Hoje, último dia do ano, espera-se o anúncio dos 14 ministros que ainda faltam para compor o governo do segundo mandato de Dilma Rousseff. O responsável pela pasta de Cultura foi anunciado: Juca Ferreira.
Juca Ferreira já foi ministro da Cultura de 2008 a 2010. Hoje ele é secretário de Cultura da cidade de São Paulo. Com a indicação dele, sobe para sete o número de ministérios que ficarão com o PT. O partido da presidente Dilma, por enquanto, é o que tem mais nomeações.
O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, vem em seguida, com seis ministérios até agora. Outros sete partidos da base aliada (PR, PP, PTB, PC do B, PRB, PROS e PSD) também já tiveram ministros confirmados.
Para o segundo mandato, ministérios cobiçados com orçamentos altos e grande visibilidade política mudaram de partido. É o caso do Ministério das Cidades, que era do PP (Partido Progressita) e passará para o PSD, com o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O Ministério da Educação era do PT e vai para o PROS, com o ex-governador do Ceará, Cid Gomes. O Ministério da Previdência muda do PMDB para o PT, com a indicação de Carlos Gabas, e o Ministério da Indústria e Comércio Exterior, que ficou quase todo o primeiro mandato com o PT, passará para o PTB, com o senador Armando Monteiro.
As negociações com os aliados continuam. Ainda faltam 14 indicações, para ministérios importantes como Justiça, Relações Exteriores e Saúde. Os nomes devem ser anunciados no dia 31 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.