Uma jovem, de 23 anos, que morava em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, morreu com suspeita de dengue hemorrágica no domingo (15). Na tarde desta segunda-feira (16), autoridades municipais se reuniram para discutir novas ações para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Aline Melo Gracioli procurou atendimento médico no Hospital Municipal Doutor Cruzatti, na terça-feira (10), com sintomas de dengue. “Mais ou menos 12 horas depois dela estar dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ela apresentou uma parada cardíaca”, lembra o médico que fez o primeiro atendimento, Wesley Stantowtz.
Quatro dias depois, com a piora do quadro clínico, Aline foi transferida para o Hospital Bom Jesus, em Toledo, cidade vizinha, porém não resistiu a doença. “O vírus ataca diretamente o sistema imunológico, e ele é um vírus agudo que em questão de 12 a 24 horas pode levar ao óbito se houverem as complicações como houve nesse caso, infelizmente”, diz o médico
Marechal Cândido Rondon tem 60 casos de dengue confirmados e outros 55 suspeitos. Segundo a secretária de Saúde do município, mesmo reforçando a fiscalização, os números têm aumentado. “A gente recolhe galhos, entulhos, lixo, mas nem termina de fazer a coleta e de novo já está a calçada cheia de lixo”, comenta a secretária de Saúde, Elveni Turmina.
Para tentar reverter a situação, agentes de endemias vão começar a aplicar multas aos proprietários de imóveis ou lotes baldios onde forem encontrados focos do mosquito. “Os agentes de endemias tem o poder de polícia para entrar na residência e fazer o trabalho que tem que ser feito”, diz Turmina. As multas variam de R$ 138 a R$ 1,3 mil.
A prefeitura também disponibilizou um Disque Denúncia para os moradores avisarem os agentes de endemias dos locais onde pode haver foco do mosquito ou de pessoas que não estão fazendo a limpeza adequada das propriedades. O telefone é (45) 3254-7766.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.