Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

CUBA CONFIRMA OFICIALMENTE A MORTE DO GENERAL DE RESERVA SXITO BATISTA SANTANA


Na tarde de ontem, 29 de junho, morreu de uma doença dolorosa, o corpo do General do exército da reserva Sixto Batista Santana.

Ele nasceu em 28 de março de 1932, no município de San Luis, província de Santiago de Cuba, em uma família muito humilde.

Com apenas 6 anos teve que mesclar para trabalhar para ajudar a sustentar a família, que impedida para frequentar a escola até 12 anos de idade, mal atingindo a 5ª. grau.

Estas duras realidades feitas em 1957, ele começou a colaborar com o movimento 26 de julho, sendo nomeado chefe de um grupo de ação deste movimento, participando na coleção de armas e sabotagem.

Em 1958, juntou-se a terceira frente Mario Muñoz, sob o comando do comandante Juan Almeida Bosque, participando ativamente em várias ações de combates, até janeiro de 1959, que é nomeado para a vanguarda da coluna quando o comandante-em-chefe para a capital a marchar.

Em sua vida como um combatente e oficial das forças armadas revolucionárias-foi subindo no grau militar de soldado para geral do corpo de exército, em 2004. Ocupou várias responsabilidades na cadeia de comando, de chefe de empresa, chefe da direção política de Far.

Qualidades de comando e os resultados alcançados em seu trabalho é selecionado para estudar na escola de oficiais de mortes e a extremo "General Máximo Gómez" Academia.

Cumprida a missão internacionalista na República de Angola e Etiópia, participando diretamente em ações de combates diferentes.

Formou parte da Comissão, que organizou a transferência dos restos mortais para a terra natal dos lutadores cubanos caídos na realização de missões de internacionalista, conhecidas como operação tribute.

Sixto Batista era uma foto da revolução que, por sua capacidade, conhecimento e experiência, não só cumpriu as tarefas das forças armadas revolucionárias, mas em outras instituições do país. Ele foi chefe do departamento militar Comité Central do partido, chefe da política endereço do Ministério do Interior, Nacional Coordenador dos comités de defesa da revolução e outros orientados pela direção do partido e do estado.

Os méritos acumulados tornou credor da condição do fundador do partido comunista de Cuba, a militância, que ocupou até sua morte. Entrou para o Comité Central do partido comunista de Cuba, do primeiro Congresso até o sexto. Ele era o substituto do Politburo, do Secretariado do Comité Central do partido e o Conselho de estado, bem como deputado à Assembleia Nacional do poder popular.

Por suas contribuições para a defesa da pátria, sua carreira, a lealdade para com a causa revolucionária e sua atitude no desempenho das missões atribuídas que lhe fosse concedida diferentes prêmios, incluindo "a medalha da luta clandestina e o lutador de guerra de libertação", ordem de primeiro grau de Ernesto Che Guevara e encomendar Antonio MaceoMedalha Medalha de primeira classe Eliseo Reyes do lutador internacionalista de primeira classe e a ordem de serviço à pátria.

A vida e obra do companheiro geral do corpo do exército Sixto Batista Santana de exemplo de modéstia, a honestidade e a entrega são sem limite para a sua profissão, para as forças armadas revolucionárias, o Ministério do Interior e a revolução, que se juntou a sua lealdade infinita para o comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz e o General de Ejército Raúl Castro Ruz.

Pela vontade do corpo do General do exército da reserva Sixto Batista Santana, seu corpo foi cremado e suas cinzas serão exibidas na cerimônia familiar, hoje 30 de junho de 13:00 a 17:00, no Panteão dos veteranos do cemitério Colombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.