Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CUIDADO COM AS MENTIRAS PUBLICADAS NO FACEBOOK E WHATSAPP: A HISTÓRIA DO FEIJÃO QUE MATOU 10 PESSOAS É FALSA

«Família, a minha cunhada trabalha no Hospital Santa Joana e acabou de me mandar uma mensagem aqui no Whatsapp:

Tá tendo uma epidemia de reações de diarreia, dor de cabeça, vômito e mal estar em um monte de gente. E eles estão usando isso como virose. Só que tá tendo, alguns feijão, feijão de mercado, tá vindo com bicho. Aí o pessoal acaba cozinhando o feijão e ele não morre na água quente. Ele acaba dissolvendo no feijão quando cozinha. aí a pessoa tempera e come e ele acaba indo para o estômago.



É um bichinho que tem que transmite uma doença e acaba matando. A minha cunhada mandou, acabou de morrer a chefe do plantão dela por conta disso e já tem dez pessoas que morreram por conta disso. E aí ela pediu para eu ir repassando para o pessoal.

O que vocês podem fazer até para se prevenir também. Cata o feijão, coloca ele uns 15, 20 minutos na água e bastante vinagre. Deixa lá e o bichinho vai subir. Aí você joga a água fora e coloca pra cozinhar. O vinagre não estraga o feijão. Vai matar o bicho e aí você consegue utilizar o feijão pra comer. Vocês vai fazendo isso porque tá vindo um monte de contaminação em feijão, frutas e legumes também. Então fica aqui o alerta. 

A minha cunhada tá toda desesperada no hospital chorando. Eles fizeram a bateria de exames e descobriram que foi isso. E eles não estão divulgando porque são várias marcas de feijão. Então eles não estão divulgando por conta disso. Então quem vocês conhecer vai repassando e falando. E aí fica essa dica para vocês faze isso também. Do jeito que tá o mundo. (sic)

Outro alerta:

Alerta 2 – « UM LARVA NO FEIJÃO DE TODAS AS MARCAS JÁ MATOU VÁRIAS PESSOAS EM S.PAULO,CUIDADO DEIXE POR VINTE MINUTOS NA ÁGUA COM VINAGRE OS BICHOS IRÃO SAIR, ENTÃO SÓ ASSIM DEVA COZINHA-LO. por favor COMPARTILHEM PODEMOS SALVAR VIDAS » (sic)

Feijão com larvas matou 10 pessoas em SP: Verdade ou mentira?
Quem faz feijão, sabe que é bem comum aparecerem uns furinhos neles, vez por outras algumas larvas e até insetos alados como traças e besouros. São os chamados carunchos. Em 2009 o alerta era mais incrível ainda, se referia a uma contaminação dos feijões por larvas do barbeiro, cujos protozoários, que transmitem doença de chagas, seriam resistentes a água fervente. O que é uma mentira.

Em relação ao boato atual, não há registro de mortes de pessoas que tenham comido feijão contaminado por larvas de caruncho ou outras que sejam. Já o referido Hospital Santa Joana existe um em São Paulo que é uma maternidade, e outro em Recife.  Em nenhum dos dois consta qualquer registro epidêmio, ou de mortes, nem de chefes de plantão, nem de pacientes.

Ainda podemos notar no alerta coisas estranhas como: não estarem divulgando por serem de diversas marcas. Ora bolas, se fosse uma marca só, iriam dizer que não divulgam porque a marca está abafando o caso. Não há o menor sentido a não divulgação, isso é um fato, o resto é balela para deixar clima de terror.

Não há motivos para os hospitais esconderem uma epidemia dessas.

As larvas de feijão matam?
Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros.



Apesar de existirem cerca de 600 espécies de besouros e larvas que podem atacar alimentos armazenados, elas não fazem mal para a saúde e as larvas morrem completamente após o cozimento. Claro que nem por isso iremos cozinhar feijão ou qualquer outro alimento com uma infestação muito grande de larvas. Casos assim, é melhor descartar o produto.

Fique tranquilo, uma poucas larvas não vai lhe matar. Quando a infestação é pega no início estes bichinhos não “estragam” o alimento e nem fazem mal para a saúde. Os carunchos, inclusive, são protéicos e não mudam o gosto quando estão em pequena quantidade.

Se a infestação de carunchos não for muito grande é possível, na hora de usar, apenas cobrindo com água a vasilha e escorrendo algumas vezes, pois os carunchos boiam e são eliminados com alguma facilidade.

Claro que falamos de alimentos que são cozidos, portanto, se vocẽ pegar uma fruta com um bicho dentro não é aconselhável comer.

Lembrete: Feijão e alguns grãos precisam ficar de molho por 12 horas;

Quando você deixa o feijão e outros grãos de molho, além de cozinhá-lo em menos tempo, evita que quem consumi-lo se sinta incomodado com a maior formação de gases depois da refeição. Isso porque o feijão contém oligossacarídeos, que nosso organismo não consegue digerir, e, no intestino, é fermentado por bactérias, causando flatulência. Para evitar o problema, o ideal é lavar os grãos e deixá-los de molho durante a noite, para cozinhá-los com outra água no dia seguinte. Esse procedimento ajuda a eliminar os oligossacarídeos.

Resumindo: Feijão contaminado com bichos mata 10 pessoas em São Paulo? O alerta é falso mas é recomendável deixar os grãos de molho por pelo menos 12 horas para evitar gases e problemas gastro-intestinais.

A título de informação, os carunchos e suas larvas não são considerados insetos vetores de doenças. São indicadores de condições inadequadas de armazenamento segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Ministéno da Saúde. FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.