Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2016

A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS CONDENA O BRASIL POR VIOLAÇÃO AS GARANTIAS LABORAIS DE 85 TRABALHADORES NO PARÁ



RENATO SANTOS 17/12/2016  A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o Brasil por violar as garantias laborais de 85 trabalhadores que foram abatidos em uma fazenda no estado do Pará (norte) em 2000.

 


Depois de 16 anos, En San José de Costa Rica, concluiu que o Estado brasileiro permitiu que os túmulos tenham sido registrados na Hacienda Brasil Verde, que fizeram o cadastro como esclavos e tratamentos de pessoas pelas condições e denúncias desde 1989. 

Os juízes da Corte determinaram que os camponeses foram recrutados em áreas pobres do Brasil, de onde viajaram para a fazenda Pará (uma área de 8.500 hectares dedicadas à pecuária no município de Sapucaia, do empresário João Luís Quagliato Neto na época dos fatos). Na fazenda, a carteira de trabalho foi retida e foram obrigados a assinar documentos em branco.
Além disso, eram forçados a trabalhar jornadas de 12 horas com apenas 30 minutos para comer os alimentos insuficientes e de má qualidade que, ainda por cima, eram descontados do pagamento. 

Dormiam em redes sem acesso à eletricidade ou assistência médica. Trabalhavam sob ameaças e vigilância armada, de acordo com a sentença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.