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quarta-feira, 22 de agosto de 2018

EURODATA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE OU UM UMA MERCADORIA ? <<>> ( Guaru Edições Culturais e Cursos Ltda <<>> Induz o aluno ao erro <<>> Abordagem na Rua<<>> Ficha de Curso Gratuito <<>> Desistência do Curso <<>> << Acordos sem saída para o Consumidor>>> << Valor Abusivo <<>> Bloqueio de Conta Corrente <<>> Procurem seus Direitos








RENATO  SANTOS  22/08/2018    Em  Guarulhos  como em outras  cidades  a EURODATA é  uma escola  profissionalizante, mas  no caso de Guarulhos  virou mercadoria, saibam o por que : 

Esta dando  é  dor  de cabeça  para  alunos  e seus  ex alunos, quando se  descobre  que  foram enganados.  

Unidades Eurodata - Educação para o Mercado de Trabalho


FORMA  DE ABORDAGEM

Eles  abordam  suas  próximas  vítimas nas ruas,  induzem  ao erro  da  seguinte  forma: 




Os  alunos  preenchem uma  ficha  de curso  gratuito,  depois  é  mostrado  outra  ficha  em seguida,  com a  desistência  do  curso, logo  entregam  o  contrato  com duas folhas  já estabelecidas apenas  para  assinar  nos  locais  indicados.  

Começou  a  dor  de cabeça e  não adianta  querer  desistir  do curso  com  uma  carta  de desistência  a ser  entregue  no prazo, não aceitam.  

Eles obrigam  você  a  pagar  o valor  integral,  com ameaças  de cartas  dizendo que  vão bloquear  sua  conta  corrente  onde você  recebe  o seu salário.  

O  valor  da dívida  é  de  R$  3.000,00, ou  mais, quando  não tem acordo (deles) protocolam  via  JUDICIAL.  

Diante  desta  ameaça  eles  fazem um acordo  extra judicial  no valor  de  R$  500,00  em quatro,seis  meses  e  um termo de confissão  de dívida e sua  vida  vira  o inferno  geral.

Não  respeitam  absolutamente  nada. Suponhamos, quando você  descobre  que  foi enganado, cursa  apenas  os três  meses,  quer  sair, ele  não aceitam  nem carta  por escrito.


OS  SEUS  DIREITOS  COMO CONSUMIDOR :

Uma em cada quatro famílias brasileiras está com dívidas em atraso, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 
Para piorar, 10% de todos consumidores admitem que não terão condições de pagar as contas nos próximos meses. O cenário reforça a necessidade de se observar os direitos de quem está no vermelho — afinal, independentemente da situação das finanças, é preciso que haja respeito na cobrança da dívida.
A exigência de pagamento pode ser feita presencialmente ou por telefone apenas em dia útil e em horário comercial — nunca em feriados ou finais de semana. 
O assunto deve ser tratado diretamente com o devedor, ou seja, não se pode deixar recado com familiares ou vizinhos informando que há pendências a serem resolvidas. O emprego do devedor é sagrado: os credores não podem telefonar para o trabalho para pressioná-lo a quitar o débito.
— O devedor não pode ser constrangido e nem importunado. A cobrança deve ser feita sempre nos termos da lei — grifa o advogado especializado em Direito do Consumidor Mauricio Lewkowicz.
De acordo com ele, quem se sentir constrangido pode mover uma ação judicial contra o credor por dano moral. Conforme a associação de consumidores Proteste, todo excesso poderá ser punível com uma pena de três meses de detenção, conforme previsto no artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que diz: "é crime utilizar de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, fazer afirmações falsas para amedrontar o consumidor ou perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer".
Também é incomum o bloqueio do salário ou de pensão previdenciária por via judicial para pagar dívidas em atraso— é o chamado princípio da impenhorabilidade do salário. 
Os bancos não podem, por decisão deles, debitar automaticamente da conta do cliente o valor atrasado por cheque especial ou fatura do cartão de crédito, por exemplo. 
Apenas quando a dívida é de crédito consignado este desconto ocorre, mas, mesmo assim, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem entendido em suas decisões que os descontos são limitados a 30% da renda.

Inclusão do nome do devedor em cadastros

A inclusão do nome do consumidor em cadastros como SPC e Serasa pode ser feita a qualquer momento a partir do atraso da conta. Na prática, entretanto, as empresas costumam esperar 30 dias antes de acionar os cadastros negativos de crédito.
— É obrigatório o envio de uma notificação para avisar o cliente sobre a inserção do seu nome no SPC e Serasa. Este comunicado costuma ser feito por correio, mas não é proibido que seja entregue por SMS, por exemplo — explica Livia Coelho, advogada e representante da Proteste.
Outro ponto de atenção é no momento da renegociação: o inadimplente não é obrigado a aceitar qualquer proposta para renegociar a dívida se considerar que ela não é adequada. Quaisquer valores que sejam propostos devem ser apresentados com transparência, mostrando se haverá desconto no juro (e de quanto) e, caso o prazo seja prolongado, qual será o custo total deste novo parcelamento.
— Sempre que o consumidor discordar dos valores cobrados deve exigir a demonstração da composição do débito cobrado — afirma a diretora do Procon de Porto Alegre, Sophia Vial.

