QUARTO BLOCO
Fim do último debate da TV Globo.
23h58
QUARTO BLOCO
"Chego ao final dessa campanha de pé, honrado. Não sou mais um candidato de um partido político, sou o candidato da mudança e da generosidade", inicia Aécio, que assume o título de candidato da esperança. Ele citou o avô Tancredo Neves e foi ovacionado pelos companheiros de partido.Ele ainda citou a passagem do apostololo PAULO.
23h55
QUARTO BLOCO
Começa o período de considerações finais. Dilma é a primeira a falar com os eleitores. "O Brasil que estamos construindo é o Brasil do amor, da construção e da união. O País que quer crescer e melhorar de vida", diz Dilma. Segundo ela, "nem crise e nem pessimismo" irá tirar dos eleitores o que eles conquistaram.
23h53
QUARTO BLOCO
A última eleitora indecisa é Elizabeth, economista de Fortaleza (CE), que pergunta sobre a oportunidade de trabalho para pessoas maduras.
23h50
QUARTO BLOCO
Tucano cita projetos de bolsas como "Poupança Jovem", que ajudaria estudantes a concluir os estudos. Após pedir uma reflexão aos eleitores, Dilma fala que o combate às drogas deve ser focado em duas frentes: tratamento e prevenção.
23h48
Eleitora indecisa é professora traz a questão das drogas para o debate. Presidente Dilma volta a citar os investimentos de 17 bilhões em combate ao crime organizado e explica os feitos das operações durante a Copa do Mundo, a Lei da Ordem. "Por isso quero mudar a Constituição, responsabilizando o governo federal pelo combate às drogas".
23h45
QUARTO BLOCO
Dilma começa a réplica exaltando operações conjuntas das polícias com as Forças Armadas. E cita operações do governo federal que atua com o governo do Rio para pacificar favelas, como a da Maré.
23h43
QUARTO BLOCO
Eleitor indeciso do Rio de Janeiro traz a questão da segurança pública nas comunidades cariocas. Aécio responde dizendo que o tema é uma das prioridades do seu governo, protegendo as áreas de fronteiras e fluxo de armas e drogas no País. E defende ainda uma reformulação do Código Penal para diminuir a sensação de impunidade.
23h41
QUARTO BLOCO
"Não vou terceirizar as responsabilidades, Elizabeth", diz Aécio atacando a candidata Dilma, que acompanha ao lado. Segundo o tucano, ele irá tratar a questão pessoalmente e não irá transferir aos municípios e Estados. A petista então volta para a réplica e diz que o rival não cumprirá o que prometeu, pois não é uma obrigação da União.
23h39
"Não vou terceirizar as responsabilidades, Elizabeth", diz Aécio atacando a candidata Dilma, que acompanha ao lado. Segundo o tucano, ele irá tratar a questão pessoalmente e não irá transferir aos municípios e Estados. A petista então volta para a réplica e diz que o rival não cumprirá o que prometeu, pois não é uma obrigação da União.
23h39
QUARTO BLOCO
No último bloco, eleitores indecisos voltam a questionar os candidatos à Presidência. Dilma responde a primeira pergunta do bloco de Elizabeth, do Rio de Janeiro. O tema é coleta de esgoto e moradia em situações de risco. A petista então explica que o saneamento é de responsabilidade do Estado e municípios, mas que o governo federal faz investimentos por ser uma questão de saúde pública.
23h31
TERCEIRO BLOCO
Fim do terceiro bloco.
23h30
TERCEIRO BLOCO
Após questão sobre o Enem e programas educacionais, Aécio voltou a exaltar a sua gestão em Minas Gerais e disse que já foi considerado por Dilma com um "governador exemplar". A petista então reconheceu que chegou a acreditar na gestão de Aécio até descobrir que Minas Gerais se tornou o segundo Estado mais endividado do País.
23h29
TERCEIRO BLOCO
"O senhor precisa estudar mais", volta Dilma para a tréplica, dizendo que só o Ministério Público pode reabrir casos arquivados e engavetados. O assunto subiu o tom de debate e gerou novas manifestações da plateia.
