Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Depois que Jair Bolsonaro disse que vai abrir a " caixa preta" do BNDES <<>> Vai ter que abrir a caixa preta da Apex Brasil <<>> Seus diretores podem ter passados informações sigilosas a CUBA <<>> além de prejuízos






RENATO  SANTOS  09/11/2018  Depois  do anuncio  do  Presidente  Eleito  Jair  Bolsonaro  em abrir  a  "  caixa  preta"  do BNDES,  surge  agora  outra Apex  uma  empresa  com sede  em  Havana.



Desconhecida  dos  Brasileiros  mas  não  seus  agentes  traidores  que mandava recursos  para  sustentar  a  ditadura  comunista  dos irmãos  Castros.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, recebido no ano de 2015.

Isso  é  o que  ela  divulgava, mas,  na sua raiz  faziam outra  coisa. A agência de promoção de exportações Apex Brasil se revela uma dessas caixas pretas que precisam ser abertas. 

Há dez anos gasta dinheiro mantendo seu escritório em Havana, único em toda a América Central, e se recusa a responder indagações sobre o papel do chefe da sua representação cubana, Hipólito Gaspar, que ocupa a boquinha por indicação do ex-presidente e presidiário Lula. Apesar da presença da Apex, houve queda de quase 40% no comércio entre os dois países.

Tudo em casa

A Apex Brasil é presidida pelo diplomata Roberto Jaguaribe, que, dizem funcionários, é tão simpático a Lula quanto seu funcionário em Havana.

Desempenho pífio

A Apex tem resultados pífios. As exportações do Brasil para Cuba caíram de R$ 2,05 bilhões, em 2012, para R$  1,3 bilhão em 2017.

Atração de Investimento


Ações para promover e facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo para aportes de capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país. 

Ademais, as ações de atração de investimentos visam induzir a transferência de tecnologias inovadoras para empresas brasileiras.

Nesse sentido, a atuação da Apex-Brasil consiste em promover a ampliação os investimentos já realizados e, para os potenciais investidores, fazer o Brasil figurar na “lista curta” de países-alvo e influenciar a decisão de investimento por meio do fornecimento de informações estratégicas, apoio completo ao trabalho de site location (articulando e acompanhando as visitas das empresas aos potenciais estados receptores do investimento) e trabalho de aftercare.


CONSELHO DELIBERATIVO


Ministério das Relações Exteriores


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços



Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI



Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES



Confederação Nacional da Indústria - CNI



Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA



Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae



Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.



Secretaria-executiva da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX (sem direito a voto)



DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDÊNCIA


PRESIDENTE – ROBERTO JAGUARIBE GOMES DE MATTOS 

Roberto Jaguaribe nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de dezembro de 1952. Graduado em Engenharia de Sistemas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ingressou na carreira diplomática por concurso público direto efetuado em 1978. 

Ao longo de sua carreira, desempenhou funções de alto nível, no exterior e no Brasil, tanto no Ministério das Relações Exteriores como em outras áreas do Governo Federal.

Serviu nas missões do Brasil na ONU, em Nova York (1983-87), e na Embaixada do Brasil em Montevideo (1987-90). Chefiou as Seções de Propriedade Intelectual e de Desarmamento na Missão do Brasil em Genebra (1993-95). Serviu também como Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Washington (2000-03).


Na Secretaria de Estado do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, foi chefe da Divisão de Propriedade Intelectual e Tecnologias Sensíveis (1992); Diretor-Geral do Departamento de Promoção Comercial (1998-2000); e Subsecretário-Geral de Política, responsável pela gestão de temas de política externa para África, Oriente Médio, Ásia e Pacífico (2007-10).


Em outras áreas do Governo, exerceu a função de Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento (1995-98) e também de Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (2003-05). Presidiu o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI (2005-07).


Foi Embaixador do Brasil junto ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (2010-15) e junto à República Popular da China e à República Popular da Mongólia (2015-16).


Desde 2016, preside a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.



DIRETORIA DE NEGÓCIOS


DIRETORA – MARCIA NEJAIM GALVÃO DE ALMEIDA

Formada em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco, com Pós-graduação em Marketing pela FGV e Gestão e Administração pela Universidade de Harvard, Marcia Nejaim está há 12 anos na Apex-Brasil. 


Nos últimos dois anos, Márcia atuou como gerente do gabinete da diretoria, assessorando todas as iniciativas de promoção das exportações, internacionalização e atração de investimentos realizados pela Agência. 

Foi responsável pela estruturação da Gerência de Investimentos, em um projeto piloto com o Banco Mundial, e na Gerência de Competitividade e Inovação,  em projetos relacionados ao aumento da competitividade de empresas exportadoras.  


Anteriormente, trabalhou no segmento de consultoria estratégica, no setor de tecnologia da informação e de varejo.


DIRETORIA DE GESTÃO CORPORATIVA


DIRETOR – FRANCISCO DE ASSIS LEME FRANCO

Francisco de Assis Leme Franco é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Foi presidente da Casa da Moeda do Brasil, de 2012 a 2015. Antes, ocupou cargos estratégicos nos ministérios do Planejamento, Fazenda, Previdência Social e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No Ministério do Planejamento atuou como Secretário de Orçamento Federal e Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, assim como Subsecretário de Planejamento e Orçamento. 

Na Pasta da Fazenda, exerceu as funções de Secretário-Executivo Adjunto e Secretário-Adjunto de Acompanhamento Econômico.


CONSELHO FISCAL


Ministério das Relações Exteriores



Ministérios integrantes a Câmara de Comércio Exterior – CAMEX



Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Em 2015, a revista Veja revelou que Hipólito Gaspar “abriu as portas” de Cuba ao enroladíssimo sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.