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domingo, 7 de novembro de 2021

Conscidência ? <<<>> Beech aircraft King Air <<>> Aeronave que caiu em Piracicaba no dia 14 de setembro de 2021 matando pilito,co piloto e uma familia completa, capacidade até 8 passageiros até hoje não se sabe às causas do acidente pela Anac detalhe validade até 13 de setembro de 2022<<>>> <<>> Avião da Marilia Mendonça 05/11/2021 fabricante Beech Aircraft Data de validade do CVA 01/07/2022 <<>> Desse modelo temos no Brasil 428 aeronaves <<>> fabricado nos Estados Unidos motores Canadense <<> A gazeta Central Blog chama atenção precisa fazer recall dessas aeronaves a Anac precisa suspende-las no Brasil <<>> Em dois meses 14 pessoas morreram

 




RENATO  SANTOS  07/11/2021A  pergunta  que  todos  querem  a resposta, o que levou  a  aeronave taxi  aéreo prefixo  PTPNJ  a cair  com os passageiros  e  dois  tripulantes  o  polito  e co  piloto, fizeram impossível diferente  dos  colegas  em setembro que  não  tiveram  tempo.  


Estamos  aguardando a resposta,   a  ANC  divulgou  hoje  uma nota à  Imprensa a qual a Gazeta  central Blog  teve  acesso, segue  a nota:

INFGRÁFICO G1

AAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC) se solidariza com os familiares das vítimas do acidente aéreo na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais, nesta sexta-feira (5/11).

A aeronave de matrícula PT-ONJ, modelo C90A, tinha como proprietário e operador a empresa Pec Taxi Aereo Ltda e possuía capacidade para transportar seis passageiros, além dos pilotos.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 01/07/2022. A empresa tinha autorização para operar táxi-aéreo.


As investigações sobre as causas do acidente serão realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), do Comando da Aeronáutica. A Agência acompanha as investigações que estão em curso e se mantém à disposição.

O avião que caiu com a cantora Marília Mendonça deve ser retirado neste da zona rural de Caratinga, em Minas Gerais.

Outra  hipótese  da possivel  investigação  é  que  a torre  de transmissão de energia  não era  sinalizada, a pergunta  é, se  às  torres  não eram  sinalizadas porque  então  a pista  de pouso e  decolagem  eram  tão perto?

Vamos  então  explorar   o lado  técnico  do aeroporto:  O Aeroporto Regional de Ubaporanga, também conhecido por Aeroporto de Caratinga (ICAO: SNCT), é um aeroporto regional que está localizado no município brasileiro de Ubaporanga, no interior do estado de Minas Gerais. 

Serve ao município de Caratinga, situado no colar metropolitano do Vale do Aço, no entanto suas operações estão restritas ao período diurno e com aeronaves de pequeno porte.

Sua pista é asfáltica e tem 1 080 metros de extensão. Está situado próximo à BR-116, no povoado de Córrego das Palmeiras.

Em 5 de novembro de 2021, o bimotor Beechcraft King Air prefixo PT-ONJ caiu a quatro quilômetros da pista de pouso, em uma cachoeira do município de Piedade de Caratinga, quando se preparava para pousar no aeroporto. 

A queda vitimou todos os ocupantes, sendo dois tripulantes e três passageiros, dentre eles a cantora Marília Mendonça. A aeronave vinha do Aeroporto Internacional de Goiânia e transportava a artista para um show que ela faria em Caratinga na mesma data. 

Antes de atingir o solo o aparelho atingiu cabos de torre de alta tensão, que, segundo relatos de pilotos, atrapalharam aterrissagens nos meses anteriores.

O  aparelho  parecia  pouco  danificado,  os  instrumentos  estavam  intacto  a qua  vai  ajudar  nas  investigações, mas  o que  estamos  de olho  é na questão  dos parabrisas  da  aeronave, porém, parece  que  todos  os pilotos  tinham  uma preocupação  as  torres  de  energia  elétrica, que  atrapalhavam  as  aterrissagens.

