Em Nova Esperança PR, a Copa do Mundo também está mexendo com a rotina das famílias que criam bicho da seda. As mulheres foram escolhidas para produzir um cachecol, que vai ser vendido para os turistas.
O que não falta na paisagem das vilas rurais de Nova Esperança, no noroeste do Paraná, é pé de amora. A planta alimenta uma criação importante para a região, a do bicho da seda.
Dos bichinhos vêm a principal fonte de renda de Dirce dos Santos, há 25 anos. Dela e de centenas de outros criadores do município, mas antes, o trabalho terminava com a entrega dos casulos para venda. Agora, parte da produção vai para uma empresa de Maringá, vira fio, e é tingido com produtos naturais. Os novelos voltam para as vilas rurais, para as mãos de quem começou o processo. Dirce passa todos os momentos livres no tear, trançando os fios de seda, que se transformam em lindos cachecóis.
O mesmo trabalho é feito por mais 36 artesãs que moram na área rural de Nova Esperança e fazem parte da cooperativa Artisasn Brasil, que existe desde 2009. Os cachecóis já foram vendidos até para fora do país, mas a produção e a venda eram sempre em pequena escala, era preciso encomendar. O desafio que elas estão vivendo agora é bem maior.
A produção estimada é de mais de 4 mil peças e tudo isso por um mesmo motivo: a Copa do Mundo. Os produtos serão vendidos em lojas credenciadas nas cidades que vão sediar os jogos.
Vai ter gente do mundo inteiro de olho no trabalho das artesãs e para conquistar os gringos, além da beleza e da qualidade dos produtos, há etiquetas com a história da cooperativa em sete idiomas. Uma outra etiqueta mais especial possibilita com um aplicativo de celular, o acesso a todas as informações pela internet.
Poucas empresas do Brasil foram selecionadas para participar do programa Talentos do Brasil Rural, do Sebrae. Os escolhidos vão comercializar seus produtos nas cidades da Copa.
Alice Gargario é campeã de produtividade e perdeu as contas de quantos novelos já usou. Só ela fez mais de 500 cachecóis e todas as encomendas serão entregues ainda nesta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.