Estados Unidos viajam para um "número de vistos dos funcionários negado venezuelano que acusados de violações aos direitos humanos, anunciou na quarta-feira um porta-voz do departamento de estado.
"Com este passo, enfatizamos nosso compromisso com as pessoas responsáveis que cometem violações dos direitos humanos," ele disse em um comunicado o porta-voz Marie Harf, notando que Washington não vai publicar nomes das pessoas afetadas.
"Nossa mensagem é clara: aqueles que cometem tais abusos não serão bem-vindos nos Estados Unidos", disse o Harf, indicando que Washington não vai publicar nomes das pessoas afetadas.
As acusações remontam aos protestos contra o governo que abalou várias cidades venezuelanas entre fevereiro e maio, e que terminou com um pedágio de 43 mortos e centenas de feridos.
De acordo com os Estados Unidos, o governo venezuelano respondeu às manifestações com "detenções arbitrárias" e "uso excessivo da força" e repetidamente procurou intimidar juridicamente a dissidência, limitação da liberdade dos adversários imprensa e silêncio.
O governo americano reiterou que as restrições são destinadas a determinados funcionários e não afetam a população venezuelana.
A Câmara dos representantes do Congresso dos EUA aprovou na tarde de maio, uma lei que determina o governo do Presidente Barack Obama para congelar bens e restringir vistos contra venezuelanos funcionários acusados de violar direitos humanos durante as recentes manifestações.
O Senado está estudando uma lei similar.
Mas o executivo repetidamente tinha distanciou-se dessa opção, salientando que não era necessário ou apropriado e preferindo um diálogo político na Venezuela.
Venezuela e embaixadores de falta de Estados Unidos desde 2010.
Apesar da tensa relação bilateral, Estados Unidos é o principal comprador de petróleo da Venezuela, que por sua vez importar milhares de produtos do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.