Os direitos de quem está endividado

  • Conforme o Código Defesa do Consumidor, é expressamente proibido por lei que o consumidor seja ameaçado, constrangido ou coagido ao ser cobrado.
  • As cobranças não podem ser feitas no ambiente de trabalho, ou seja, a empresa credora não pode mandar cartas ou telefonar para o serviço do devedor. A não ser que ligue no celular do cliente, mas ainda assim a ligação não pode ser feita várias vezes por dia.
  • A Justiça também costuma condenar por danos morais empresas que ligam para a casa dos devedores e deixam recados com familiares, informando que há uma dívida em aberto.
  • O consumidor não pode ser cobrado no seu horário de descanso, seja nos feriados, finais de semana ou à noite.
  • Muitos consumidores não sabem, mas a lei estabelece que as multas decorrentes da falta de pagamento não podem ser superiores a 2% do valor da prestação.
  • O consumidor tem o direito de ser informado por escrito caso o nome dele seja movido para cadastros de negativação, como SPC e Serasa.
  • A retirada do nome destes cadastros negativos ocorre em até cinco dias úteis após o pagamento da dívida, sua renegociação ou a prescrição do prazo de cinco anos.
  • O consumidor inadimplente deve ser informado previamente do débito e da suspensão de serviços essenciais como luz, água e telefone.

A quem recorrer

- Caso sinta-se constrangido pelas cobranças, o devedor deve entrar em contato com a central de atendimento ao cliente da empresa credora, relatando o incômodo. 
Uma dica é guardar o número de protocolo desse atendimento, caso seja necessário mais adiante, junto ao Procon ou à Justiça.
- Se isso não resolver, pode buscar o Procon de sua cidade e abrir um processo administrativo, em que a empresa será advertida dos incômodos e infrações ao Código de Defesa do Consumidor

Procon da Capital em  Guarulhos  funciona na Rua sete  de setembro, 164,  centro  com atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. 
- Se, mesmo assim, os abusos prosseguirem, o caminho é abrir um processo por dano moral na Justiça.
- Para isso, é necessário contratar um advogado e reunir provas como testemunhas que tenham atendido ligações, histórico de chamadas recebidas no telefone celular ou de casa ou cópia das cartas de advertência enviado pelos credores.

Esteja atento à renegociação

  • Quando o consumidor é chamado para renegociar uma dívida, deve fazer previamente os cálculos para saber qual parcela realmente cabe no bolso dele. 

  • E, então, usar esta informação como parâmetro em uma renegociação.
  • Esteja atento para a cobrança de taxas para renegociação, que você não é obrigado a aceitar. 

  • Essas cobranças podem ser consideradas abusivas em um processo judicial.
  • Se uma dívida está pesando nas suas contas e tem juro muito alto, você tem a alternativa de tomar um empréstimo mais barato para quitar a conta mais cara.
  • Ao renegociar um novo período de pagamento, esticando prazos, certifique-se de que não estarão sendo cobrados novos juros sobre juros que já correm na dívida, sob risco de a conta subir em demasia.
  • Procure os feirões de renegociação de dívidas, inclusive quando são online. Estes eventos costumam oferecer condições de pagamento atraentes, com descontos nos juros ou prolongamento do prazo.
Fonte: Gauchach

RECLAME  AQUI  X  EURODATA NOTA DE REPROVAÇÃO 

Na  página  Reclame Aqui!, a  situação desta  Empresa  é  lamentável. O  Reclame aqui! resolveu 25,0% dos problemas e respondeu 73,6% das reclamações,esta empresa recebeu 91 reclamações e, em média, são respondidas em 6 dias e 16 horas.


A maioria das reclamações é sobre Cancelamento da matrícula, Valor abusivo Demora na emissão de diploma  e De todos que reclamaram, 6,3% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 2,13 para o atendimento recebido.

não recomendada
Não recomendada
01/08/2017 - 31/07/2018 
Entenda a reputação
73,6%
Reclamações
respondidas
6,3%
Voltaria a
fazer negócio
25,0%
Índice
de solução
2,13
Nota














Baseado nas avaliações dos consumidores, o Reclame AQUI analisa alguns critérios para a formulação da reputação. São eles:
  • Índice de Resposta (IR) - Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
  • Média das Avaliações (Nota do Consumidor) (MA) - Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido.
  • Índice de Solução (IS) - Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. 

  • Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde. (Clique AQUI e saiba mais);
  • Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) (IN) - Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. 

  • Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.
Para cálculo da Avaliação do Reclame AQUI (AR) é feita uma média ponderada baseada nestes critérios acima.
Todos os critérios possuem valores que variam de 0 a 100, com exceção da Média (varia de 0 a 10), assim o valor da média das avaliações é multiplicado por 10, para estar na mesma escala das demais.
Os critérios possuem pesos distintos, conforme segue abaixo:
Índice de Resposta - Peso 2
Média das Avaliações (Nota do Consumidor) - Peso 3
Índice de Solução - Peso 3
Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) - Peso 2
Assim a fórmula para obtenção da Avaliação do Reclame AQUI é a seguinte:
AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100
Para 8 =< AR <= 10 , ÓTIMO
Para 7 =< AR <= 7.9 , BOM
Para 6 =< AR <= 6.9 , REGULAR
Para 5 =< AR <= 5.9 , RUIM
Para AR < 5 , NÃO RECOMENDADA
Essa fórmula só é aplicada se a empresa passar por 2 avaliações prévias:
  • Possuir índice de resposta superior à 50%. Se possuir um índice de resposta inferior a 50%, ela automaticamente é categorizada como NÃO RECOMENDADA. Isso é feito para garantir que empresas que não respondem a seus consumidores não sejam beneficiadas, pois todos os parâmetros analisados são obtidos a partir do atendimento realizado pelas empresas;
  • Possuir um número de avaliações igual ou superior a 10. Se possuir menos, a empresa ficará com reputação SEM ÍNDICE.

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