RENATO SANTOS 14/10/2022 HOJE FAZ 19 DIAS QUE SOFRI UM AVC por ordens médicas nem deveria escrever blog, mas enquanto a fisioterapia não sai e como não tenho recursos, tenho que me virar como posso, caso contrário atrofia os meus nervos do lado esquerdo bem que o google poderia me ajudar mas não fazem. Pesso click nos anúncios eles são reais, não me censure.
Mas nós blogueiro e jornalistas temos obrigação de informar aos nossos leitores, o TSE divulgou uma cartilha para todos os jornalistas, famosos ou não, cabe a cada um seguir o plano sem questionar, a Imprensa esta perdendo sua liberdade com educação finalidade combater as fake news.
A Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produziu uma série de conteúdos específicos sobre todo o processo eleitoral e a transparência do sistema eletrônico de votação. Muito embora o objetivo principal seja auxiliar jornalistas a divulgar informações confiáveis e de qualidade, os documentos também servem ao eleitor, principalmente àquele que busca elementos para rebater fake news. Os interessados podem consultar os materiais no Portal do TSE ou na página do Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2022.
Guia das Eleições 2022 para jornalistas
O documento em PDF tem o objetivo de oferecer subsídio, estatísticas e esclarecimentos aos jornalistas, para que compreendam melhor o cenário eleitoral brasileiro, bem como para auxiliar os profissionais de imprensa na apuração de informações referentes ao pleito deste ano. Nele, os interessados conferem os principais números que refletem a dimensão das Eleições Gerais de 2022, o calendário eleitoral, as principais normas e as alterações legislativas.
Acesse o Guia das Eleições 2022 para jornalistas.
Guia do jornalista
O TSE disponibiliza também um material com os principais termos usados nas eleições que despertam a curiosidade tanto de jornalistas quanto de eleitores. Por exemplo: no tópico “Desinformação”, saiba o que é, o que o TSE já fez a respeito, conheça o Programa de Enfrentamento à Desinformação e as parcerias que o Tribunal fez com as plataformas de redes sociais para informar corretamente o eleitor e ajudar no combate às fake news.
Tópicos como biometria, desincompatibilização, propaganda eleitoral e o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação também são abordados no material, entre outros.
Confira o Guia do Jornalista (perguntas e respostas).
Glossário de TI
E se você não está familiarizado com a linguagem técnica utilizada no processo eleitoral, o Glossário de TI pode te ajudar. Hacker, hardware, software, flash card, log, malware, hash, trusted, blockchain, criptografia e zerésima são alguns exemplos das palavras que você pode encontrar em diversas matérias que abordam as eleições, mas que não explicam detalhadamente os significados desses termos.
O material também apresenta conceitos claros, confiáveis e objetivos sobre assinatura digital, barreiras de segurança, Boletim de Urna, código-fonte da urna, observadores eleitorais, registro digital do voto, sala-cofre do TSE, Teste de Integridade da Urna Eletrônica e voto secreto, entre outros.
Acesse o Glossário de TI.
Mais informações
Vale lembrar que o Portal do TSE divulga notícias sobre o sistema eletrônico de votação e todo o processo eleitoral diariamente contendo as principais informações de forma clara e transparente, para toda a população.
O Tribunal possui, também, perfis oficiais nas principais redes sociais. Use o mecanismo de busca de sua plataforma preferida e siga o TSE nas redes. Posts diários e na linguagem do internauta pretendem deixar você bem informado, enquanto se diverte com um conteúdo diferenciado e criativo.
RS/LC, DM