Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Tornado atinge sudoeste do Paraná. Francisco Beltrao é o município mais atingido

Mais de 200 pessoas ficaram desabrigadas com a chuva forte que começou na sexta (10) à noite no Paraná. Dezoito cidades foram atingidas. Em meio aos temporais, uma nuvem chamou a atenção.


A nuvem gigante em forma de funil assustou os moradores de Terra Rica, perto da divisa entre Paraná e São Paulo. Segundo o serviço de meteorologia do estado, a nuvem tinha quase cinco quilômetros de altura. Só não foi um tornado porque o funil não encostou no chão.

Esse tipo de nuvem é chamado pelos meteorologistas de supercélula. É um fenômeno que traz tempestade e ventania. Nas regiões norte e noroeste do Paraná, as estações meteorológicas registraram ventos muito fortes, que chegaram a passar dos 80 quilômetros por hora.


"Várias células de tempestade severa foram registradas tanto no oeste quanto, principalmente, no noroeste do Paraná. O tornado, uma das suas fases iniciais é este tipo de tempestade", explica o meteorolgista Tarcízio Costa.


A tempestade atingiu várias cidades. Em Floresta, junto com o vento, veio o granizo. Os enormes pedaços de gelo furaram a cobertura de casas e fábricas. 

Toda a produção de batatas que estava armazenada em um galpão foi perdida. Em Janiópolis, 200 casas foram danificadas pelo granizo. A força da tempestade derrubou árvores, que atingiram carros, casas e fecharam rodovias. A PR-543, entre as cidades de Floresta e Itambé, só foi liberada na manhã deste sábado (11).

Em Rondon, o vento também destelhou casas e deixou nove mil pessoas sem luz. Uma das paredes de uma lanchonete caiu em cima de um cliente. "Coisa de cinco minutos de uma vez, foi destruindo, arrebentando", conta o vigia Marcos Rocha.

A funilaria de Antônio Miranda foi destruída pela chuva. "Quando viu, o vento vem, começa a destelhar, joga tudo pro alto, cobertura caindo, a torre desceu com tudo. Não dá tempo de fazer nada não. 

Eu já passei uma vez e não desejo para ninguém. A gente vê na televisão e acha que não vai acontecer com a gente, mas aconteceu de novo", diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.