Páginas

domingo, 19 de abril de 2015

ALINE MELO GRACIOLI, 23 ANOS ALUNA DA UNIPAR E MORADORA EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON NO OESTE DO PARANÁ É O PRIMEIRO CASO DE FALECIMENTO DA DENGUE HEMORRÁGICA

Uma jovem, de 23 anos, que morava em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, morreu com suspeita de dengue hemorrágica no domingo (15). Na tarde desta segunda-feira (16), autoridades municipais se reuniram para discutir novas ações para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Aline Melo Gracioli procurou atendimento médico no Hospital Municipal Doutor Cruzatti, na terça-feira (10), com sintomas de dengue. “Mais ou menos 12 horas depois dela estar dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ela apresentou uma parada cardíaca”, lembra o médico que fez o primeiro atendimento, Wesley Stantowtz.
Quatro dias depois, com a piora do quadro clínico, Aline foi transferida para o Hospital Bom Jesus, em Toledo, cidade vizinha, porém não resistiu a doença. “O vírus ataca diretamente o sistema imunológico, e ele é um vírus agudo que em questão de 12 a 24 horas pode levar ao óbito se houverem as complicações como houve nesse caso, infelizmente”, diz o médico
Marechal Cândido Rondon tem 60 casos de dengue confirmados e outros 55 suspeitos. Segundo a secretária de Saúde do município, mesmo reforçando a fiscalização, os números têm aumentado. “A gente recolhe galhos, entulhos, lixo, mas nem termina de fazer a coleta e de novo já está a calçada cheia de lixo”, comenta a secretária de Saúde, Elveni Turmina.
Para tentar reverter a situação, agentes de endemias vão começar a aplicar multas aos proprietários de imóveis ou lotes baldios onde forem encontrados focos do mosquito. “Os agentes de endemias tem o poder de polícia para entrar na residência e fazer o trabalho que tem que ser feito”, diz Turmina. As multas variam de R$ 138 a R$ 1,3 mil.
A prefeitura também disponibilizou um Disque Denúncia para os moradores avisarem os agentes de endemias dos locais onde pode haver foco do mosquito ou de pessoas que não estão fazendo a limpeza adequada das propriedades. O telefone é (45) 3254-7766.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.