O transporte do Município de Guarulhos, é uma vergonha, só tem lata veia andando na cidade e ainda dizem, que são ônibus. Nos terminais, nem se fala, no caso do Jardim São João, há somente uma empresa que domina todas as linhas e leva cerca de uma hora e meia ou até duas horas para chegar no destino, e ainda, outras linhas operadas pela mesma empresa que presta um serviço de qualidade duvidosa, chegando a ser ruim.
A ordem que os motoristas tem é mesmo de fazer um horário de duas horas, para não dar tempo pelo usuário de utilizar seu bilhete único em outros veículos e assim ficar em apenas uma passagem.
No terminal do Jardim São João, antes de chegar existe um ponto de onibus que precisa ser inativado, esse fica enfrente ao Banco Itaú, na estrada de Nazareh Paulista, não haveria necessidade, desse ponto a não ser aos onibus da EMTU.
Guarulhos em matéria de transporte esta bem longe de ser de melhor qualidade, por exemplo, as linhas de ônibus, Intermuncipais deveriam passar pelo terminal do Jardim São João, já que há integração com o bilhete único Municipal, como acontece no terminal do taboão, mas, não é feito isso.
No ano passado houve uma luta de briga por redução de R$ 0,20, mas, agora vai pra R$ 0.30 a mais, isso é, o preço aumentou de R$ 3,00 para R$ 3,50, agora fica uma questão ou o povo é burro, ou foi enganado mais uma vez, para servir de manipulação de manobra política.
No caso de GUARULHOS, o transporte é uma porcaria, para piorar existe uma linha do SHOPPING INTERNACIONAL ao AEROPORTO DE GUARULHOS, que ao usuário não permite integração com os demais linhas Municipal , o valor é de R$ 4,00, não se enganem, outras linhas que circulam na cidade, como da Empresa VIPOL, que interliga com SÃO MIGUEL PAULISTA, da RESPONSABILIDADE EMTU, outra linha que interliga ITAIM PAULISTA via VILA MARA, da EMPRESA RADIAL, e outra linha da EMPRESA VIPOL que interliga com a ESTAÇÃO JOÃO BOSCO, não aceitam o bilhete único do MUNICIPIO como as demais LINHAS INTERMUNCIPAIS .
Os novos carros para linhas do MUNICÍPIO, que precisa ser colocadas o mais rápido possível, com mais conforto e segurança para atender as necessidades dos usuários e a diminuição dos horários ao invés de gastar duas horas, pelo menos 45 minuto até o CENTRO.
Quais os trechos mais complicados, são esses: DA PRAÇA OITO DE DEZEMBRO VIA AVENIDA OTÁVIO BRAGA DE MESQUITA, O TRONCAMENTO COM AVENIDA MONTEIRO LOBATO, essas vias precisa de corredores de ônibus, e a causa são os semáfaros que não abrem juntos. Os horários são de bicos são das 6 horas até as 8 horas da manhã e a tarde das 17 horas até as 19 horas.
Os pontos de ônibus, é uma tragédia, esse ponto( foto), fica no centro, é uma vergonha, tinha alí um posto da GUARDA MUNICIPAL que dava um pouco de segurança aos passageiros principalmente a noite, mas, mudaram de endereço, todos os pontos são descobertos, sem segurança, não há bancos, totalmente um lixo e uma vergonha.
Outro inferno no transporte coletivo, fica na Avenida João Gonçalves com Avenida Tiradentes, tem mais semáfaros do que transito livre, há um que beneficia os VEREADORES DE GUARULHOS. Isso atrasa a vida de todos os passageiros.
A tarifa de ônibus deverá ser reajustada até o final deste ano entre R$ 3,40 e R$ 3,50. A informação foi confirmada pelo prefeito Sebastião Almeida na tarde desta quarta-feira.
Segundo ele os prefeitos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo estão dialogando para que todas essas cidades adotem o mesmo valor.
“O município só tem dois caminhos: ou aumenta a passagem ou o subsídio. Ninguém aumenta a tarifa porque quer e sim baseado em uma série de quesitos que engloba o desgaste dos veículos, dos pneus, o diesel que tem aumentado significativamente no país, entre outros. Mas os onibus não são biodissel senhor prefeito.
Agora nós estamos fazendo uma discussão com os prefeitos para se chegar a um acordo”, explicou.
O valor da tarifa foi reajustado para R$ 3,30 em dezembro de 2012. No entanto, a exemplo de outros municípios da Região Metropolitana, Almeida reduziu meses depois para R$ 3.
De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), Celso Masson, estudos técnicos realizados pela pasta apontam que a tarifa deveria estar em R$ 3,67, aproximadamente.
“Nos últimos anos, o prefeito sempre tem optado por uma tarifa mais baixa que a técnica”, ressaltou Masson durante audiência pública sobre o orçamento da pasta para 2015.
Para o próximo ano, a estimativa de receita da STT será de R$ 255 milhões onde R$ 36 milhões serão destinados para o subsídio do transporte público. O valor é menor do que o estimado neste ano que foi de R$ 47 milhões.
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