RENATO SANTOS 12/11/2018 O Judicial Watch divulgou hoje novos documentos do Departamento de Estado dos EUA mostrando o Grupo Podesta trabalhando em nome do grupo político pró-Rússia ucraniano "Partido das Regiões".
Os novos documentos também mostram o conselheiro de Obama e Clinton John. Podesta fazendo lobby em nome da firma de seu irmão.
A Judicial Watch obteve os documentos em uma ação da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) contra o Departamento de Estado, apresentada em 20 de novembro de 2017, ( Judicial Watch v. Departamento de Estado dos EUA (No. 1: 17-cv-02489)).
O processo foi aberto depois que o Departamento de Estado não respondeu a um pedido do FOIA de 13 de setembro de 2017 para:
- Todos os registros de comunicação entre qualquer funcionário, funcionário ou representante do Departamento de Estado e qualquer diretor, funcionário ou representante do Podesta Group, Inc.
- Todos os registros produzidos relacionados a quaisquer reuniões ou comunicações telefônicas entre qualquer funcionário, funcionário ou representante do Departamento de Estado e qualquer diretor, funcionário ou representante do Podesta Group, Inc.
- Todos os registros sobre o Centro Europeu para uma Ucrânia moderna.
- O pedido FOIA abrange o prazo de 1 de janeiro de 2012 até o presente.
Em 28 de março de 2013, o e-mail do agora vice-secretário executivo do gabinete do Secretário de Estado Baxter Hunt mostra o grupo Podesta, liderado por Tony Podesta, presidente da campanha de Clinton em 2016, John Podesta, representando o Partido dos Trabalhadores. Regiões , um partido político pró-Kremlin na Ucrânia.
No e-mail de março de 2013, para vários funcionários, incluindo o então vice-ministro de Relações Exteriores dos EUA, John Tefft (que viria a ser o embaixador dos EUA na Rússia em 2014) e o diretor do Departamento de Estado da Europa Oriental Alexander Kasanof, Hunt escreve:
Veja abaixo, eu também enfatizei a necessidade do GOU tomar medidas concretas para obter novos SBA com o FMI e evitar o PFC / perda de GSP. O grupo de Podesta é observado entre anfitrião de lobistas de Ucrânia em artigo que eu irei adiante em um artigo no lado baixo.
- Ben Chang e Mark Tavlarides, do Grupo Podesta, que representa o Partido das Regiões, nos disseram que estavam trabalhando com Klyuyev em uma visita que ele pretende fazer a Washington no início de maio.
- Eles estão trabalhando para ampliar os contatos do POR na Colina, incluindo a realização de uma reunião para Klyuyev com Chris Smith, e aconselharam Kyiv a parar de tentar justificar suas ações contra Tymoshenko em Washington. Eles também notaram que durante sua recente reunião com o ex-presidente da CE, Prodi, o presidente do HFAC, Ed Royce, disse que o Congresso não estaria promulgando uma legislação de sanções contra a Ucrânia.
O Partido das Regiões serviu como base política pró-Kremlin para o ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, que fugiu para a Rússia em 2014.
Assim como Paul Manafort, que atualmente está sob acusação na investigação errônea do conselho especial da Rússia, o Grupo Podesta teve que registrar retroativamente as divulgações da Lei de Registro de Agentes Estrangeiros com o Departamento de Justiça para o trabalho relacionado à Ucrânia. O documento informa que o grupo Podesta forneceu ao Centro Europeu sem fins lucrativos para uma Ucrânia moderna “relações governamentais e serviços de relações públicas dentro dos Estados Unidos e da Europa para promover a cooperação política e econômica entre a Ucrânia e o Ocidente. O [Grupo Podesta] conduziu o trabalho a escritórios congressionais e executivos, membros da mídia, organizações não-governamentais e think tanks. ”Ao contrário de Manafort e seu parceiro Rick Gates, a operação do conselho especial de Mueller não indiciou ninguém do Grupo Podesta.
Além disso, os novos e-mails mostram o conselheiro de longa data de Obama e Clinton, John Podesta, fazendo lobby em nome dos esforços do Grupo Podesta para garantir uma instalação de manutenção da Jet Blue e da Lufthansa para Porto Rico.
Em 27 de junho de 2013, o e-mail do ex-embaixador dos EUA na Alemanha e atual governador de Nova Jersey, Philip D. Murphy, escreveu para John Podesta, ministro-conselheiro para Assuntos Econômicos da embaixada americana em Berlim, Seth Winnick, e outros:
A Jet Blue e a Lufthansa estão considerando dois locais para um centro de manutenção - Porto Rico ou México. O governador do PR quer isso mal. A questão é que podemos chegar a LH nos níveis certos para fazer o caso. John ou o colega OU o irmão de John, Tony, ou colega, chegarão até nós com mais detalhes.
Winnick então escreve para John Podesta: “Washington nos alertou para essa questão de advocacy e nós estamos nisso. Phil tentará se conectar nos próximos dias e nós daremos seguimento. ”
Mais tarde naquele dia, em um email enviado a seu irmão Tony Podesta e Winnick, John Podesta escreve: “Obrigado Seth. O governador é um amigo meu. Meu irmão Tony representa Porto Rico e dará seguimento aos detalhes. ”
Winnick responde a John e Tony Podesta: “Feliz por ajudar neste. Acho que temos os detalhes de que precisamos agora da SelectUSA na Commerce, mas voltaremos se surgir algum problema. ”
Porto Rico foi selecionado pelas companhias aéreas para a instalação do serviço A320 em 2014.
A Judicial Watch está aguardando para ouvir sobre quaisquer documentos adicionais que o Departamento de Estado possa produzir em resposta ao processo da FOIA sobre o Grupo Podesta.
"Pelos padrões da operação de consultoria especial de Mueller, esses e-mails seriam o suficiente para que as Podestas fossem transportadas diante de um grande júri ou pior", disse o presidente da Judicial Watch, Tom Fitton.
"Esses e-mails são um lembrete gritante de que a operação de conselho especial do Mueller parece mais interessada nos alegados laços estrangeiros da equipe Trump, em vez dos associados de Hillary Clinton (e de Barack Obama)."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.