RENATO SANTOS 21/11/2022 O preço da barganha Ao abrir a discussão com os governadores de formas para reduzir o impacto do pagamento das parcelas da dívida dos Estados com a União – transferindo para o futuro o custo do alívio no presente –, o governo Dilma Rousseff estava menos preocupado com a crise financeira que aflige os Executivos estaduais do que com o ganho político que esperava obter. Somente um dos exemplos que Lula vai enfrentar, lembram desse caso?
O Esterco de bode, já esta sendo preparada para os brasileiros, trata-se de uma pandemia que o governo Bolsonaro não conseguiu evitar e nem o Lula as trocas por ministérios e não pelo País, a população quem paga as contas, seja esquerda ou direita.
No governo do Bolsonaro a esquerda fez o que queria, mas agora o Congresso vai ser oposição apesar que alguns já estão sendo vendidos, mas esses vão ter troco é o conhecido quem comeu meu pão de queixo.
O inferno do lula começou antes do previsto. O plano do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva era, a exemplo do que fez há 20 anos, só começar a divulgar sua equipe de governo a partir do dia 10 de dezembro, mas crescem as pressões de aliados para antecipar esse calendário, principalmente na área econômica. Assessores ligados ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin gostariam de ver logo escolhido o ministro da Fazenda para servir de interlocutor com o mercado, enquanto pessoas próximas a Lula dizem que essa escolha poderia facilitar a negociação com o Congresso para a aprovação da PEC da Transição.
Nem tomou posse e já tem atritos. E a composição do governo começa a gerar atritos em quem já pensa nas eleições de 2026.
Simone Tebet vai começar senti o valor das três moedas de prata. Setores no PT são contra a nomeação da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que participou ativamente da campanha de Lula no segundo turno, para o Ministério do Desenvolvimento Social (atual Cidadania).
Caiu da égua traidor não tem vez. Ali ela controlaria o orçamento do Bolsa Família, o que lhe permitiria criar conexões com a população de baixa renda e aumentaria seu cacife eleitoral. Tebet por sua vez, não teria interesse nas pastas da Agricultura e da Educação. Não conhece a aérea uma analfabeta no assunto.
A troca entre dois caras de pau Arthur Lira o vendedor de sapatos do Lula vai dançar. Além da aprovação da PEC da Transição, o PT pretende apresentar ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), uma outra condição para apoiar sua reeleição: quer o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa.