17 de dezembro de 2014
As fontes disseram que Gross voou para os Estados Unidos num avião do governo federal depois de ser libertado por razões humanitárias, pelo governo cubano a pedido do governo do Presidente Barack Obama.
Perto de 11:30, horário de Brasília o subcontrastita veio para os Estados Unidos.
Funcionários do governo têm considerado a detenção do bruto um impedimento para a melhoria das relações com Cuba, mas o acordo de surpresa pode ajudar a pavimentar o caminho para discussões mais amplas sobre o reforço dos laços e pôr fim ao embargo dos Estados Unidos na ilha.
Bruto foi preso em dezembro de 2009 ao tentar instalar o acesso à internet como um subcontratante da Agência dos Estados Unidos para ajuda internacional (USAID), que promove a democracia no país comunista.
Foi sua quinta viagem a Cuba para trabalhar com a comunidade judaica na instalação de um acesso à internet que não é passado pela censura local.
Cuba considera que os programas da USAID são tentativas de seu governo e Gross foi julgado e condenado a 15 anos de prisão.
Três cubanos lançados na troca fazem parte dos chamados cinco, membros da "rede vespa" enviado pelo então governante Fidel Castro para espiar o sul da Flórida. Homens, considerados heróis em Cuba, foram condenados em 2001 em Miami de conspiração, não para registrar como agentes estrangeiros e outros crimes.
Dois dos cinco foram liberados para servir as suas sentenças.
Semanas atrás, marcando o quinto aniversário da detenção de Gross, Obama insinuou que sua liberdade pode levar a um degelo nas relações com a ilha.
"A libertação humanitária de Alan pelo governo cubano iria remover um obstáculo para relações mais construtivos entre os Estados Unidos e Cuba," disse Obama em um comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.