RENATO SANTOS 09/12/2018 O que significa a palavra " filho" pra você, bem, vão responder o óbvio é claro, mas é muito mais do que isso que você caro leitor esta pensando.
Herodes Agripa assassino de |Tiago |
No Hebraísmo essa palavra ultrapassa o valor somente entre os pais, e vai muito além, a palavra " filho" usa-se, às vezes em quase todos os idiomas, para designar um descendente mais ou menos remoto. Assim é os sacerdotes, por exemplo , se chama filhos de Levi.
MEFIBOSETE se chama filho de SAUL,embora, em realidade fosse seu neto; do mesmo modo Zacarias se chama filho de Ido, sendo seu pai Berequias , filho de Ido.E assim como "filho" se usa para designar um descendente qualquer, do mesmo modo a palavra " pai" se usa às vezes para designar um ascendente qualquer às vezes " irmão" se usa também quando somente se trata de um parentesco mais ou menos próximo, assim, por exemplo chama-se Ló irmão de Abraão embora em realidade fosse sobrinho ( Gn 14.12-16). Tendo presentes tais hebraísmos , desaparecerem contradições aparentes. Em 2.º Reis , por exemplo, se chama a Atalaia , filha de Onri, e no verso 18 , filha de Acabe, sendo na realidade filha de Acabe e neta de Onri.
Além dos hebraísmos referidos , ocorrem outras singularidades na linguagem bíblica, certos quase-hebraísmos, que precisam conhecer para uma correta compreensão de muitos textos . Referimo-nos ao uso peculiar de certos números , de algumas palavras que expressam fatos realizados ou supostos e de vários nomes próprios.
1) Certos números determinados usam-se às vezes em hebraico para expressar quantidades indeterminadas.
a) " Dez", por exemplo significa exato(Gn 31.7)
b) " quarenta" significa muitos ( 2.Reis 8.9)
c) Sete e setenta Se usam para expressar um numero grande, ainda que indeterminado.
d)Às vezes usam-se números redondos nas Escrituras para expressar quantidade inexatas.
2) às vezes, faz-se uso peculiar das palavras que expressam ação, dizendo-se de vez em quando que uma pessoa faz uma cousa, quando só a declara feita.
Ao dizer o Senhor ao profeta Jeremias (1.10), " Hoje te constituo , para arrancares, para destruíres e arruinares " etc., não o colocou Deus para executar estas cousas , mas para profetizá-las ou proclamá-las.
Como prova de que o idioma hebraico expressa em forma de mandamento positivo o que não implica mais que uma simples permissão, e nem sempre consentimento de fazer uma cousa.
Na interpretação das palavras das Escrituras , é preciso ter presente também que se faz uso mui singular dos nomes próprios , designando-se às vezes diferentes pessoas com um mesmo nome, diferente, lugares com um mesmo nome e uma mesma pessoa com nomes diferentes.
Pessoas diferentes designadas com um mesmo nome. Faraó, que significa regente, era o nome comum de todos os reis do Egito, desde o tempo de Abraão até a invasão dos Persas, mudando-se depois o nome de Faraó pelo Ptolomeu.
Abimeleque , que significa meu pai e rei, parece haver sido o nome comum dos reis dos filisteus, como Agague, o dos reis dos Amalequitas e Bem- Hadade dos Sírios e de Cesar dos imperadores de Roma.
Cesar Augusto ( Lc. 2.1) que reinava ao nascer Jesus, era o segundo que levava esse nome. O César que reinava ao nascer Jesus, era Tibério.
O imperador para o qual apelou Paulo e quem tanto se chamava Augusto como César. era Nero ( At.25-21).
Os reis egípcios e filesteu parecem ter tido um nome próprio e comum como os romanos. Assim é que lemos, por exemplo, de um Faraó Neco, do Faraó Ofra e de Abimeleque Aquis.( o prefácio do SL 34.1;1º Sm 21.11).
No Novo Testamento se conhecem diferentes pessoas sob o nome de Herodes. Herodes o Grande, assim chamado na História profana, foi quem, sendo velho matou às crianças em Belém, . Morte este, a metade de seu reino, Judéia e Samaria, inclusive, foi dada ao seu filho Arquelau; a maior parte da Galiléia , a seu filho Herodes o Tetrarca, o rei e outras partes da Siria e Galiléia a seu terceiro filho Filipe Herodes.
Foi o Herodes o Tetrarca que decapitou João Batista e zombaria de Jesus em sua paixão.
Ainda outro rei Herodes ,a saber, o neto do cruel Herodes o Grande, matou ao apóstolo Tiago, morrendo depois em Cesaréia.
Foi diante do filho deste assassino de Tiago, chamado Herodes Agripa, que Festo fez Paulo comparecer. O caráter deste rei era muito diferente do de seu pai, e não confundi-los é de importância para a correta compreensão da Historia .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.