23h25
TERCEIRO BLOCO
Aécio Neves faz questionamento sobre o caso do mensalão e pergunta se ex-ministro José Dirceu foi condenado corretamente. "Se o senhor falar sobre o mensalão mineiro. Os casos ligados do meu partido foram condenados e foram para a cadeia", responde Dilma, que classificou a estratégia de Aécio como estranha. Ela ainda citou que o governo tucano engavetou casos anteriores de corrupção do PSDB.
23h34
TERCEIRO BLOCO
Dilma faz pergunta sobre agricultura e é criticada pelo rival por estar "olhando no retrovisor do passado". A petista então volta para a tréplica dizendo ser necessário falar de governos anteriores porque são credenciais para o futuro. "Vamos debater o Brasil daqui para frente. Quem fala muito do passado, quer evitar o presente ou não tem nada para apresentar para o futurno", defendeu Aécio.
23h19
TERCEIRO BLOCO
Tucano falou que defende o fim da reeleição e o mandato de cinco anos a todos os cargos políticos. E acusa o PT de ter rendimento milionário em campanhas políticas. Dilma então alertou o adversário que falava sobre financiamento empresarial e não privado. "São coisas diferentes, candidato".
23h17
TERCEIRO BLOCO
Aécio Neves faz uma pergunta sobre reforma política e questiona a presença de Dilma Rousseff no Planalto. A petista ainda cita o fim do financiamento de empresas e paridade de gêneros na política. E diz ainda que tucano não é a favor do fim da reeleição.
23h14
TERCEIRO BLOCO
"O fato é que a água é responsabilidade do Estado, nós somos parceiros e demos o dinheiro para projetos. Não planejar no Estado mais rico do País é uma vergonha", rebateu Dilma. A petista ainda citou o jornalista José Simão, que escreveu que o governo tucano criará o programa Meu Banho Minha Vida. Dilma é aplaudida pela plateia.
23h12
TERCEIRO BLOCO
Aécio volta a afirmar que apenas 11% dos repasses chegaram aos brasileiros com deficiência. Dilma então faz pergunta sobre planejamento e a questão da água em SP. Tucano então ataca dizendo que o problema não é apenas estadual e sim federal, usando fala do Tribunal de Contas da União contra a Agência Nacional das Águas (ANA).
23h08
TERCEIRO BLOCO
Dilma nega e volta a classificar Aécio Neves como desinformado. "O meu governo não atrasa os programas sociais". A petista ainda compara os gastos com o Bolsa Família dos governos do PT e PSDB.
23h06
TERCEIRO BLOCO
Começa o terceiro bloco. Aécio e Dilma voltam a fazer perguntas entre si. O tucano é o primeiro a falar e cita o fundo aos programas de assistência aos deficientes.
23h04
SEGUNDO BLOCO
Fim do segundo bloco do debate.
23h01
SEGUNDO BLOCO
O tucano continua propondo ainda a inclusão cesta de medicamentos no valor das aposentadorias. Dilma então esclarece que o fator previdenciário foi criado pelo governo PSDB e aposta em novos acordos com as centrais sindicais.
22h59
SEGUNDO BLOCO
Eleitora Carla, de Curitiba, trata a questão dos idosos. Aécio Neves responde citando que o atual governo não dá atenção aos contribuintes em tal faixa etária. "Nós vamos rever o fator previdenciário, pois dará um alívio muito importante aos aposentados", promete o tucano olhando para a eleitora.
22h56
SEGUNDO BLOCO
Aécio então olha para a eleitora, que chama de conterrânea, e diz que os brasileiros estão cansados de acordar com novas denúncias de corrupção. "Olho nos seus olhos e vamos tirar o governo PT do poder", disse o tucano. A plateia volta a aplaudir o candidato Aécio Neves e é novamente repreendida pelo mediador.
22h54
SEGUNDO BLOCO
Eleitora Adriana, de Vespasiano (MG), fala sobre corrupção. "Como irá acabar com a corrupção do Brasil e os culpados sejam responsabilidades?", perguntou. Dilma é quem responde. Segundo a petista, a eleitora está correta ao classificar a lei como branda. E aproveita oportunidade para citar um conjunto de ações contra crimes de colarinho branco.
