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domingo, 9 de dezembro de 2018

O Significa " filho" pra você? <<>> No Hebraísmo há vários significados <<>> Conheça MEFIBOSETE E HERODES AGRIPA








RENATO  SANTOS   09/12/2018   O  que  significa  a palavra  "  filho"  pra  você,  bem,  vão  responder  o  óbvio  é  claro, mas  é muito  mais  do que  isso  que  você  caro  leitor  esta pensando.

Herodes  Agripa  assassino  de  |Tiago 


No  Hebraísmo  essa  palavra  ultrapassa  o valor  somente  entre  os pais,  e  vai  muito  além,  a  palavra "  filho" usa-se, às  vezes em quase  todos  os idiomas, para  designar  um descendente mais  ou  menos  remoto. Assim  é os  sacerdotes, por  exemplo , se chama  filhos  de  Levi.

MEFIBOSETE  se chama  filho de  SAUL,embora, em realidade  fosse seu neto;  do mesmo  modo  Zacarias  se chama filho de  Ido, sendo  seu pai Berequias , filho de Ido.E  assim como  "filho" se  usa para  designar um descendente qualquer, do mesmo  modo a  palavra  "  pai" se  usa às vezes para  designar um  ascendente  qualquer  às  vezes  "  irmão" se  usa também   quando  somente  se  trata  de um parentesco  mais  ou  menos  próximo, assim,  por  exemplo chama-se    Ló  irmão  de  Abraão  embora  em realidade  fosse  sobrinho  (  Gn 14.12-16). Tendo  presentes   tais  hebraísmos  , desaparecerem    contradições  aparentes.  Em 2.º  Reis , por  exemplo, se  chama a  Atalaia  ,  filha de  Onri,  e  no  verso  18 , filha  de  Acabe,  sendo na realidade  filha  de  Acabe  e  neta  de  Onri.

Além  dos  hebraísmos  referidos , ocorrem  outras singularidades  na  linguagem bíblica, certos  quase-hebraísmos,  que  precisam  conhecer   para  uma  correta  compreensão  de muitos  textos  . Referimo-nos  ao uso  peculiar   de certos  números , de algumas  palavras  que  expressam  fatos  realizados  ou supostos e  de vários  nomes  próprios.

1) Certos  números  determinados  usam-se às  vezes  em  hebraico  para expressar    quantidades  indeterminadas.

a) "  Dez", por  exemplo  significa  exato(Gn 31.7)
b) "  quarenta" significa  muitos  (  2.Reis 8.9)
c) Sete  e  setenta   Se  usam  para  expressar  um  numero  grande, ainda que  indeterminado.
d)Às  vezes  usam-se  números  redondos  nas  Escrituras  para  expressar  quantidade inexatas.

2)  às vezes, faz-se   uso  peculiar  das  palavras  que  expressam  ação, dizendo-se  de vez  em quando  que  uma  pessoa  faz  uma cousa,  quando  só  a  declara  feita.

Ao  dizer  o  Senhor  ao profeta  Jeremias (1.10),  "  Hoje  te  constituo , para  arrancares, para  destruíres e  arruinares " etc.,  não  o  colocou  Deus  para  executar  estas  cousas , mas  para profetizá-las  ou  proclamá-las.

Como  prova  de que  o  idioma  hebraico  expressa  em  forma  de mandamento positivo  o que  não  implica mais  que  uma simples permissão, e nem sempre consentimento de fazer uma  cousa. 

Na  interpretação  das  palavras das  Escrituras , é  preciso  ter presente  também que  se faz uso  mui  singular  dos nomes  próprios , designando-se às vezes  diferentes  pessoas  com um  mesmo  nome, diferente, lugares   com um mesmo  nome  e  uma mesma  pessoa  com nomes  diferentes.


Pessoas  diferentes designadas  com  um mesmo  nome.  Faraó, que  significa  regente, era  o nome comum  de  todos  os reis  do Egito, desde  o tempo  de Abraão  até a  invasão  dos Persas,  mudando-se  depois  o  nome de  Faraó  pelo  Ptolomeu.

Abimeleque , que  significa  meu pai  e  rei,   parece  haver   sido  o nome  comum dos reis  dos  filisteus, como  Agague, o  dos reis  dos  Amalequitas e  Bem- Hadade   dos  Sírios e  de Cesar    dos imperadores  de  Roma. 

Cesar  Augusto  (  Lc. 2.1)  que  reinava   ao nascer  Jesus, era  o segundo  que  levava esse  nome.  O  César   que  reinava  ao nascer  Jesus, era  Tibério.

O  imperador  para  o qual  apelou   Paulo e quem tanto  se  chamava  Augusto  como César.  era  Nero  ( At.25-21).

Os  reis   egípcios  e filesteu   parecem  ter  tido  um nome  próprio  e  comum como  os romanos. Assim  é que  lemos, por  exemplo,  de  um Faraó  Neco, do  Faraó  Ofra  e  de  Abimeleque  Aquis.(  o  prefácio  do  SL 34.1;1º Sm 21.11).

No Novo  Testamento  se  conhecem  diferentes  pessoas  sob o nome  de  Herodes. Herodes  o Grande, assim  chamado  na História  profana,  foi quem, sendo velho matou  às  crianças  em Belém, .  Morte  este,  a  metade  de  seu reino, Judéia e  Samaria, inclusive,  foi dada  ao  seu  filho Arquelau; a maior  parte  da  Galiléia , a  seu  filho  Herodes o  Tetrarca, o  rei  e  outras  partes  da Siria e  Galiléia   a  seu terceiro  filho  Filipe  Herodes.

Foi  o  Herodes  o Tetrarca  que  decapitou  João  Batista  e  zombaria  de Jesus  em sua paixão.

Ainda outro  rei Herodes ,a  saber, o neto do  cruel  Herodes  o Grande, matou  ao  apóstolo  Tiago, morrendo depois em  Cesaréia.

Foi  diante  do filho  deste  assassino de Tiago, chamado  Herodes  Agripa, que  Festo  fez  Paulo  comparecer. O  caráter deste  rei era  muito diferente  do  de  seu  pai,  e  não  confundi-los  é  de importância  para a  correta  compreensão  da  Historia .

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