onde não há manutenção de aeronaves, também do Poder Judiciário que esta mergulhado, essas preocupações é ser inimigo do País, claro que não.

De fato não há garantias para um povo que deu confiança ao MICHEL TEMER, mas ele não da resposta, só faz reunião com a classe politica e nada de ir a REDE NACIONAL de tv e rádio, do jeito que está creia-se que estamos ainda num comunismo, não mais fabianismo, marxismo mas o pior dele, onde a hegemonia consiste em criar uma mentalidade uniforme sobre todas as questões , visando anestesiar o senso critico e a uniformizar o senso comum. E a hegemonia que leva as pessoas a aceitarem o que lhes dizem sem contestação e a tolerar determinados  crimes.


E ainda para confirmar, o PSDB, disse que seus deputados não votar a favor dessa PEC 241, sofrerão punições ( não especificou qual).

HÁ DUVIDAS NA SOCIEDADE : O QUE É A PEC 241 ?propõe que, a partir de 2017, as despesas primárias da União fiquem limitadas ao que foi gasto no ano anterior corrigido pela inflação. 

Ou seja, em 2017, a despesa em termos reais (isto é, descontada a inflação ocorrida em 2016) ficará igual à realizada em 2016. 

Por sua vez, em 2018, o limite anual será o teto de 2017 acrescido da inflação, em 2017. E assim por diante, enquanto a PEC estiver em vigor.
O objetivo é conter a expansão da despesa pública primária que, no período 2008-2015, cresceu, anualmente, em média, 6% acima da inflação. O controle da expansão da despesa primária é fundamental para reduzir a despesa financeira, pois permite ao governo financiar sua dívida com uma taxa de juro menor. De fato, ao buscar adequar suas despesas às receitas auferidas, o governo sinaliza para os detentores de títulos públicos que os valores contratualmente estipulados nesses títulos serão honrados, possibilitando menores taxas na negociação de novos títulos públicos.

Olhando ainda as redes sociais, vejo preocupações nas perguntas que estão surgindo e com razão:

Qual a duração do Novo Regime Fiscal?


O Novo Regime Fiscal vigorará por 20 anos. O Poder Executivo poderá apresentar projeto de lei propondo novo critério de correção do limite de despesa para vigorar a partir do décimo ano.
Em outras palavras, passados dez anos de limitação do gasto com base em correção da despesa pela variação da inflação do ano anterior, poderá ser proposto outro critério de reajuste do limite.
Por exemplo, passados esses dez anos de ajuste, com a significativa melhora da situação fiscal, poderá ser proposto o reajuste das despesas pela inflação mais um percentual de crescimento acima da inflação. Ou, alternativamente, o índice de inflação utilizado para corrigir o limite poderá ser alterado, substituindo-se a inflação passada pela expectativa de inflação futura.
Note-se, contudo, que a PEC (art. 102, § 7º) permite apenas que se altere “o método de correção dos limites”, não sendo possível utilizar a lei de iniciativa do Poder Executivo para, por exemplo, abolir os limites ou isentar algumas despesas do cumprimento do limite.


Corrigir o limite de gastos pela inflação passada não significa reindexar a economia, gerando problemas para o combate à inflação?


Não. A PEC estabelece que, NO MÁXIMO, a despesa primária TOTAL crescerá pela inflação passada, sem estabelecer qualquer vinculação para cada item de despesa individualmente, que poderão ser elevados ou reduzidos de um ano para outro.
Isso é diferente de dizer que cada item de despesa pública passa a ser corrigido, obrigatoriamente, pela inflação do ano anterior. A indexação de despesas ocorre quando elas têm que crescer, obrigatoriamente, no ritmo da inflação passada.


Não seria melhor corrigir o limite pela meta de inflação, de modo a desconectar o gasto presente da inflação passada?


O limite de gastos corrigido pela meta de inflação representaria uma limitação que geraria uma queda abrupta do crescimento dos gastos no curto prazo. A inflação anual tende a convergir para a meta em 2017. O gasto público, por sua vez, cresceu, no período 2011-2015, muito acima da inflação. Sua variação nominal média no período atingiu 12% ao ano. Adotar, de imediato, a meta de inflação de 4,5% como referência para a correção dos gastos de um ano para outro seria irrealista.
Por isso foi proposto que, nos primeiros dez anos do Novo Regime Fiscal, a despesa total não cresça acima da inflação do ano anterior (o que já é uma forte contenção em relação à situação atual). Como a inflação está convergindo para a meta, muito provavelmente em 2018 o gasto estará crescendo no mesmo ritmo da meta de inflação.
Depois de dez anos, o critério de correção do limite de gastos poderá ser alterado, de modo que será possível adotar o critério de inflação esperada ou outro critério que se julgar mais adequado.

