Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

CRESCE O NUMERO DE VENEZUELANOS NOS ESTADOS UNIDOS EM MENOS DE UM ANO MAIS DE 200 ESTÃO NA FLÓRIDA E NUMERO PODEM AUMENTAR DE REFUGIADOS

Com o aumento da violência nas ruas de Caracas, milhares de venezuelanos que já vivem ou vieram recentemente para os Estados Unidos, estão pedindo asilo político. Mas não é fácil conseguir, é um processo lento e processo, para o desespero dos candidatos, tem se proliferado o número de golpes por advogados sem escrúpulos.


"Nada mudou nas regras do asilo. É um processo muito complicado, durante o qual você precisa demonstrar convincentemente que existe perigo de vida, se ele é retornado para o país de origem e, nestes tempos de imigração serviços estão rejeitando a muitas pessoas. 

Venezuela não é excepção e, apesar da violência, dos Estados Unidos ainda considerado um país democrático", disse ao advogado ITV Carlos Álvarez Molina, especializado em questões de migração.

Mas a realidade é que "muitas pessoas têm a falsa impressão de que o agravamento da situação política e a violência na Venezuela torna elegível para o asilo, não importa quanto urso que vivem nos Estados Unidos", expandiu-se o advogado.

Os montantes de comunidade venezuelana a cerca de 200.000 pessoas em todo o país, mas a grande maioria (120.000) se instalaram no sul da Flórida, particularmente na cidade de Doral, inserido na área metropolitana Miami onde, sequer, ter escolhido um presidente venezuelano.

Embora os serviços de imigração não divulga números sobre o número de exilados, ativistas venezuelanas apontam que o número de asilo político concedido, desde que o falecido presidente Hugo Chávez chegou ao poder em 1999, não chega nem a 10% do número total de pessoas que vivem nos Estados Unidos.

"A situação na Venezuela não mudou o fato de que os venezuelanos que pedem asilo devem provar com detalhes e fatos específicos que sofreram ou sofrerão perseguição pelo governo para sua raça, religião, opinião política, nacionalidade ou filiação de um grupo minoritário," disse Antonio Revilla, um advogado de imigração e presidente da Associação Americana dos advogados de imigração desde o sul da Flórida (AILA).

O advogado disse que nas últimas semanas recebeu muitas chamadas de venezuelanos que descobrir se a administração de Barack Obama aprovou qualquer benefício especial ou um asilo, semelhante ao conferido ao cubanos desde 1960. "A realidade é que agora lá é isso. Não há nenhum tal benefício. Ainda o venezuelano deve provar seu caso", limitou Revilla, que salientou que as consultas dos venezuelanos para sua empresa aumentaram quase 200% desde que a violência irrompeu na Venezuela, no mês passado.

Ignorância dos venezuelanos nos Estados Unidos

Mas a ignorância dos venezuelanos vivem nos Estados Unidos, muitos dos quais consideram que seu país prevalece já um regime comunista, que a administração não tem projetado qualquer especial para eles, a política levou à proliferação de inúmeros golpes e fraudes que foram relatados por ativistas em Miami. É o caso de Patricia Andrade, presidente da 'Consciência da Venezuela', uma entidade que acompanha a situação dos presos políticos em seu país, que denunciou fraudes esta semana.

"Sempre houve fraude. Mas o que estamos vendo é que aumentou após algumas declarações do congressista, que pediu o Presidente Obama um especial para a política venezuelana, "disse Andrade para o mundo.

Deputado federal em questão é o democrata Joe García, que na semana passada deu uma conferência de imprensa que governa uma proposta do Presidente para mudar a imigração para os venezuelanos. "Mas nada mais. A coisa estava lá, em uma ordem simples", esclareceu o ativista venezuelano.

Mas isso não impediu que alguns "advogados e notários chamados tomaram a estas declarações e tomaram as ruas dizendo a que todos o venezuelano tem o direito de asilo, quando a verdade é que nada mudou." Asilo político é um processo igual de qualquer nacionalidade, requisitos não foram alterados para ninguém, "Andrade adicionado.

No entanto, há quem ainda se agarra à esperança, embora tênue, resolver a sua situação de imigração. E, conforme explicou o Presidente da 'Consciência de Venezuela', há casos de advogados, aproveitando-se disso e pedindo até US $20.000 para uma transação que, oficialmente, é gratuito.

"Quem quer ser para preencher os papéis faz o mesmo processo, ganhando 2.000 ou 20.000 dólares. Mas é enganosa para as pessoas. Eu sei que o caso de uma família portuguesa de origem, que chegou aqui com o passaporte Português e um dos advogados dele disse que como eles vieram da Venezuela tinham direito de asilo. Nada de falso e a prova é que a imigração negado asilo e deportados, não para a Venezuela, mas a Portugal "enfatizou Andrade.

Isto é como ele lembrou Revilla, que se uma pessoa ilegalmente nos Estados Unidos pede asilo e perde o caso, é deportado. E se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.