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sábado, 16 de agosto de 2014

CAIXA PRETA DE QUALQUE AERONAVE SUPORTA 1.100 GRAUS DE TEMPERATURA, SUPORTA MAIS DE 3 MIL VEZES O IMPACTO, TEM 30 MINUTOS DE GRAVAÇÃO E DUAS HORAS DE AUDIO ISSO É 700 PARÂMETROS, TEM UM ALARME QUE PODE SER OUVIDO A MAIS DE 4 MIL METROS SE CAIR NA ÁGUA, ENTÃO ONDE ESTA A CAIXA DA AERONAVE DO EDUARDO CAMPOS,

Estando a  fazer pesquisas  sobre  os funcionamentos das  CAIXAS  PRETAS, um amigo  meu CORONEL DA FORÇA AEREA  NORTE  AMERICANA, QUE  ME PEDIU  NÃO  CITAR  O NOME DELE, pela  sua  posição que  ocupa  passou  algumas  funções, dessa mestiriosa  caixa preta. Ele  começa a explicar dando exemplo de  HD  de um computador, que armazena  todas as  informações  que voce  capta e grava  além de comandar  um sistema operacional, claro, num PC, há  várias  divisões, como  as memorias, os periféricos  com suas habilidades,mas no HD, além de  ter,  os chamados espaços  para uma  pessoa  comum há  dois  discos  rígidos  onde ficam armazenados  as informações, a CAIXA PRETA não  é muito  diferente.


Chamo  atenção  nos pratos  ou discos, pois  são eles  que  guardam  todas  as informações  do  seu PC,isso acontece  quando  estamos  comversando, na internet, digitando textos, em fim tudo, agora quando se tiram esse  prato e  substitue  por outro  as  informações  não  se tem, isso acontece muito  quando a POLICIA FEDERAL, começa a  fazer investigações, os criminoso  tiram e  substituem por  outros, técnicos  de informatica podem fazer isso, para  não danificar, nenhuma peça de um conjunto  total.

Seria  possível  fazer isso  numa  caixa  preta.

vejamos:


Essa  é  uma  das partes  mais importantes de  uma CAIXA PRETA.

Laranja mecânica
A caixa-preta suporta um impacto de mais de 13 toneladas
SAI DA LATA

Geralmente a caixa-preta é fechada com parafusos, mas depois de um acidente o mais comum é cortar a tampa para retirar os chips e colher as informações.


VEJA  O  MODELO  DA CAIXA  PRETA  DO JATO  DO EDUAR  CAMPOS 





A leitura dos chips é feita por um computador, que converte os parâmetros em gráficos e, nos equipamentos modernos, pode até recriar o vôo em 3D, como em um videogame

DURA NA QUEDA

A tampa que reveste os componentes eletrônicos é composta de uma liga ultra-resistente de titânio e aço. Além disso, uma espécie de esponja protege os componentes do calor. Uma caixa-preta pesa cerca de 4,5 quilos e suporta um impacto de mais de 3 mil vezes esse peso. Resiste por uma hora a uma temperatura de 1 100 ºC e por 10 horas a 260 ºC

DADOS REUNIDOS

A caixa-preta grava informações vindas de todas as grandes áreas do avião: motor, asas, freios etc. Mas a caixa não se comunica diretamente com elas. Sensores reúnem os dados de cada área e os encaminham para a unidade de aquisição, geralmente posicionada sob a cabine. Esse equipamento junta tudo e manda para a caixa através de apenas dois cabos (um de áudio e outro de parâmetros)

CAIXA NO FUNDÃO

O posicionamento da caixa dentro do avião é tão importante quanto a blindagem para manter os gravadores intactos em caso de acidente. Ela fica na cauda da aeronave, que costuma ser a última parte a sofrer o impacto da queda. No caso recente do avião da TAM, em São Paulo, por exemplo, a cauda era a única parte identificável após a explosão


ESSE  É  UM DOS EXEMPLOS DA CAIXA PRETA DE UM BOING 




ESSA  É  CAIXA  PRETA  NORMAL DE  UM AVIÃO DE PEQUENO PORTE  NO CASO  DO EDUAR CAMPOS.






MEMÓRIA EXPANDIDA

Quando o sistema de gravação usava fitas magnéticas (como as dos cassetes), uma caixa-preta não suportava mais do que 100 parâmetros (dados da aeronave) e 30 minutos de áudio. Quando excedia esse limite, passava a gravar em cima dos dados antigos. Mas hoje, como a gravação é digital (como nos computadores), o limite passou para 700 parâmetros e duas horas de áudio

PROPAGANDA ENGANOSA

De preta, a caixa só tem mesmo o nome. A maioria é laranja berrante, para facilitar sua localização em caso de acidente. Se o avião cair na água, um sinalizador instalado do lado de fora da caixa dispara um alarme de som, que pode ser ouvido a uma distância de mais de 4 mil metros. O disparador do alarme é acionado pela própria água.

A caixa-preta é constituída de dois mecanismos de gravação: um que só grava áudio e outro que registra dados da aeronave durante o vôo. 


O primeiro, chamado cockpit voice recorder (CVR), grava tudo o que é captado por, geralmente, três microfones: um do comandante, um do co-piloto e outro que fica em um painel na parte de cima da cabine, pegando o som ambiente. 


O outro mecanismo, o flight data recorder (FDR), registra os chamados parâmetros, que podem ser velocidade do avião (tanto em relação ao vento quanto ao solo), as posições em que os manetes (alavancas que controlam as turbinas) foram colocados, o momento em que determinados botões foram acionados etc. 


Muitos aviões têm o CVR e o FDR em caixas-pretas separadas, mas a tendência é que eles fiquem juntos, como nas caixas mais modernas. Uma curiosidade em relação à caixa-preta é que geralmente ela não é preta: o mais comum é que seja pintada com uma cor chamativa, para, no caso de acidente, facilitar a localização entre os destroços do avião. 

O "preta" do nome tem duas explicações. A mais comum é que os primeiros gravadores de dados de aviões, criados no final da década de 1940, na Inglaterra, de fato eram cobertos por uma tampa preta. 

A segunda tem a ver com um costume, surgido durante a Segunda Guerra Mundial, entre os aviadores da Força Aérea britânica: novos equipamentos eletrônicos, como radares e visores, eram chamados de black boxes, porque freqüentemente ficavam acondicionados dentro de caixas de coloração escura.



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