RENATO SANTOS DIÁRIO DE UM BLOGUEIRO 18/01/2021 Colaboração da jornalista Georgette Sahhar. eldiario,comentários do editor do blog.
Mensagem feita todos compartilharam inclusive no Brasil,sem ler a criptografia da rede social.A esquerda não perde tempo, sabendo que a direita vem se fortalecendo pelo whats App, lança o seu mais novo golpe mas velha conhecida de todos " o medo". Sugestão deste velho editor porém não muito valorizado é criem grupos nas outras redes sociais, não deixem a esquerda te " enforcar"!
A bola da vez é " A nova regra do Whats App permitirá o uso de fotos do usuário?"
Mais uma vez a Gazeta Centra Blog, coloca por terra esse discurso do medo, não é a primeira vez que escrevo sobre o assunto que muitas pessoas caírem no erro antes de checar a informação.
Isso é falso . Uma rede circulou pelo Whats App que alerta sobre uma nova regra desse aplicativo que permitirá o uso das fotos que são enviadas pela plataforma de mensagens e todo o conteúdo compartilhado.
A mensagem pede que o usuário compartilhe o texto com pelo menos 10 grupos no Whats App para obter uma marca de seleção verde, o que supostamente significa que o dispositivo móvel estará protegido pela nova regra.
Essa é mais uma notícia falsa que circula após a mudança nas condições de uso do Whats App. Porém, dentro dos novos termos desta plataforma não há modificação quanto à possibilidade de acesso às fotos que são enviadas.
"Tudo o que você compartilhou pode ser publicado a partir de hoje, até mesmo mensagens excluídas", diz a falsa corrente.
Porém, isso não é possível, pois as mensagens são salvas criptografadas no próprio aparelho, de acordo com o mesmo aplicativo de mensagens. Ao excluir mensagens no Whats App, elas não são armazenadas, a menos que um backup anterior tenha sido criado.
Outro assunto é a mudança de código de segurança, essa mudança é idiotice pior ainda, pois obriga o celular ser reiniciar novamente e tem APP como de bancos que dados estão sendo roubados por " criminosos".
Whats App afirma : Criptografia ponta a ponta
Desde 2016, o WhatsApp incorporou criptografia ponta a ponta em sua plataforma. Este tipo de procedimento funciona de forma que as mensagens não possam ser acessadas ou lidas durante a transmissão para outro smartphone, quando chegam ao destinatário são salvas no aparelho.
As chamadas que são feitas pelo Whats App e todo o conteúdo multimídia que é enviado pelo aplicativo possuem o mesmo tipo de criptografia. A plataforma de mensagens não pode ouvir ou acessar os áudios, fotos ou vídeos enviados.
A Política de Privacidade do Whats App indica que as mensagens não estão acessíveis para o aplicativo ou outras empresas, a menos que o usuário decida compartilhá-las ou torná-las públicas.
Os novos termos de uso não mencionam o uso de fotos ou mensagens
Embora os novos termos e condições do Whats App estivessem programados para entrar em vigor em 8 de fevereiro , o aplicativo de mensagens móveis anunciou nesta sexta-feira, 15 de janeiro, que as alterações anunciadas entrarão em vigor em 15 de maio.
Quem tem essa plataforma em seus smartphones recebeu no início de janeiro o comunicado informando sobre as mudanças, que visam permitir que o Facebook compartilhe e use alguns dados do Whats App.
Porém, após a polêmica que se criou e a queda nos downloads deste aplicativo, o aplicativo decidiu adiar as novas condições.
O aplicativo específico em seu site atualmente compartilha apenas determinados tipos de informações com empresas do Facebook. Entre esses dados estão:
Informações relacionadas ao serviço.
Dados sobre a interação do usuário com outras pessoas (incluindo empresas).
Informações sobre o dispositivo móvel e endereço IP.
Para não cair nas notícias falsas e não colaborar com a sua divulgação, a Gazeta Central Blog recomendamos que verifique as informações antes de as partilhar através de plataformas de mensagens ou redes sociais.