Páginas

domingo, 14 de dezembro de 2014

SERÁ QUE JÁ PERDEMOS A CAPACIDADE DE SURPRESA?


"Sociedades devem ser julgadas pela sua capacidade de fazer as pessoas felizes" Alexander de Tocqueville.
Por Blas Dora Santos


Hoje na Venezuela com a precária situação em que vivemos, perda da capacidade de surpreender é iminente, enfrentamos o risco de perder a avaliação do comportamento humano, permitindo a criação de um estado de violência, maldade e indiferença por saltos e quebrando todos os registros das últimas duas décadas.

Capacidade de espanto foi perdida quando com indolência permitimos os políticos com ficha criminal e moral e inexplicável e considerável riqueza ocupar cargos no regime, a menos que eles nos causam sentimentos mais do que a indiferença.

A capacidade de surpreender-se com mais de dois cem mil assassinatos foi perdida pela insegurança reinante nos últimos 16 anos e milhares de mortes que resultaram pela falta de assistência social, medicamentos e drogas.

Capacidade de espanto é perdida antes do aumento de assaltos à mão armada, roubos, seqüestros express, roubo e rapto de meninos e meninas que são traficadas para o comércio sexual ou laboral, antes uma sociedade indiferente, não denunciando violações dos direitos humanos e as autoridades muitas vezes indulgentes com o crime.

Capacidade de espanto foi perdida para a cumplicidade do regime com a avassaladora corrupção em todas as áreas.

Capacidade de espanto é perdida antes o aumento na escassez, causando filas e degradantes tratamentos para a compra de produtos de primeira necessidade, sobre uma sociedade indiferente que não denunciar violações dos seus direitos fundamentais.

Sim. Nós perdemos a nossa capacidade de surpreender porque esquecemos o que realmente importa, culminando, o que dá significado à nossa existência, não a nossa vida. Já não surpreende a infortúnios, não pagamos a atenção para os problemas de nossa família e amigos. Pare de sentir que algo nos move, porque vivemos em uma frieza incrível.

Sim, perdemos a capacidade de surpreender, já não admiramos ou tocou com coisas que acontecem por maravilhoso ou sangrenta do que. Sim, perdemos a capacidade de saber porque esquecemos o que é realmente importante e transcendente para proporcionar felicidade duradoura e que dá sentido à nossa existência.

Sim, perdemos a capacidade de espanto quando perdemos respeito, tolerância, honestidade, generosidade, responsabilidade, lealdade, valores sociais, respeito por nossos companheiros seres humanos, a cooperação, a compreensão, a vocação de serviço, etc.

Capacidade de espanto é para apreciar que uma coisa nos move, admira-nos e faz com que uma forma de ação para contribuir para melhorar as coisas em nosso ambiente

Platão e Aristóteles considerou que a capacidade de assombro e admiração permitido maravilha humana e se preocupar com sua origem e sabem o verdadeiro significado de sua existência.

Vamos fechar o ano, retornando para a capacidade de assombro e admiração para aliviar o sofrimento do povo e desabilitar a desumanização que o regime quer pegar sua presa.

"Não há grandes limites ao crescimento uma vez que não existem limites da inteligência humana, imaginação e admira."
Ronald Reagan
Por
Blas De Paz Santos
blasdps@gmail.com
@blasdps

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.