https://www.abc.es/espana/abci-suspende-pleno-congreso-ausencia-diputados-202003101506_video.html
RENATO SANTOS 10/03/2020 O contágio do secretário-geral da Vox, Javier Ortega Smith, disparou alertas na terça-feira no Congresso dos Deputados que decidiu suspender sua atividade plenária nesta semana.
Assim, o debate que deveria começar esta tarde às 15h no hemiciclo foi adiado, bem como a sessão de controle para o governo na quarta e no debate de quinta-feira.
O presidente do Congresso, Meritxell Batet, explicou que a medida é adotada não tanto por medo de contágio, mas porque a Vox comunicou que nenhum de seus 52 deputados comparecerá às sessões plenárias. Se as sessões fossem mantidas com a ausência do terceiro maior grupo da Câmara, a "legitimidade democrática" das decisões a serem tomadas seria reduzida, destacou a política catalã.
Deputados da Vox permanecerão em quarentena nesta semana por "razões de prudência e saúde". De fato, eles começaram a deixar o Congresso hoje de manhã quando encontraram o positivo de Ortega Smith para o coronavírus. À proximidade usual entre os deputados do mesmo grupo, acrescenta-se que todos compartilharam espaço neste fim de semana durante a celebração do congresso do partido.
No entanto, a suspensão da atividade no hemiciclo não afetará a aparência do ministro da Saúde, Salvador Illa, na Comissão de Saúde, uma vez que, precisamente, ele iria dar explicações sobre o coronavírus.
Atividade parlamentar
Batet enfatizou a vontade de todos os grupos em realizar esta sessão para que o chefe de Saúde "possa informar a sociedade de como a situação epidemiológica evolui". Além disso, a Repartição e a Junta de Porta-vozes se reunirão novamente na próxima quinta-feira para avaliar as medidas a serem tomadas na próxima semana, com o desejo de que a Câmara Baixa recupere a normalidade e o poder legislativo possa continuar a funcionar "com todos legitimidade democrática ”e sem perder a“ pluralidade ”.
A Câmara permite votação telemática em caso de doença, para que os deputados da Vox possam participar da votação em suas casas, mas não podem defender sua posição nos debates. A Câmara da Câmara decidiu nesta manhã manter toda a atividade planejada, apesar da extensão do coronavírus, mas sabendo o positivo de Ortega Smith e a não comparência dos deputados da Vox durante a semana, o Mesa decidiu retornar ao se reúnem para reavaliar a situação.
Fontes da Presidência explicaram esta manhã que, embora o Parlamento Europeu tenha encurtado o plenário, nenhuma câmara nacional está paralisando sua atividade legislativa como resultado do coronavírus. A Itália, com o maior número de infectados e mortos na Europa, mantém o trabalho parlamentar e também a França que tem números mais baixos que a Itália, mas maiores que a Espanha. No entanto, o contágio de Ortega Smith explodiu tudo.
No início desta terça-feira, a Câmara havia adotado uma série de medidas para evitar o contágio. Os mais destacados são "evitar a realização na Câmara de reuniões extraparlamentares que envolvam o afluxo de muitas pessoas e sua concentração no mesmo espaço", a suspensão de viagens oficiais ", especialmente aquelas destinadas às áreas afetadas" e as Cancelamento de todas as visitas por grandes grupos, sejam eles guiados ou particulares.
O PSOE, Podemos, PP e Vox adotaram essas medidas seguindo as recomendações do Comitê de Saúde e Segurança da Câmara, reunido na última sexta-feira para analisar a situação epidemiológica. Em resposta às solicitações transferidas por esse órgão, a Repartição também aprovou a colocação de dispensadores de gel hidroalcoólico nas portas de todos os edifícios e nas entradas dos cafés e restaurantes das instalações.
A Câmara encerrará a limpeza dos elementos de uso comum com maior frequência, colocará pôsteres com informações visuais sobre o coronavírus e substituirá temporariamente as acreditações plásticas por adesivos descartáveis. Finalmente, a Repartição decidiu adotar como "critérios informativos" máxima prudência, mínimo risco e transparência ".
Cancelamento parcial no Senado
Por sua vez, o Bureau do Senado decidiu suspender as comissões a serem realizadas nesta semana, bem como as visitas e atos planejados e, no momento, não interrompe sua atividade, uma vez que nenhum caso de coronavírus foi detectado.
Resta ver o que acontecerá com a Plenária, que está prevista para a próxima semana e contará com a presença do Presidente do Governo, Pedro Sánchez. A decisão final será tomada em uma reunião do Bureau do Senado que será realizada por telemática ou por telefone no final desta semana, conforme anunciado pela vice-presidente da Câmara Alta, Cristina Narbona.
Na presença de Pedro Sánchez no Senado, Narbonne também anunciou que, a partir de agora, participará das sessões de controle com periodicidade de quinze dias.