Se NiCOLAS MADURO, estiver pensando em ter o apoio do Brasil pela suas atitudes, desta vez se enganou ou ele volta com a DeMOCRACIA na VENEZUELA E LIBERTA LEOPOLDO LOPES, ou vai ficar isolado de vez a julgar pelas respostas o dinheiro investido em CUBA será pago com juros.
O especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República do Brasil conselheiro, Marco Aurélio Garcia, disse que seu país "ativamente" envolvidos no processo de aproximação entre Cuba e os Estados Unidos, inclusive em questões como a troca de prisioneiros, disse sexta-feira EFE .
"Alguns anos atrás, estão envolvidos nas conversações entre Cuba e os Estados Unidos. Estávamos procurou por iniciativas como a troca de prisioneiros", disse García diária Folha de Sao Paulo.
Presidente cubano Raul Castro "me pediu para passar opiniões sobre a prestação (diálogo) que teve os dois países e disse que está disposto a negociar a partir de A a Z, não temos restrições", explicou o conselheiro diretor para o presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
"Isso foi há um ano. Lá fizeram negociações de mediação com o Vaticano, o que levou ao anúncio", disse Garcia.
O acadêmico também defendeu a participação do seu país em projetos desenvolvidos pelo governo cubano, apesar de fortes críticas por parte da infra-estrutura da oposição, imprensa local hoje.
"A crítica de investimentos brasileiros em Cuba são ideológicas. Mas estamos operando a realista", disse Garcia, referindo-se às oportunidades que surgem na ilha com a abordagem de diálogo anunciou quarta-feira pelos governos de Havana e Washington.
A participação de empresas brasileiras no Porto de Mariel, com financiamento do Desenvolvimento Social Nacional Económico e Banco do governo (BNDES), a principal instituição para promover o Brasil era uma questão repetidamente dirigida pela oposição nas eleições em outubro passado em que foi reeleito Rousseff.
"O que Mariel é um empréstimo e será pago com juros.
Quando o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros (e atual ministro da Defesa) Celso Amorim disse que os brasileiros queriam ser os primeiros amigos de Cuba, que não era apenas retórica", disse Garcia.
Desde 2009, o BNDES desembolsou 765 milhões dólares para financiar projetos no Haiti.
Construtora brasileira Odebrecht, que deu o porto e trabalha na remodelação do aeroporto José Martí, disse ao jornal que a aproximação entre Cuba e os Estados Unidos é um grande "oportunidade" para "benefício do negócio" das empresas operadoras de 300 no Brasil na Ilha.
Para Garcia, o Brasil "teve a confiança no processo político e econômico importante que já estava em andamento em Cuba e nós apostamos nisso."
De acordo com o conselheiro, a abordagem manifestado Wednesday "foi removido o último remanescente da Guerra Fria".
"Foi uma atitude corajosa do presidente dos EUA, Barack Obama, e uma decisão madura e sensata presidente cubano, Raúl Castro. Isso cria condições para um diálogo aberto entre os EUA ea América Latina ", frisou.
Em Cuba, de acordo com Garcia, "estão ocorrendo mudanças, embora eu odeio usar a palavra, porque pressupõe a abertura foi fechada. Isso vai influenciar o tecido social e político, inevitavelmente".
Essa aproximação entre os EUA e Cuba também fortalecer "muito boas relações" entre o Brasil e os países da América do Norte, que sofreu "distúrbios menores" pela alegada espionagem dos EUA, disse Garcia.
Nesse sentido, o consultor descobriu que o vice-presidente dos EUA, Joe Biden tentou falar com Rousseff para "antecipar o anúncio de que Obama seria no restabelecimento das relações com Cuba".
Ele disse: "Quando a América Latina discutiu com US países viraram as costas para o problema de Cuba, mas estava ciente do problema no Departamento de Estado dos Estados Unidos" e, nesse sentido destacou o papel "importante" e "pensamento lúcida "US ex-embaixador no Brasil, Thomas Shannon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.