Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Policia Federal Esta Negociando a Rendição do Lula Caso Contrário Irá Algemado










RENATO SANTOS  06/04/2018   O  Prazo acabou  as  forças  da Policia  Federal  esta negociando  com os advogados  a  rendição do  ex presidente Lula,  caso  ele  não se entregue  será  coercitivo a  sua prisão, isso é  algemado.




Delegados da Polícia Federal em São Paulo estão conversando com advogados de Luiz Inácio Lula da Silva para negociar a rendição do ex-presidente na capital paulista. 

O prazo determinado pela Justiça Federal para o petista se entregar voluntariamente em Curitiba (PR) se encerrou às 17h desta sexta-feira (6).

A conversa, que já dura pelo menos duas horas, busca evitar uma operação policial para executar a ordem de prisão contra o petista, que está no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, desde a noite de quinta-feira (5). 

Segundo apurou o R7, Lula pode se entregar na sede da PF em São Paulo, ou ir diretamente ao aeroporto de Congonhas, onde já existem equipes da PF de prontidão. Uma aeronave já está abastecida e pronta para levá-lo a Curitiba.

Na capital paranense, um helicóptero levaria Lula do aeroporto Afonso Pena até a Superintendência da Polícia Federal, onde uma cela especial foi preparada para o ex-presidente.

A recomendação da equipe de advogados de Lula é para que ele se entregue. mas um membro da cúpula do PT informa que Lula vai tomar a decisão por conta própria.

PF: algemas serão usadas caso necessário

Em Curitiba, o delegado da Policia Federal Igor Romário de Paula confirmou que não está descartada a possibilidade de se negociar com a defesa do ex-presidente, mas que isso cabe aos agentes em São Paulo, responsáveis pela negociação neste momento.

— Não se descarta, após as 17h, tentar uma negociação para que uma apresentação seja feita. Mas isso a equipe que está no lugar que vai avaliar a melhor conduta pra que não exista confronto.

A declaração foi feita após uma reunião entre Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Inteligência do Paraná e Polícia Rodoviária Federal sobre o esquema de segurança.

Romário de Paula também disse que é pequena a chance de a Polícia Federal entrar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para prender Lula.

— A hipótese [de entrar no sindicato dos metalúrgicos para prender Lula] é remota nesse momento.

Ainda segundo o delegado, caso o ex-presidente não se entregue, ele acredita que não deve demorar para que a ordem de prisão seja cumprida pela Polícia Federal.

— Eu não acredito que se prolongue por muito tempo. Mas estão sendo consideradas uma série de coisas para evitar confronto. Este tipo de prisão gera ânimos exaltados de vários lados.

Ele também comentou que não acredita que Lula represente algum risco, mas que, se for preciso, será feito o uso de algemas.

— Se houver risco, as algemas podem e devem ser usadas.

Pouco depois das 17h a sede da PF em Curitiba foi fechada e os jornalistas retirados do saguão. O local costuma fechar geralmente às 18h30.

Rui Falcão Disse Lula Não Irá se Entregar <<>> Em casa Lula Não Pode Ser Preso<<>>> No Sindicato Pode a Qualquer Hora







RENATO SANTOS 06/04/2018  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser preso pela PF (Polícia Federal) ainda nesta sexta-feira (6) após as 17h, se estiver no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, de acordo com o chefe de custódia e escolta da Polícia, Federal Jorge Chastalo Filho. Em casa, ele não poderá ser preso hoje.




A Constituição garante que um mandado só pode ser executado durante o dia e o domicílio é inviolável.

Ex-presidente Lula não irá se entregar, afirma Rui Falcão
O horário foi estipulado pelo juiz Sérgio Moro como prazo final para que petista se apresente voluntariamente.

— Em casa, ele não pode ser preso. No sindicato, pode a qualquer hora porque não é domicílio dele.
Lula terá cela especial, mas comerá quentinha e receberá só parentes

Avião preparado


Ainda segundo Chastalo Filho, a PF já tem um avião preparado em São Paulo esperando por Lula, caso o ex-presidente não se entregue em Curitiba.

O trajeto feito pelo petista do aeroporto Afonso Pena, que fica na Região Metropolitana de Curitiba, até a Superintendência da Polícia Federal, no bairro em Santa Cândida, será feito por helicóptero.

Reforço de Segurança

A Polícia Federal também informou que a segurança no prédio da Polícia Federal foi reforçada. Foi convocada uma equipe especializada em segurança, uma equipe de controle de distúrbio civil.

Crime de Desobediência

Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se apresentar até às 17h a Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, nesta sexta-feira (6) conforme determinou o juiz Sergio Moro, ele cometerá o crime de “desobediência à ordem judicial”.


Para a advogada Vera Chemim, se o ex-presidente não se entregar a uma autoridade policial, ele deve ser preso de qualquer maneira. “Se ele não se apresentar à polícia, a partir das 17h01, ele poderá ser preso pelas autoridades policiais. Muito provavelmente pela PF daqui de São Paulo a pedido da PF do Paraná. ”

“Lula está no direito legítimo de se proteger, entendo que é um instinto de preservação, mas a autoridade policial não precisa concordar com isso e, sim, pode efetuar a prisão após às 17h”, explica o criminalista e coordenador do curso de pós-graduação de direito penal, da Faculdade de Direito do IDP-São Paulo, Fernando Castello Branco.

Para Castello Branco, a atitude do ex-presidente não se caracteriza como “resistência à prisão”. “A resistência seria configurada caso um grupo de simpatizantes tente impedir a ação policial, mas até o momento não é.”

Segundo Vera, o que mudaria essa situação seria o habeas corpus, que daria um fôlego até o julgamento dos embargos dos embargos.  “Esse habeas corpus só sairia em decisão monocrática, quando um só ministro julga, mas eu não acredito que isso aconteça porque o assunto foi exaurido pelo Supremo.”

Policia Federal Já se Encontra no Local Para Prender Lula e Poderá contar com a Policia MIlitar na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernado do Campo











RENATO SANTOS  06/04/2018  Agentes de inteligência da Polícia Federal foram enviados ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo para fazer um mapeamento da situação no local.




Os agentes teriam feito fotos e vídeos para identificar e mapear riscos potenciais e feito um levantamento completo da situação no local. PF em São Paulo afirma que não aguarda apresentação de Lula

O objetivo é evitar ao máximo um confronto com apoiadores do ex-presidente caso seja necessário uma operação da PF para buscar e apreender Lula na sede do sindicato, fato que preocupa a cúpula da PF, que teme que a ação possa colocar em risco as pessoas  que estão ali apoiando Lula.

Caso Lula realmente não se apresente até o horário estipulado por Sérgio Moro, equipes do Comando de Operações Táticas (COT) , formada por agentes especializados em operações de alto risco, estão prontas para agir -alguns integrantes vieram de Brasília apenas para dar suporte a uma eventual ação caso necessário.

Ex-presidente Lula não irá se entregar, afirma Rui Falcão

A Polícia Militar de São Paulo também se dispôs a auxiliar a Polícia Federal, caso seja necessário uma ação para realizar o cumprimento da ordem de prisão dada pelo juiz Sérgio Moro. 

"O que poderemos fazer, caso necessário, é agir para assegurar o livre trânsito e a ordem de modo geral. Já me coloquei à disposição do superintendente da PF neste sentido", disse o Secretário de Segurança de São Paulo, Mágino Alves.
Procurada pelo R7, a assessoria de imprensa da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo respondeu por nota que "por razões de segurança, não haverá manifestação da PF/SP sobre questões referentes a planejamento operacional".