Uma observação, se verificarmos  nas  fotos as partes  principais  da  aeronave  ficaram  poucos  danificados, mas  a calda vicou  bastante  danificada, nessas  condições  todos  passageiros  sairiam  com  vida, mas  então  o que levou  todos  a óbitos? 

Comentários  Renato  Santos 07/11/2021

O  QUE  HOUVE  COM  AS  VÍTIMAS? 

Caso  o  avião  faça  um  pouso  forçado, geralmente,  as  forças  se  distroem  entre a movimentação vertical  e  horizontal da  aeronave. 

É  a  tragetória  de  pouso  comum  de um avião,que  desce  aos poucos  enquanto  avança  para  frente, mas  agravada  pelo fato  de isso  ocorrer  em local  improvisado, e não uma pista.  

O que poderia ter ocorrido com o avião de Marília Mendonça é uma perda de sustentação, e ele teria caído na vertical, e não voando para a frente, como costuma ocorrer. 

Isso é apenas uma especulação, mas serve para entender um pouco mais sobre a força que o corpo humano recebe nesse tipo de queda. 

"Se fosse um pouso forçado e o avião tivesse pousado e parado naquela posição, provavelmente, todos estariam vivos", diz o piloto Raul Marinho, gerente técnico da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral). "Aparentemente, o avião caiu de maneira abrupta, perdendo a sustentação e girando em relação ao solo. 

Essa rotação seria como a de um ventilador de teto. Se fosse isso que ocorreu, o avião teria caído e, ao tocar no solo, sofrido uma desaceleração brusca, ocasionando a morte das pessoas a bordo. Isso  é  tudo  apenas  teoria apenas.

Se  houve  mesmo uma perda  de sustentação  o que  pode  ter causado, avião não cai  sozinh  fatores  humanos  podem contribuir,  desta a ultima checagem  feitos por mecânicos antes  de voar, até mesmo uma falha tecnica  na aeronave.

Mas  então  o que  houve  com os  passageiros  abordos e  a tripulação  vamos  entender.

De acordo com Adnamare Tikasawa, mestra em terapia ocupacional neurológica, a desaceleração é uma das principais responsáveis pelas mortes quando acontece uma diminuição brusca da velocidade de um corpo em movimento. 

Isso ocorre quando há uma interrupção súbita de um movimento. Segundo a profissional, o corpo da pessoa fica parado, fixo no objeto em movimento (no caso, o avião), mas os órgãos internos mantêm a velocidade. 

Os órgãos não estão totalmente presos e por isso acabam se chocando com muita força contra ossos, músculos e pele. 

Dependendo da intensidade do choque, órgãos internos como o baço e o fígado, podem se romper, de acordo com Adnamare. 

Já o cérebro tende a entrar em choque contra a caixa craniana, formando coágulos hematomas e lesionando o órgão. Ainda pode ocorrer um deslocamento do cérebro dentro da calota craniana o que provoca um estiramento da base do crânio onde está localizado o tronco cerebral, diz a terapeuta. 

Também é comum que ocorram múltiplas fraturas, como a da coluna cervical. "Quanto maior a velocidade, maiores são os danos", diz Adnamare.

Fonte:   da  explicação  do que  aconteceu com  as  vítimas  do acidente  com a Marília Mendonça

OBs: Errata: o texto foi atualizado A versão original deste texto continha trechos idênticos a uma reportagem de 1994 sobre a morte de Ayrton Senna publicada na Folha de S.Paulo. A cópia ocorreu nas partes em que a especialista Adnamare Tikasawa explica os efeitos da desaceleração nos órgãos internos. Os trechos idênticos foram enviados por escrito à reportagem do UOL pela especialista. O texto foi alterado.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2021/11/06/marilia-mendonca-aviao-desaceleracao-morte-aviao-king-air.htm?cmpid=copiaecola


