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quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Operador de Caixa <<>> No passado, no presente e no futuro<<>> O que muda depois do covid-19 <<>>A profissão que merece nosso respeito

 




RENATO SANTOS 27/08/2020  Uma das profissões que todos tem :

Cliente : preconceito: " Você trabalha aqui porque não estudou", 

Cliente  inveja,"  Gostaria de "queimar" sua reputação  dessa operadora pra ficar no lugar dela" 

Cliente: ódio,"  Sua lerda eu tenho pressa estou na fila faz horas, vou falar com seu... 

Colega de trabalho  : raiva, " ... Quando a fiscal esquece a sua origem, já não falei pra você fechar o caixa? E por que não fez? Na frente do cliente faltando a ética profissional. Uma boa fiscal ou supervisora faz reunião para resolver em particular sem expor a funcionária. 

Mas nunca pararam para pensar que sem elas, seria muito complicado para  fazer o que  mais  gostam além de ser uma necessidade extrema. AS COMPRAS 




Nem mesmo durante a pandemia da morte o COVID-19, deixaram de comparecer nas redes de supermercados, enfrentando filas, desrespeitando as normas de segurança e o distanciamento social. 


Lá está a Operadora de Caixa, ou mais conhecida " vendedora de balcão", isso mesmo, meu caros leitores, apesar de estamos entrando numa revolução da Inteligência Artificial, onde futuramente será possível fazer compras pagando via o Código do QR. 

É pra isso que ponta o COVID-19, mesmo assim ainda  terá  as assistentes para auxiliar os clientes nas redes de supermercados, em alguns Países já é possível como a CHINA por exemplo.

No Brasil esses profissionais não são valorizados  pelos clientes e piorou pelo sindicato, o salários delas ( deles), até parece uma comissão de venda de vendedora de loja de sapatos ou de roupas, mas de fato é, pois elas surgiram depois de  1930, junto com o primeiro Supermercado da nossa História da racionalidade.

Se você é uma pessoa normal, você provavelmente vai no supermercado, geralmente, uma vez por semana. Imagine na época de sua criação: Um lugar que reúne os mais variados artigos, desde sua comida ao chinelo da Havaianas, o supermercado é realmente algo incrível! Mas quando ele surgiu? Qual mercado era? É sobre isso que iremos falar hoje!


O PRIMEIRO SUPERMERCADO 

O primeiro mercado do mundo é o King Kullen, foi fundado no ano de 1930 por Michael J. Cullen, um ex-funcionário da Kroger que desenvolveu a revolucionária ideia do supermercado moderno. 

Enquanto a criação ocorria, o gerente da filial Herrin, Illinois, das lojas Kroger Grocery & Baking Company, administrava 94 pequenas lojas, então Cullen escreveu uma carta de seis páginas a John Bonham, um vice-presidente da Kroger, propondo um novo tipo de loja de alimentos com um foco em preços baixos, vendas à vista e sem serviço de entrega em lojas maiores (com aluguéis baixos) com amplo estacionamento.

Cullen descreveu sua obra como “lojas monstruosas do tamanho de cerca de quarenta pés de largura e cento e trinta a sessenta e sessenta metros de profundidade, elas deveriam estar localizadas de uma a três quadras do distrito de alta renda com bastante estacionamento, espaço e o mesmo para ser operado como uma loja semi-self-service – 20% de serviço e 80% de auto-atendimento”. Seguindo esse conceito, Cullen sugeriu que esse novo tipo de loja deveria atingir 10 vezes o volume e os lucros da média Kroger ou A & P, tornando a Kroger “a maior preocupação da cadeia de supermercados na face da terra”.

Cullen não obteve resposta sobre sua carta, então pediu demissão e se mudou com sua esposa Nan e seus filhos para a ilha de Long onde lançou seu conceito do que seria a tal loja. Cullen alugou uma garagem vaga na 171-09 Jamaica Avenue, na esquina da 171st Street na Jamaica (Queens), perto de um movimentado distrito comercial. A loja, chamada “King Kullen”, foi inaugurada em 4 de agosto de 1930.


AS PRIMEIRAS " VENDEDORAS" 

Na mesma época de sua formação se dava a importância de ter caixas registradoras, isso é uma logistica empresarial , a qual se tinha vendedoras que atendia o público, como eram pequenos e em pleno desenvolvimento, confiava-se nos clientes, que ao adquirir as mercadorias eles pagavam para as vendedoras, é como se fosse agora nos tempos modernos, a qual se  falam não termos mais esses profissionais a tal ponto que a tecnologia de ponta já nos mostram.

A logistica dentro de uma Rede de Supermercado , faziam com o que começassem a enchergar  a importância de ter às frentes de caixa  para cobrar, com suas enormes caixas registradoras da época , isso é gerenciar estrategicamente, então passaram às vendedoras de balcão e atender os clientes com simpátia e responsabilidade, isso logo se deu em 1945, 15 anos depois da formação do primeiro supermercado.

Para você caro leitor saber a história dos primeiros profissionais, precisa conhecer a História do supermercados, que a cada dia vai crescendo, tem até um velho ditado, " passe a crise que passar os supermercado não podem parar" - Renato Santos- .


OPERADOR DE CAIXA 

O Operador de Caixa é o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais.

Um Operador de Caixa não trabalha somente em empresas do comércio, é uma profissão extremamente necessária para empresas que trabalham com qualquer tipo de vendas, como empresas de aviação, pedágios, shows, entre outros ramos.

