Um avião com 162 pessoas a bordo desapareceu no domingo, enquanto ele estava voando sobre o mar de Java e autoridades suspendeu a busca por ar devido à queda da noite, disse um funcionário da busca de agência e resgate da Indonésia.
A busca pela AirAsia Airbus A320 vai retomar amanhã segunda-feira, disse Achmad Toha.
Ele disse que as aeronaves envolvidas na busca retornada a sua base de domingo à noite, mas que alguns navios ainda estavam na área onde o avião perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo. A busca do ar vai continuar às 6 da manhã na segunda-feira.
É o terceiro incidente de ar ligado à Malásia este ano. A Malaysia Airlines Boeing 777 desapareceu dia 8 de março, logo após tomar de Kuala Lumpur a Pequim, com 239 pessoas a bordo. Ele continua desaparecido. Outro voo da Malaysia Airlines, também um Boeing 777, foi derrubado no leste da Ucrânia, controlado pelos rebeldes pro russo, enquanto cobria a rota entre Amesterdão e Kuala Lumpur em 17 de julho. 298 pessoas que estavam na aeronave morreram.
O avião estava indo para Singapura depois decolando de Surabaia, a segunda maior cidade da Indonésia. Começou uma busca extensiva por mar perto da ilha de Belitung, mar de Java, depois que o avião perdeu contato com o controle de tráfego, em terra, 42 minutos depois decolando do Aeroporto de Surabaya, Indonésia.
O funcionário do Ministério dos transportes Hadi Mustofa disse televisão Indonésia MetroTV que o dispositivo desapareceu cerca de uma hora antes da sua hora prevista de aterragem em Singapura, em 0030 GMT.
Indonésia e Singapore lançaram a operação de busca e resgate do vôo QZ8501, mas não havia sinais do paradeiro da aeronave mais de 12 horas, quando ele perdeu o contato com as autoridades em terra.
AirAsia, uma baixo custo companhia aérea fundada em 2001 pelo empresário Tony Fernandes da Malásia, disse em um comunicado que a aeronave desaparecida, um Airbus A320-200, seguiu o plano de voo planeado. No entanto, antes de perder a comunicação solicitou um desvio por condições meteorológicas, quando ele ainda estava no espaço aéreo controlado pela Indonésia.
A companhia aérea, que está presente na maioria dos países do sudeste da Ásia e há pouco tempo também na Índia, ele nunca havia perdido um avião antes e tem um registro bom de segurança.
"Não ousamos supor o que aconteceu, exceto que o contato foi perdido," disse a jornalistas Djoko Murjatmodjo, director agindo o secretário-geral para o transporte na Indonésia. Ele acrescentou que a última comunicação entre o controle de tráfego aéreo e piloto nas 06:13 (2313 GMT de sábado) "quando perguntado se ele poderia evitar uma nuvem virando à esquerda e subindo para mais de 34.000 pés".
Responsável disse que não havia nenhum perigo da cabine da aeronave.
Vôo QZ8501 perdida a comunicação com o controle de tráfego aéreo em Jacarta nas 07:24 na hora manhã de Singapura (2324 GMT de sábado), quase uma hora antes do pouso em Cingapura, disse em um comunicado da autoridade de Aviação Civil de Singapore em um comunicado.
O avião teve um piloto indonésio e um passageiro francês, cinco membros da tripulação e 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebê, disseram a Indonésia AirAsia em um comunicado. Entre a passagem havia três sul-coreanos, um cidadão de Cingapura e a Malásia. O resto eram indonésios.
Ele acrescentou que o capitão tinha um número significativo de horas de vôo, 6.100 e que o primeiro oficial teve um total de 2.275 horas de vôo.
No aeroporto de Surabaya, dezenas de parentes permaneceram sentadas em uma sala, muitos deles conversando em seus celulares e chorando. Alguns pareciam atordoado. Como havia a voz do que aconteceu, cada vez mais parentes chegaram no centro da crise, esperando por notícias.
Murjatmodjo, oficial de indonésio, disse que acreditava que o avião desapareceu em algum momento no mar de Java entre Tanjung Pandan, na ilha de Belitung e Pontianak, na parte Indonésia da ilha de Bornéu.
O Ministro dos transportes da Indonésia, Ignasius Jonan, disse a repórteres em Surabaya quem acredita-se que a posição do avião estava perto do litoral. Ele disse que na busca e salvamento esforços envolveram os militares indonésios e a Agência Nacional de busca e salvamento, bem como Cingapura e Malásia, mas os esforços incidirá sobre a área que circunda a ilha de Belitung.
Hadi Tjahjanto força aérea porta-voz disse que três aeronaves, incluindo um avião de vigilância, mudou-se para a área. A Singapura Marinha e força aérea também foram traçando a área com duas aeronaves C-130. Flightradar24, um vôo de rastreamento web site, disse que o avião foi entregue em setembro de 2008, por isso seria de seis anos. Foi não está claro se demorou sistemas a bordo de localização por satélite.
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que está de férias no Havaí, foi informado a tarde de sábado sobre o desaparecimento da aeronave e autoridades em Washington estão monitorando a situação, disse a casa branca.
O Airbus A320 é o carro-chefe da aviação moderna. Semelhante para o Boeing 737, é usado para conectar cidades que estão entre um e cinco horas de distância em qualquer parte do globo. Atualmente, existem 3,606 aeronaves deste modelo para operar no mundo, de acordo com a Airbus.
A família de aeronaves A320, que inclui os modelos A319 e A321, tem um currículo muito bom de segurança, com apenas 0,14 acidentes fatais para cada milhão de decolagens, de acordo com um estudo de segurança lançado pela Boeing em agosto.
É muito cedo para dizer o que pode ter causado o acidente, mas a parte mais segura de um vôo é quando a aeronave voa a sua altitude de cruzeiro. Apenas 10% das lesões fatais entre 2004 e 2013 ocorreu neste dá, de acordo com o mesmo relatório da segurança da Boeing.