Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2022

COPA DO MUNDO/22 <<> Uma Historia merecida no registro do Blog<<>> VAMOS ARGENTINA!". Dedicação, Foco, Messi marcou dois gols e depois 4 a2 nos pênaltis parabéns a equipe Tri Campeã ARGENTINA

 



RENATO SANTOS 18/12/2022   Dedicação,  foco, uma lição que  a  equipe  da Argentina  nos  deixou nessa copa de 2022, Qatar (AP) - A carreira única de Lionel Messi está completa. O craque argentino é finalmente campeão da Copa do Mundo.



Messi marcou dois gols e depois outro em um pênalti quando a Argentina venceu a França por 4 a 2 nos pênaltis depois de um empate por 3 a 3 no domingo para conquistar o terceiro título da Copa do Mundo, apesar de Kylian Mbappé marcar o primeiro hat-trick em uma final em 56 anos.



Agora não há debate. Messi está definitivamente no panteão dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, ao lado de Pelé - um recordista de três vezes campeão da Copa do Mundo do Brasil - e Diego Maradona, o falecido grande argentino com quem Messi foi tantas vezes comparado.

Messi conseguiu o que Maradona fez em 1986 e dominou uma Copa do Mundo para a Argentina. A tocha um dia passará para Mbappé, cujos gols tardios iluminaram uma das finais mais dramáticas dos 92 anos de história do torneio e imitaram o hat-trick de Geoff Hurst pela Inglaterra em 1966, mas ainda não.



"Vamos, Argentina!" Messi rugiu em um microfone no campo nas comemorações pós-jogo depois de jogar em uma partida recorde de 26 Copas do Mundo.


Messi esteve em forma cintilante desde o início, colocando a Argentina em vantagem de pênalti e fazendo parte do gol de Angel Di Maria que fez 2 a 0 aos 36 minutos.


Mbappé, por outro lado, foi anônimo até marcar dois gols em um intervalo de 97 segundos - um de pênalti, o outro um voleio de dentro da área - para levar o jogo para a prorrogação.

Messi marcou seu segundo gol aos 108 minutos, deixando a Argentina à beira do título mais uma vez, mas ainda houve tempo para outro pênalti de Mbappé para levar o emocionante jogo para um pênalti.


Gonzalo Montiel marcou o pênalti depois que Kingsley Coman teve uma tentativa defendida pela goleira argentina Emi Martinez e Aurelien Tchouameni perdeu para a França.


"Este é o meu sonho", disse Martinez.


A série de quatro vitórias consecutivas da Europa na Copa do Mundo chegou ao fim. O último campeão sul-americano foi o Brasil, e isso também foi na Ásia – quando Japão e Coreia do Sul sediaram o torneio em 2002.


A Argentina ganhou seus títulos anteriores da Copa do Mundo em 1978 e 1986. No Catar, o país garantiu a vitória na Copa América do ano passado, seu primeiro grande troféu desde 1993.


É o clímax da carreira internacional de Messi, que pode ainda não ter acabado aos 35 anos, porque ele está jogando tão bem quanto sempre. Afinal, ele terminou a Copa do Mundo com sete gols, um atrás dos oito de Mbappé.


Foi o final, também, para uma Copa do Mundo única – a primeira a ser disputada no Oriente Médio e no mundo árabe.


Para a Fifa e os organizadores do Catar, uma final entre duas grandes nações do futebol e os dois melhores jogadores do mundo representou uma maneira perfeita de coroar um torneio repleto de controvérsias desde a votação envolta em escândalos em 2010 para dar o evento a um pequeno emirado árabe.


O escrutínio de anos desde então se concentrou na mudança de datas do tradicional período de junho-julho para novembro-dezembro, fortes críticas à forma como os trabalhadores migrantes foram tratados e, em seguida, o desconforto em levar o maior evento do futebol para uma nação onde os atos homossexuais são ilegais.


No domingo, havia uma narrativa em jogo para a maioria das pessoas: Messi poderia fazer isso?


Ele poderia, apesar de Mbappé, de 23 anos - companheiro de Messi no Paris Saint-Germain - fazer tudo o que pudesse para imitar Pelé vencendo suas duas primeiras Copas do Mundo.


Messi se tornou o primeiro jogador a marcar na fase de grupos e em cada uma das oitavas de final em uma única Copa do Mundo.


Desde a impensável derrota da Argentina por 2 a 1 para a Arábia Saudita em seu jogo de abertura do grupo, Messi tem sido um homem em uma missão - abraçando a responsabilidade de liderar sua seleção nacional em sua última Copa do Mundo e jogando no espírito de Maradona, unindo suas habilidades deslumbrantes com agressividade raramente vista.


Maradona nunca marcou em uma final, no entanto. Messi tem, permitindo-lhe apagar memórias de sua única outra final de Copa do Mundo - em 2014, quando a Argentina perdeu para a Alemanha por 1 a 0 e Messi desperdiçou uma grande chance no segundo tempo.


Naquela noite, no Maracanã, Messi olhou para o troféu dourado da Copa do Mundo que lhe escapou.


Oito anos depois, ele a elevará no maior momento de uma carreira como nenhuma outra.

Cobertura da Copa do Mundo AP: https://apnews.com/hub/world-cup e https://twitter.com/AP_Sports