22h52
SEGUNDO BLOCO
"Creche e pré-escolas são o futuro desse País. Acredito muito nesses brasileirinhos e brasileirinhas", começa a réplica Dilma. Ela citou ainda os investimentos do pré-sal, que serão destinados para a educação. Aécio inicia a tréplica atacando o governo do PT, "que teve 12 anos para fazer e não fez".
22h49
SEGUNDO BLOCO
Eleitora Renata, de Belém, questiona a valorização dos professores e o futuro das novas gerações Brasil. Aécio diz que enfrentará os grandes desafios com coragem e cita a sua gestão no governo de Minas Gerais, que "tem a melhor educação" do País. Além disso, o tucano cita a construção de creches.
22h47
SEGUNDO BLOCO
Dilma erra e chama o eleitor de "candidato" na tréplica. "Você pode se tornar um candidato um dia", disse a presidente.
22h46
SEGUNDO BLOCO
Na réplica, Aécio ataca a propaganda oficial do PT dizendo que as propostas sobre o programa habitacional não foram cumpridas. E promete ampliar o Minha Casa Minha Vida.
22h45
SEGUNDO BLOCO
Dilma Rousseff irá responder a primeira pergunta do eleitor indeciso de São Paulo. "Qual será a sua política para quem mora de aluguel, pois os preços estão muito difíceis", questiona o eleitor. A petista começa a falar do programa Minha Casa Minha Vida e como o programa será ampliado.
22h43
SEGUNDO BLOCO
Começa o segundo bloco do último debate antes das eleições. Neste quadro, eleitores indecisos, que foram previamente selecionados pelo Ibope, fazem perguntas a Dilma e Aécio.
22h39
23:37 Indecisos
Eleitora indecisa pergunta a Dilma sobre saneamento
Meu nome é Elizabeth da Silva Gomes Andrade. Tenho 48 anos e sou dona de casa. A maioria dos bairros próximos de onde eu moro têm esgoto a céu aberto, quando chove, as pessoas perdem um pouco do que puderam conquistar. O que impede, de verdade, os governos resolverem esse problema?
23:36
Começa o quarto bloco do debate
Neste último bloco, os candidatos responderão novamente a eleitores indecisos selecionados pelo Ibope, além de fazer suas respectivas considerações finais.
23:32
Termina o terceiro bloco
No próximo bloco, os candidatos voltarão a responder perguntas de eleitores indecisos.
23:31 Aécio Neves
Tréplica de Aécio
Nem o fato de ter passado toda sua vida longe de Minas Gerais justifica ofender tanto a realidade de Minas Gerais, candidata. A senhora no último debate fez uma ofensa aos fatos e teve o constrangimento, acredito eu, de ler no dia seguinte um documento do Ministro do Tribunal de Contas dizendo que aprovou as nossas contas, aliás, foram aprovadas por unanimidade, pela correção dos nossos investimentos, candidata. Quem não gasta em saúde é o seu governo. Em 2009, o TCU pediu que vocês retirassem do cálculo do gasto com saúde recurso para o Bolsa Família, candidata. Essa é a grande realidade. Vocês demoraram a regulamentar a emenda 29 muito mais do que era cabível, aceitável. Minas Gerais é um estado extraordinário, candidata, é um estado que só cresce, tem a melhor educação fundamental do Brasil, a melhor saúde da região Sudeste, porque teve um governador muito correto, candidata.
23:30 Dilma Rousseff
Réplica de Dilma
Já que o senhor perguntou, eu quero dizer que a sua máquina de propaganda, candidato, é muito eficiente. Eu acreditei no seu software de gestão até saber que o senhor tinha conseguido transformar o estado de Minas no segundo mais endividado do país. Eu acreditei, candidato, que o senhor investia em saúde e educação, até ler um parecer do TCU em que fica claro que o senhor não cumpria o mínimo constitucional. Nem em saúde nem em educação. Agora, candidato, vocês nunca foram a favor do Prouni, vocês entraram no Supremo Tribunal Federal pedindo para que essa, que a lei do Prouni fosse considerada inconstitucional. Candidato, no Enem vocês sempre criticaram. Agora, que 8,7 milhões de pessoas estão fazendo isso, o senhor vem aqui dizer que concorda?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.