RENATO SANTOS 23/02/2018 Os Venezuelanos que estão atravessando a divisa da COLÔMBIA com o BRASIL, estão correndo sérios riscos de vida a ponto de morrerem ou ficarem paraplégicos, isso tudo se deve por haver minas nas fronteiras.
A Gazeta Central ( blog) , na sua página da rede social esta fazendo uma campanha em espanhol para que todos os VENEZUELANOS sejam bem recebidos no Brasil, Chile, Colômbia, e outros Países da América Latina, e que as autoridades locais como SÃO PAULO dê segurança para eles, pra que não venham sofrer não somente ameaças mas que traficantes não venham acedia-los para o crime.
O Brasil esta preocupado com o fato, foi feita uma reunião com os chanceleres brasileiro e colombiano para tratar do assunto.
Chanceler María Ángela Holguín e o ministro da Defesa Nacional da Colômbia, Luis Carlos Villegas Echeverri, participaram de reunião com o presidente da República
Brasil e Colômbia estão trocando informações para enfrentar os problemas causados pela imigração desordenada de venezuelanos nos países.
Nesta quarta-feira (21), o presidente da República, Michel Temer, recebeu no Palácio do Planalto a chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, e o ministro da Defesa Nacional colombiano, Luis Carlos Villegas Echeverri.
Para receber o fluxo de imigrantes em Roraima adequadamente, o presidente concentrou no governo as ações de acolhimento, “atendendo um desejo de Roraima e melhorando o atendimento daqueles que são expulsos da sua pátria. [...] O Brasil jamais faltou e faltará com sua mão amiga para atender situações humanitárias”, garantiu o ministro da Defesa, Raul Jungmann.
Para tanto o governo brasileiro está já com planejamento de levar os VENEZUELANOS para as cidades do Interior no Brasil, a maioria deles tem cursos superior e outros ensino médios completos, serão imunizados contra as principais doenças, além de receber novos documentos, como RG E CPF, além de título de eleitor, serão refugiados venezuelanos.
Primeiro, os venezuelanos serão cadastrados e terão cuidados de saúde. Somente após esse passo, eles serão levados para outros estados – processo que pode levar 15 dias.
A partir daí, os imigrantes que concordarem terão como destino inicial os estados de São Paulo e Amazonas, onde ganharão condições de moradia e trabalho.
“Temos previsão de São Paulo e Manaus de aceitação de trabalhadores dessa região e desafogar um pouco a fronteira”, afirmou a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa.
Durante reunião com ministros no Palácio da Alvorada, o presidente da República, Michel Temer, fechou os detalhes da medida provisória que vai instituir situação de emergência social na fronteira brasileira com a Venezuela.
No momento, há aproximadamente 40 mil venezuelanos em abrigos em Boa Vista (RR), buscando melhores condições de vida devido à crise econômica no país de origem.
Ao decretar situação de emergência social, o governo ganha agilidade na liberação de recursos para obras de infraestrutura e ações humanitárias na região.
O efetivo será duplicado na região, afirmou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, chegando a 200 militares. Serão criados pontos de controle e triagem no interior de Roraima e também enviado um hospital de campanha.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, a triagem será intensificada na fronteira. Dessa forma, organizando o fluxo imigratório e avaliando o que as pessoas estão necessitando e no que podem ajudar dentro da comunidade venezuelana.
Cooperação
De acordo com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, o trabalho é feito em cooperação também com os países da área, como a Colômbia. “Estamos trabalhando em parceria – de acordo com compromissos internacionais brasileiros e com as leis – que tem dois propósitos: proteger nossa população sem descuidar da gravíssima tragédia humanitária”, disse.
fonte planalto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.