Páginas

sábado, 12 de agosto de 2017

MERCOSUL VIVE ALIENADO <<>> Não se dialoga com ditador Errou a Decisão do Mercosul






RENATO SANTOS  12/08/2017   As  declarações  do Presidente  Americano  coloca a região da  América Latina  em  alerta, mas,  o  repudio  do  MERCOSUL é  um erro  grave  para quem  vive  numa  ditadura comunista  dentro da  VENEZUELA, poderiam procurar  outra  solução,  ma  no caso de NICOLAS MADURO  precisa  usar a  força  militar, não se dialoga com  ditadores  é  o caso da Coreia  do  Norte.





A decisão de suspender a Venezuela em aplicação do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul foi tomada, em 5 de agosto, em decorrência da constatação de que ocorreu uma grave ruptura da ordem democrática naquele país. 



Desde então, aumentaram a repressão, as detenções arbitrárias e o cerceamento das liberdades individuais. As medidas anunciadas pelo governo e pela assembleia nacional constituinte nos últimos dias reduzem ainda mais o espaço para o debate político e para a negociação.

Os países do Mercosul continuarão a insistir, de forma individual e coletiva, para que a Venezuela cumpra com os compromissos que assumiu, de forma livre e soberana, com a democracia como única forma de governo aceitável na região. 

O governo venezuelano não pode aspirar ao convívio normal com seus vizinhos na região enquanto não for restaurada a democracia no país.

Ao mesmo tempo, os países do Mercosul consideram que os únicos instrumentos aceitáveis para a promoção da democracia são o diálogo e a diplomacia. 

O repúdio à violência e a qualquer opção que envolva o uso da força é inarredável e constitui base fundamental do convívio democrático, tanto no plano interno como no das relações internacionais.