RENATO SANTOS 22/09/2017 Uma farsa que pode colocar a Colômbia na linha de risco. Trata-se co acordo entre as Farc e o Governo Santos, que mostra que é uma mentira.
O Jornal El Tempo, publicou uma entrevista com o Kevin Whittaker embaixador dos Estados Unidos no País. Onde afirma que a Gazeta Central ( blog) já vinha publicando, o tal acordo que teve apoio de CUBA , não passa de mentira, Whitaker fez observações fortes não há cumprimento do acordo entre Santos-FARC.
Na entrevista, o embaixador salienta que " as FARC não cumpriram, na minha opinião, as obrigações que lhes incubem com base no acordo", especificamente no que se refere ao tráfico de drogas.
" O que diz o acordo ? Ele diz que as FARC precisam fornecer informações sobre o tráfico de drogas para que haja pesquisa e dê lugar a tudo que é acompanhamento Judicial, o que não aconteceu".
O representante do governo Americano também afirmou que acredita que as FARC continuam a plantar e incentivar o plantio de folhas de coca no país, fatores que mostram a falta de compromisso do grupo com o acordo Santos-FARC.
Outra preocupação dos Estados Unidos dado pelo embaixador, é na lista de pessoas que querem participar do a cordo Santos-FARC, para obter os benefícios estipulados nela, ha pessoas que " não deveriam estar lá" " estamos investigando vários casos agora, de pessoas que tentam, de forma fraudulenta, ser incluídas na lista ", disse ele.
Ele também disse que para deixar as listas onde este grupo aparece como terrorista, não é suficiente para assinar um acordo. " Eles vieram 'a lista por fatos e eles vão deixar o mesmo por fatos".
Então ele disse que o Estados Unidos, estão prontos " para falar com as FARC sobre a informação que eles tem sobre o crime, para desmantelar as suas estruturas criminais.
Em relação ao dinheiro das FARC, o embaixador disse : " Tenho certeza de que há mais dinheiro nisso", e para apoiar isso, ele colocou como exemplo o evento que aconteceu em 1 de setembro na Plaza de Bolivar, onde o grupo guerrilheiro lançou seu pedido político.
" As FARC dizem que tem o que disseram e colocaram essa cerimonia na praça de Bolivar, que pagou por isso ? Essa foi uma produção de vários milhões de dólares, então, se eles realmente tão pobres, como eles dizem, com isso pode ser apoiado ?
Finalmente, Whitaker apontou que o principal problema político do grupo de guerrilha é " Que não há confiança nas pessoas deles", principalmente por " não cumprir as regras, particularmente com o tráfico de drogas, simplesmente subjaz a impressão de que as FARC realmente não querem se envolver na institucionalidade democrática da Colômbia. O acordo que todos estamos obviamente procurando".
fonte El Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.