Está sob as responsabilidades de um Operador de Caixa fazer atender clientes que acabaram de realizar uma compra, passar os produtos pelos leitores de códigos de barras e cobrar seus valores dos clientes, atuar com abertura e fechamento de caixa, cuidando do estoque, e do controle do financeiro.

O Operador de Caixa realiza todas as atividades com simpatia, educação e agilidade, registrando todos os produtos corretamente no caixa, informando o valor das compras.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Operador de Caixa é essencial ter atenção, habilidade com contas, gosto pela matemática, agilidade, simpatia, paciência e bom humor.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Operador de Caixa é essencial ter atenção, habilidade com contas, gosto pela matemática, agilidade, simpatia, paciência e bom humor. É sabido que em algumas empresas o operador de caixa não fica somente em sua posição.

É ele que recebe pagamentos, cuida do estoque, do controle financeiro, assim como valores, realiza emissão de notas fiscais e fecha o caixa da empresa em que trabalha. ... Sendo assim, um operador de caixa também pode trabalhar em outras áreas como aviação, shows, pedágios e vendas de qualquer tipo.

Assistente de Loja, Auxiliar de Loja, Bilheteiro, Fiscal de Caixa. O Operador de Caixa é quem registra as mercadorias em um ponto de venda e recebe o pagamento do cliente. Esse profissional registra todos os produtos comprados e informa o valor a ser pago pelo cliente, recebendo do mesmo o dinheiro.

O Operador de Caixa por ser o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais, se relaciona com a área de Atendimento e Financeiro.

Existem algumas coisas que o operador de caixa precisa saber e que podem ser detalhadas, como faremos a seguir:

Atenção ao cliente. ...

Atenção ao dinheiro movimentado. ...

Seguir os procedimentos da empresa. ...

Conhecer o sistema com que trabalha. ...

Oferecer produtos aos clientes.


O SALÁRIO DA ENTRADA 

salário de Caixa (supermercado) em São Paulo de 2020 foi calculado por uma amostragem de 1.346,05, salários de profissionais contratados e envolvidos em convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio de Caixa (supermercado) em todo o estado.

  • A média do salário em todo o estado de São Paulo é R$ 1.429,73 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.
  • Piso salarial 2020: R$ 1.359,75.


OPERADOR E O FUTURO 

O que esperar do futuro na profissão das operadoras de caixa, uma mudança radical, vão precisar fazer adaptações  nessa profissão depois do COVID-19.

Batizada de Zaitt, que é a forma abrasileirada de como se pronuncia a palavra tempo, em alemão, as lojas funcionam sem vendedor nem operador de caixa. ... Em termos de sortimento, é uma mistura de loja de conveniência com mercadinho de bairro.

Como já acontece na CHINA, no Brasil há lugares que são realidades, breve não teremos mais nem função fiscal de caixa e nem operadoras de caixa, graças a dois fatores a Inteligência Artificial e o Código QR.

Mas como isso se dará? CALMA!

No dia 23 de março de 2019, começou a operar no bairro do Itaim, em São Paulo a Zaitt. Uma loja que funciona 24 horas por dia, sem atendentes, fila, caixas e outros aparatos de um mercado convencional.

Como funciona? Câmeras com sensores monitoram cada ação e reconhece quem está no local em tempo real. O esquema todo é muito simples: o consumidor baixa o aplicativo, recebe um código QR – uma espécie de chave de segurança, o escaneia na porta do mercado e tem sua entrada liberada.

Lá dentro, sem nenhuma intervenção humana é só escolher os produtos – bebidas, enlatados e itens de consumo rápido – e fazer a leitura dos códigos de barra de cada um deles com a ajuda do celular. Ao final, o cliente confere a lista, paga e deixa o estabelecimento com suas compras – tudo feito pelo próprio consumidor de forma digital.

Diferentemente do sistema de self checkout, adotado por alguns supermercados, em que a sacola fica sob uma balança que mede e confere o peso dos itens, a Zaitt não possui nenhum sistema de segurança que confirme que o cliente não levou um produto sem registrá-lo.

Rodrigo Miranda, ressalta sobre os roubos das mercadorias, porém , são tratados como uma oportunidade de criar soluções para evitar essa situação, ele é um dos quatros sócios da ZAITT.

OPERADOR E O RECONHECIMENTO FACIAL 

Outra novidade para a loja de São Paulo é a inclusão de reconhecimento facial do cliente sem a necessidade do uso de celular. Nesse caso, a compra pode ser paga por meio de RFID, sigla em inglês para sistemas de identificação por radiofrequência como o utilizado pela empresa Sem Parar, que aplica o modelo em pedágios e estacionamentos por meio de etiquetas nos veículos. Dessa forma, o cliente consegue entrar e consumir mesmo que estiver sem o aparelho eletrônico. 

Para 2019, a expectativa é entender o público paulista e abrir mais uma loja própria.Os empreendedores não divulgam números sobre investimento e faturamento. 

Atualmente, a companhia conta com 13 colaboradores, divididos em gestão de estoque, encomendas a fornecedores e analistas de sistema.

A estratégia é competir com as bandeiras de vizinhança de varejistas como Carrefour e Pão de Açúcar.

“Queremos testar o modelo em um grande mercado consumidor como São Paulo", afirma Miranda. "Nosso público-alvo é o jovem inserido com tecnologias. A estratégia é atraí-los pela praticidade e conveniência, tabelando os preços com base na concorrência, que são os minimercados de grandes marcas.”


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