PERDA  DE SUSTENTABILIDADE : 

O  que  houve  com  aeronave?o bimotor Beechcraft King Air ,  não  é  a primeira vez que  esse  tipo  de aparelho  cai,  em São Paulo,  também  houve  levantamos  essa  história, na época  eram sete  passageiros. Vamos    aos fatos:

OUTRO  ACIDENTE 

O Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que o avião acidentado tratava-se de um bimotor modelo B200GT, conhecido como King Air, fabricado em 2019 pela Textron Aviation. O avião tem capacidade para piloto, co-piloto e mais seis passageiros.




  

O certificado de verificação de aeronavegabilidade do avião estava dentro da validade (até 13 de setembro de 2022.

14/09/2021  São  Paulo  Piracicaba:

O avião Beechcraft King Air B200GT que caiu em Piracicaba, em São Paulo, na manhã de terça-feira (14), tem capacidade para até 8 passageiros e custa, em média, um novo, mais de R$ 35 milhões.

Vamos  enfrente:  Segundo dados da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), o Brasil possui, atualmente, 430 aviões de diversos modelos King Air operacionais e que podem voar.

O acidente com a aeronave deixou 7 mortos, entre eles o sócio da Raízen Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, piloto e copiloto. O avião caiu em uma área de mata no bairro Santa Rosa e, com a explosão, um incêndio teve início no local.

A aeronave que se acidentou era modelo 2019 e era um turboélice de dois motores usado para pouso convencional em pistas curtas. 

Conforme o consultor aeronáutico Raul Marinho, o modelo de aeronave que caiu é extremamente popular no país, em especial no agronegócio, devido a sua capacidade de pousar em pistas curtas e de diferentes formações, como pistas de terra e de cascalho.

"Sou piloto e já voei com esses aviões várias vezes. 

É um avião extremamente popular no Brasil, muito robusto e que consegue operar em pistas de diversos tipos, pista de terra, pistas de cascalho, pistas curtas. É um avião conhecido pela segurança", diz Marinho.

O avião é fabricado nos Estados Unidos e o motor é canadense. "É um avião fácil de pilotar. Pela carga dele, usa piloto e copiloto, mas não requer a presença física de dois pilotos nas operações e nem o treinamento dos pilotos em simulador", explica o consultor.

Marinho diz que a aeronave que se acidentou era nova - fabricada em 2019 -, tinha poucas horas de uso e que, na sua visão, possivelmente pode ter ocorrido uma falha humana ou de manutenção.

"Ele tem um motor com menor índice de falhas no mundo, na prática, não quebra se é feita a manutenção correta", afirma o consultor.

Piloto desde 1959, George Sucupira, que foi presidente da associação de pilotos brasileiros por mais de 20 anos, também diz que a qualidade da aeronave é seu diferencial.

"Esse avião que caiu é top de linha, é o melhor que tem, acima dele só jato. É um turbohélice excelente, sem limite de uso e que pousa em qualquer lugar, é o melhor da categoria no momento. E tanto o piloto quanto o copiloto eram experientes. Qualquer questionamento sobre o que causou o acidente, nesse momento, é especulação", diz Sucupira.

Os  passageiros  na época eram Raizen  Celso  Siveira Nello  Filho  73  anos, morreram na queda Meneghel, 71  anos, e os  3  filhos do  casal, também  morreram o poloto  Celso  Elias  Carloni, 39  anos , e o  co  piloto Giovani Dedini  Guio,24  anos, adivinha  a semelhança  com  avião  da Marilia Mendonça.



Era  operado  pela CSM  agropecuária  , de propriedade  de  Celso Silveira Mello  Filho,  p certificado de verificação de  aeronavegabilidade  do avião estava  dentro da validade (  até  13  de  setembro de 2022).

Renato  Santos  07/11/2021