Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

NEPAL MAIS UMA VEZ A TERRA TREME, 7.8 EM SUA MODELAGEM

Mais tarde na terça-feira, os militares dos EUA disseram que um helicóptero Marine Corps envolvidos nos esforços de socorro tinha desaparecido, enquanto trabalhava nas imediações do Charikot. Oito pessoas estavam a bordo.


Um porta-voz do governo do Nepal disse à BBC que 31 dos 75 distritos do país foram afetados pelo recente terremoto.

Sushil Koirala primeiro-ministro apelou à "coragem e paciência" e exortou todos aqueles que tinham assistido Nepal desde o terremoto de 25 de abril ", mais uma vez estender a sua mão amiga".

O correspondente da BBC Yogita Limaye, que estava em montanhas do Nepal, quando o mais recente terremoto, disse: "A terra tremeu e balançou para um tempo muito longo.

"Eu posso entender completamente a sensação de pânico Temos visto tremores -. Tem sido de duas e meia semanas desde o primeiro terremoto, mas este realmente senti que continuou por um tempo muito longo As pessoas têm sido aterrorizada.. . "
Pelo menos quatro pessoas foram mortas na cidade de Chautara, a leste de Katmandu, onde um número de edifícios são relatados para ter desmoronado.

A Organização Internacional para as Migrações disse que os corpos estavam sendo puxado de entulho lá.

Krishna Gyawali, o diretor distrital para Chautara, disse que houve uma série de deslizamentos de terra.

Deslizamentos de terra também foram relatados por Save the Children em Sindhupalchok e Dolakha. Uma porta-voz disse à BBC que sua equipe tinha sido "esquivando rochas enormes saindo da encosta".

Ministro do Interior Bam Dev Gautam disse: "Muitas casas ruíram em Dolakha ... há uma chance de que o número de mortos do distrito vai subir."

O correspondente da BBC Navin Singh Khadka diz que o novo terremoto derrubou mais casas e lojas na região do Everest, mas que as autoridades locais relatam muito poucos turistas ainda estão na área após o terremoto de 25 de abril.

Uma enfermeira em Namche Bazaar, Rhita Doma Sherpa, disse à Reuters: "O prédio da escola está rachado e partes dele, eu posso ver, eles entraram em colapso Era hora do almoço Todas as crianças estavam lá fora..."

O último terremoto ocorreu a uma profundidade de 15 km (9,3 milhas), de acordo com o US Geological Survey - a mesma profundidade como o terremoto abril. Rasas tremores são mais propensos a causar maiores danos na superfície.

Terremoto de terça-feira é provável que seja um dos maiores bater Nepal, que sofreu centenas de réplicas desde 25 de abril.

Análise: Jonathan Amos, correspondente de ciência da BBC News

Os cientistas já estão produzindo algumas análises preliminares do terremoto de terça-feira.

O epicentro desta vez é de cerca de 80 km (50 milhas) a leste-nordeste de Kathmandu, a meio caminho para o Everest. Em 25 de abril, o grande terremoto começou 80 km a noroeste da capital.

Em abril, vimos a ruptura limite de falha para o leste para 150 km (93 milhas). E a avaliação imediata sugere tremor de terça-feira ocorreu mesmo na extremidade oriental desta falha.

Neste contexto, este segundo sismo foi quase certamente desencadeada pelas mudanças de stress causados ​​pela primeira. 

Na verdade, o Serviço Geológico dos EUA teve uma previsão para um tremor secundário nesta área geral.

Sua modelagem sugeriu que havia possibilidade de 1 em 200 de um evento M7-7.8 ocorrendo esta semana. Então, não muito provável, mas certamente possível.

Quake especialistas muitas vezes falam sobre "lacunas sísmicas", que se referem a segmentos de falhas que são, em certa medida, atrasado um terremoto. 

Grande tremor de terça-feira pode muito bem ter preenchido um buraco entre o que vimos em 25 de abril e alguns eventos históricos - como aquelas em 1934, que ocorreu ainda mais longe para o leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.