O Parlamento russo ratificou nesta sexta-feira um acordo bilateral entre Moscou e Havana pelo qual a Rússia perdoa 90% da dívida de Cuba com a extinta União Soviética.
Dessa forma, Moscou poupa do pagamento de US$ 31,7 bilhões seu parceiro caribenho, com o qual mantém uma histórica relação desde a Revolução Cubana.
O resto da dívida, cifrada em US$ 3,5 bilhões, deverá ser paga pr Havana em 20 prazos durante os próximos dez anos.
O governo cubano depositará o dinheiro em uma conta aberta por uma entidade financeira pública russa no Banco Nacional de Cuba com a condição de que a Rússia só poderá dispor deste para investimentos em território da ilha.
A ratificação do convênio - votada a uma semana que o presidente russo, Vladimir Putin, visite Havana no transcurso de sua viagem pela América Latina- fecha uma dura negociação que durou duas décadas e que cristalizou em um convênio assinado em outubro de 2013, informaram as agências russas.
Havana será a primeira parada do chefe do Kremlin em uma viagem durante a qual também visitará Argentina e Brasil, onde assistirá à final da Copa do Mundo. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.