Roxana Baldetti vem de uma família católica conservadora. Seus pais eram Alejandro Baldetti e Gladys Elías de Baldetti. Ela frequentou a escola primária na escola Mount Carmel ("Colégio Monte Carmelo", em espanhol), graduando-se como um professor de educação primária na Escola Sagrado Coração de senhoras ("Colegio de Señoritas El Sagrado Corazón", em espanhol), no Centro Histórico de Guatemala . Ela obteve um diploma de bacharel em Jornalismo na Universidade de San Carlos de Guatemala.
Ela era uma professora substituta escola primária, ela começou com o jornalismo no programa de notícias espanhola Aquí el Mundo. Ela foi co-fundador do espanhol TV noticiário Noticias; Ela trabalhou em Univisión, como correspondente da Guatemala para o show Primer Impacto.
Ela trabalhou em favor da mulher para as Nações Unidas a nível nacional, incluindo conferências dentro da República em parceria com a América Central da Kellog. Ela foi o fundador de uma empresa de produtos de beleza, também fundou um spa e salão de cabelo cadeia.
Na década de 1990, ela foi designada como a Subsecretaria de Relações Públicas da Presidência da República. Em 2001, ela ajudou a fundar o Partido Patriota ao lado de Otto Pérez Molina. Ela foi eleito para o Congresso da Guatemala, em 2004, ela ocupou o cargo de vice em Lista Nacional para o Congresso da Guatemala, para o Partido Patriota.
No entanto, ela apresentou a sua demissão ao presidente do Congresso antes de 15 de agosto de 2011, quando ela estava indo para participar como candidato a vice-presidente para o mesmo partido, juntamente com Otto Pérez Molina. e ela anunciou no dia das eleições que ela vai retomar sua posição como vice. Ela tem sido o Secretário-Geral do Partido Patriótico desde 2009.
Em 2013, o jornal guatemalteco El Periódico publicou detalhes de Compras de BALDETTI de vários milhões de dólares casas e outros bens de luxo, com riqueza inexplicada. Baldetti possui cinco propriedades e um vale helicóptero mais de US $ 13 milhões, que não puderam ser explicados por ela ou a renda do marido.
Em resposta ao inquérito em riqueza inexplicável, um juiz guatemalteco intentado uma acção judicial contra o editor do El Periódico, José Rubén Zamora. A Sociedade Interamericana de Imprensa denunciou posteriormente a acção judicial como uma forma de censura.
AGORA POUCO AS 17:30 HORÁRIO LOCAL DE GUATEMALA
Onde se deu ao início de sua renúncia, por volta das :
Medios internacionales dan a conocer detalles de #renuncia de @roxanabaldetti http://www.prensalibre.com/guatemala/politica/en-directo---conferencia-desde-casa-presidencial … https://twitter.com/teleSURtv/status/596829353993961472 …
9:11 PM - 8 May 2015
En directo | Conferencia desde Casa Presidencial
La secretaria de Comunicación Social de la Presidencia ha convocado de carácter urgente a una conferencia de prensa en la casa de Gobierno a las 17 horas.
Os jornalistas foram convocados as 16hs55, para saber que GUATEMALA não teria mais a sua vice- presidente.
As 17hs 55, ela já estava esperando os jornalistas para anunciar que deixaria o cargo de vice presidente
E as 18 horas, numa conferência de Imprensa, ela agradeceu a todos pelo trabalho de vice presidente, e deixou o cargo.
Em uma breve conferência de imprensa, Perez Molina afirmou ter recebido hoje a carta de demissão Baldetti e ela tomou parte da manhã para desocupar seu escritório e cerca de 15 horas à esquerda Government House.
Perez Molina insistiu que eles devem respeitar a separação de poderes e processo judicial, assegurando que Baldetti está disposto a clarificar a sua posição no tribunal.
A renunciar, Baldetti perde imunidade e pode ser obrigado a qualquer momento.
Presidente Otto Perez Molina confirmou na tarde de sexta-feira a demissão do vice mandataria e disse que o ex-funcionário está disposto a enfrentar a justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.