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quinta-feira, 5 de março de 2015

CARREFOUR ABRIRÁ A IPO NO BRASIL, LEIAM AS VANTAGENS E A DESVANTAGENS PARA A EMPRESA

Paris - O vice-presidente financeiro do Carrefour, segunda maior varejista do mundo, reiterou que a companhia está pronta para uma oferta pública inicial de ações (IPO) no Brasil em 2015 e que as condições do mercado permitem a operação.

A companhia disse que aumentará os investimentos neste ano, conforme busca cimentar um renascimento dos seus hipermercados europeus e se expandir no Brasil, mercado emergente chave.
A maior varejista da Europa propôs um aumento de seu dividendo de 2014 de 7,9 por cento, para 0,68 euro por ação, após o lucro operacional subir 6,7 por cento, em linha com as expectativas de analistas.
A performance refletiu a melhora da rentabilidade em seus negócios franceses e europeus e crescimento robusto no Brasil.
MAS O QUE  É  IPO ?
O Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial, em inglês), ou IPO de uma empresa é sempre um passo importante. Nos últimos anos, vimos várias empresas de tecnologia (Facebook, Twitter, King, Google, Zynga, Groupon, etc.) arrecadarem milhões e até bilhões de dólares em apenas um dia utilizando o tal do IPO. 

Mas afinal, o que é isso?


Vamos  entender  esse novo  seguimento e qual  sentido  disso :  Ele  é na  realidade a abertura  de  um  capital de  uma Empresa, isso significa que, pela primeira vez, ela estará distribuindo ações em uma bolsa de valores, permitindo a acionistas adquirir partes consideráveis da companhia.


Vantagens para a Empresa:

Um IPO é um momento emocionante para uma empresa, porque isso significa que ela se tornou bem sucedida o suficiente para exigir muito mais capital para continuar a crescer. Muitas vezes é a única maneira de a empresa obter dinheiro suficiente para financiar uma enorme expansão. Para os proprietários, finalmente é hora de tirar proveito de seu trabalho árduo. Eles costumam vender uma grande porcentagem das ações, e assim fazer milhões no dia em que elas se tornam públicas.
Ele também pode permitir que as empresas atraiam os melhores talentos, porque elas podem oferecer opções de ações. Elas podem pagar esses primeiros executivos pouco ou nenhum salário com a promessa que eles podem ter um retorno substancial na abertura de capital.


Desvantagens para a Empresa:

Infelizmente, o IPO exige uma grande quantidade de trabalho. Isso pode distrair os líderes da empresa de seus negócios, o que pode prejudicar os lucros. Eles também devem contratar um banco de investimento, como o BTG Pactual (BBTG11), Goldman Sachs ou Morgan Stanley, para ajudá-los com as complexidades do processo. Isso é muito caro. 
Em segundo lugar, os proprietários da empresa podem não ser capazes de ficar para si mesmos o dinheiro da venda de suas ações. Em vez disso, os investidores originais podem obrigá-los a colocar todo o dinheiro de volta no negócio. Além disso, mesmo se os proprietários ainda ficarem com ações, eles podem não ser capazes de vendê-las por anos. Eles podem até ser realmente proibidos de vender as ações. Mesmo que este não seja o caso, eles poderiam prejudicar o preço das ações, se começarem a vender grandes blocos de ações, uma vez que isso poderia ser visto como uma falta de confiança de suas partes.
Em terceiro lugar, eles poderiam perder o controle da propriedade de seus negócios.
Em quarto lugar, uma empresa pública enfrenta um escrutínio e regulamentos muito mais intensos da CVM e dos acionistas. Muitos detalhes sobre o negócio da empresa e seus proprietários, agora irão se tornar públicos. Isto pode fornecer informações valiosas para os concorrentes.

.É um momento emocionante porque as ações iniciais são geralmente disponível apenas para aqueles que sabem sobre elas. Muitos investidores preferem entrar "no piso térreo". Isso porque as ações do IPO muitas vezes podem disparar em valor quando são vendidas pela primeira vez no mercado de ações. 

Uma vez que o time foi montado, o próximo passo é começar a juntar a informação financeira requerida. Isso inclui a identificação, a venda ou exclusão dos ativos não rentáveis​​, e encontrar áreas onde o fluxo de caixa pode ser aumentado. Algumas empresas também buscam uma nova gestão e um novo conselho de administração para conduzir a nova empresa pública.
Cerca de 8-10 meses antes da data que o IPO está previsto, as empresas montam o prospecto e divulgam-o para comentários. O prospecto inclui um histórico das demonstrações financeiras de três anos.
Três meses antes do IPO, o conselho se reúne e analisa a auditoria. A empresa é listada na bolsa de valores onde vai emitir suas ações. No último mês, a companhia deposita seu prospecto junto à CVM, emite o comunicado de imprensa e vende as ações. Além das taxas iniciais, as empresas pagam cerca de R$ 1.000.000,00 por ano em taxas apenas por ser uma empresa pública.

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