A PEC se aplica à União, estados, Distrito Federal e municípios?


A PEC se aplica apenas à despesa da União.


Os reajustes nos vencimentos dos servidores públicos, concedidos ao longo de 2016, inviabilizarão o cumprimento do limite de gasto?


Não. Os reajustes estão sendo aplicados em índices inferiores ao da inflação esperada para exercícios futuros, de modo que não pressionarão outros itens de gasto dentro de cada Poder ou órgão submetido ao limite.
Caso haja extrapolação do limite em algum órgão, em decorrência dos reajustes remuneratórios ou por expansão de outra despesa, aplica-se a regra do art. 103 proposto pela PEC, segundo o qual são suspensos diversos atos com impacto sobre a despesa de pessoal, até que a despesa do órgão novamente convirja para o limite.

Se o Presidente da República pode mudar a regra do limite no décimo ano, por que o Novo Regime Fiscal terá duração de vinte anos?


De acordo com o § 7º, do art. 102 do ADCT, introduzido pela PEC, o que pode ser alterado mediante projeto de lei de iniciativa privativa do Presidente da República é “o método de correção dos limites”.
Ou seja, pode-se deixar de corrigir o limite pela inflação passada, adotando-se outro índice, como, por exemplo, a meta de inflação, a inflação passada mais uma taxa de crescimento adicional, etc. Todo o restante das regras instituídas pela PEC permanece constante, não sendo passíveis de alteração pelo projeto de lei aqui referido.

Quais são as sanções para o Poder ou gestor público que descumprir a regra?


Não há sanções. A PEC tem o objetivo de ser um instrumento de política fiscal, e não um instrumento de criminalização da gestão pública.
A extrapolação do limite ativará, automaticamente, restrições à expansão de gastos de pessoal do Poder ou órgão que tiver extrapolado o limite, como forma de reconduzir a despesa para valor inferior ao limite. No caso do Poder Executivo, há, além dos limites à despesa de pessoal, limites à expansão de despesas com subsídios e subvenções econômicas e à concessão de incentivos ou benefícios de natureza tributária.

A PEC não estaria criando incentivo para que um governante que não concorrerá à eleição aumente gastos além do que a regra permite?


As restrições a eventuais comportamentos em desacordo com a responsabilidade fiscal continuam a ser tratadas no âmbito da Lei de Responsabilidade Fiscal, que também deverá passar por aperfeiçoamentos justamente para reduzir o espaço para a prática desse tipo de comportamento.

Por que o Novo Regime Fiscal não impõe limite para a despesa de juros, tendo em vista que essa é bastante elevada?


Os juros sobre a dívida pública têm valor elevado, tendo correspondido, segundo dados do Banco Central, a 6,63% do PIB em 2015. Assim, se tivermos condições de reduzir as taxas de juros, a apropriação de juros da dívida cairá rapidamente, viabilizando a estabilização da dívida como proporção do PIB.
O melhor caminho para chegarmos a juros mais baixos é, sem dúvida, o reequilíbrio das contas primárias (receita e despesa não financeira do Tesouro).
Se for possível conter o déficit primário os juros cobrados por aqueles que emprestam ao Tesouro Nacional cairão por dois motivos: (a) o Tesouro precisará absorver uma parcela menor da poupança nacional; (b) aqueles que emprestam ao Tesouro vão requerer menor prêmio de risco.
Por outro lado, se as taxas de juros forem tabeladas em valor abaixo da taxa de equilíbrio, ou se o Tesouro resolver não pagar parte dos juros já devidos, haverá dificuldade em rolar a dívida pública, com risco de forte instabilidade macroeconômica.

Não seria melhor limitar a despesa com juros, que é o ganho dos bancos e dos mais ricos, em vez de limitar as demais despesas, nas quais se incluem os programas sociais?


A despesa com juros não vai apenas para os mais ricos da sociedade. Qualquer pessoa que tiver um dinheiro poupando investido em um fundo de investimento, opção oferecida a qualquer correntista bancário, tem dinheiro aplicado em títulos públicos. 
Como também todos aqueles que possuem algum tipo de previdência complementar. O não pagamento dos juros desses títulos imporia perda patrimonial direta a uma parcela expressiva da sociedade. 
Além disso, toda a população perderia em decorrência dos efeitos indiretos de eventual não pagamento da dívida pública ou de redução forçada dos juros da dívida.
Tal iniciativa representaria uma quebra de contrato, com consequências sobre a credibilidade e a capacidade de financiamento do País, e de suas empresas. Como explicado na resposta à Pergunta nº 28, as consequências seriam a aceleração da inflação, o aumento dos juros de equilíbrio, a redução do investimento das empresas e a redução no crescimento da economia.