UIPA- União Internacional Protetora dos Animais
NOTA DE FALECIMENTO
Com sincero pesar, a UIPA comunica o falecimento de Rose Teixeira Orlandi Pita, presidente da UIPA Guarujá, que faleceu na data de ontem.
Desde 1997, lutou pelo fim da eliminação de animais saudáveis pelo Centro de Controle de Zoonoses do Guarujá, que acabou sendo o primeiro município a proibir a prática.
Dedicava-se a resgatar, recuperar e encamnihar à adoção animais matratados e abandonados, além de verificar denúncias de maus-tratos e encaminhá-las às autoridades.
Estamos de luto.
Vanice Teixeira Orlandi
Presidente
Fundada em 1895
A UIPA é a associação civil mais antiga do Brasil, responsável pela instituição do Movimento de Proteção Animal no país, no século XIX.
Em 1893, o suiço Henri Ruegger dispôs- se a denunciar os maus-tratos a que era submetido um cavalo, em plena área central de São Paulo, mas indignou-se ao tomar ciência de que inexistia, no país, entidade destinada à proteção dos animais.
Inspirado por Henri Ruegger, o jornalista Furtado Filho publicou artigo sobre maus-tratos no “Diário Popular”, dando ensejo a inúmeras manifestações, conclamando a sociedade a erguer voz contra os maus-tratos infligidos aos animais.
Lançou-se, então, a ideia de se criar no Brasil uma associação protetora dos animais. Constituiu-se uma comissão para criar a UIPA, fazendo vir das entidades estrangeiras as informações de base, enquanto se espalhavam as listas para a inscrição de associados, nas quais se liam os nomes de escritores, de educadores, de jornalistas e de honrados representantes do Poder Público.
DA FUNDAÇÃO
Aos 30 de maio de 1895, constituiu-se a primeira Diretoria da UIPA, cujo presidente era Ignácio Wallace da Gama Cochrane, descendente de nobres ingleses, Superintendente das Obras Públicas de São Paulo, Senador da República, fundador do Instituto Pasteur e da Companhia Telefônica de São Paulo. Cochrane foi deputado provincial em São Paulo e deputado geral, em cujo mandato lhe coube referendar a Lei Áurea.
Por ocasião da Assembleia Geral de Instalação da UIPA, Cochrane traçou-lhe o perfil jurídico, que logrou conservar até os dias atuais: “ Frequentes e repetidos são ainda, infelizmente, os maus-tratos , os atos de verdadeira crueldade infligidos aos animais… Por honra nossa, cumpre afirmá-lo, não tem cessado a imprensa local de clamar contra esses abusos, profligando-os com máxima energia. Promover, portanto, não só a decretação de outras leis e medidas complementares, mas auxiliar eficazmente o Poder Público para que, fiel e rigorosamente, sejam observadas e respeitadas as disposições legais, é uma necessidade que se impõe e que só, por meio da associação, interessando o maior número, poder-se-á conseguir.”
DOS CÉLEBRES PRESIDENTES
Além de Ignácio Wallace da Gama Cochrane, primeiro presidente, a UIPA teve outros célebres presidentes:
Conselheiro Antonio Prado: Prefeito de São Paulo, Ministro do Exterior e da Agricultura. Participou da elaboração da Lei do Ventre Livre.
Alcântara Machado: escritor, vereador, deputado e senador. Ocupou a cadeira nº 1 da Academia Paulista de Letras.
René de Castro Thiollier: idealizador e empreendedor da Semana de Arte Moderna
Estévam de Araújo Almeida: jurista
DE OUTROS DIRIGENTES ILUSTRES
Bento de Paula Souza: Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo e Ministro da Marinha;
Horácio Belfort Sabino: Fundador da Companhia City que projetou e implantou os bairros do Jardim Paulista, Jardim América e Alto de Pinheiros
Fernando de Albuquerque: Senador da República. Participou do Conselho de Intendência que governou a cidade de São Paulo.
Domingos Jaguaribe: Ministro dos Negócios da Guerra
Pedro Didier: Criador da primeira agencia de publicidade brasileira
Pedro Vicente de Azevedo: Governador de São Paulo
Márcia Browne: Educadora
João Caiaffa: Escritor, Professor e Tradutor. Trabalhou para a edição do Decreto 24.645/34.
Affonso Vidal: redator do projeto de lei que transformou-se no texto do Decreto 24.645/34, que até os dias de hoje é o mais importante diploma legal protetivo dos animais, que tem natureza de lei federal, por ter sido editado em período da ditadura.
Anna Guttemberg: Fundadora do Movimento Antivivisseccionista Brasileiro. Como ambientalista, integrou a Diretoria da UIPA até falecer em 1993, quando a Câmara Municipal deu seu nome à uma praça paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.