Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Barragem se rompe e sindicato fala em 10 mortos e 30 desaparecidos

www.gazetacentral.blogspot.com.br

06/11/2015



Duas viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local, mas a corporação não confirma o número de desaparecidos, que foi divulgado pelo sindicato Metabase; moradores foram orientados a deixar comunidade

iG Minas Gerais | Da redação 
Imagem da região de Bento Rodrigues devastada após rompimento de barragem
Reprodução/Globocop
Imagem da região de Bento Rodrigues devastada após rompimento de barragem
A barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu na tarde desta quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, entre Mariana e Ouro Preto, na região Central do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 16h.
Duas viaturas da corporação foram enviadas para o local. Valério Vieira, presidente do sindicato Metabase, recebeu a informação de que há pelo menos 10 mortos e 30 pessoas desaparecidas. "A mina de Fábrica Nova, da Vale, foi atingida. Tem muitas casas destruídas e tomadas pela lama em Bento Rodrigues", afirmou.
O número de desaparecidos não foi confirmado pelos bombeiros. Até o momento, uma pessoa ferida no acidente deu entrada no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana. Vítimas também serão levadas para hospitais em Ouro Preto.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Mariana informou que o acesso ao local do rompimento da barragem está sendo feito apenas por helicópteros. O prefeito da cidade e o secretário de Meio Ambiente estão na sede da Samarco acompanhando a situação.
De acordo com o coordenador de promotorias de meio ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, a situação é gravíssima. "Nossa equipe de combate a crimes ambientais está no local. Amanhã vou fazer sobrevoo, mas já instauramos inquérito. Primeiro passo é minimizar danos, contenção das famílias, quanto contenção de agravamento do dano. Em segundo, identificação das causas, nenhuma barragem rompe por acaso", afirmou. 
Conforme o promotor, quando há rompimento de barragem não é por acaso. "Vamos requisitar, investigar formalmente e apurar o responsável. A sociedade tem que ter a resposta do que houve", afirmou. 
Há suspeita de que os rejeitos da barragem tenham atingido o córrego Fundão, que passa na bacia do Rio Doce, segundo o Núcleo de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad). 
Pelo menos dez caixas com medicamentos foram enviados para Bento Rodrigues, de acordo com a gerente da Policlínica de Mariana, Kim Lauenstein. Além disso, pelo menos 50 carros já foram enviados para a área onde a barragem se rompeu.
Assista a um vídeo que mostra a situação no local, recebido e publicado no Youtube pelo site Sou Notícia: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.