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sexta-feira, 4 de maio de 2018

Havaí Vucão Kilauea esta em Erupção causando fluxo de lava







RENATO  SANTOS  04/05/2018   Los Angeles - Centenas de pessoas ficaram no Havaí na sexta-feira longe do vulcão Kilauea, cuja erupção no dia anterior causou fluxos de lava, nuvens de cinzas rosas e, mais problemáticos, gases tóxicos.  





A proximidade de habitações, incluindo o distrito de Leilani Estates, no sopé do vulcão, resultou em uma forte mobilização das autoridades locais, sob a liderança do governador do Havaí David Ige que decretou estado de emergência para desbloquear recursos adicionais . 
Como nas erupções anteriores, a mídia local transmitiu imagens de lava incandescente lentamente ganhando terreno em áreas onde o acesso foi bloqueado pela polícia ou borbulhando de uma rachadura em uma floresta. 
Nenhuma vítima foi relatada na manhã de sexta-feira. 
Fontes vulcânicas ativas estão ocorrendo no distrito de Leilani Estates agora, e todos os residentes são obrigados a evacuar imediatamente " , twittou a Agência de Proteção Civil do Condado de Havaí por volta das 13:00 GMT. 
Algumas horas antes, ela avisou que os bombeiros haviam informado " níveis extremamente altos de dióxido de enxofre, um gás perigoso, na zona de evacuação ". 
Cerca de 770 edifícios e 1.700 pessoas estão sob evacuação obrigatória em Leilani Estates, twittou ao governador. O bairro de Lanipuna Gardens também está passando por evacuação obrigatória. 
No total, quase 10.000 pessoas vivem na região. 
O vulcão Kilauea, que sobe para 1.247 metros, entrou em erupção na quinta-feira às 16:45 locais (2:45 GMT de sexta-feira). É um dos mais ativos do mundo. 
De acordo com seu último ponto, pouco depois das 8:00 GMT de sexta-feira, o observatório do vulcão - informou o Instituto Americano de Geofísica USGS--, a lava tinha viajado uma dúzia de metros antes de parar a progressão do vulcão. falha única formada nesta fase. 
- Centenas de terremotos - 
A atividade sísmica não mudou significativamente durante o dia (quinta-feira) ou desde a breve erupção na fenda ", acrescentou ele, acrescentando que o fenômeno eruptivo foi considerado terminado às 18h30. local. 
Um terremoto de magnitude 5, seguido por muitos tremores secundários, foi registrado poucas horas antes do início da erupção. Localizada ao sul da boca eruptiva do Puu Oo nos flancos do Kilauea, esta sacudida causou quedas de rochas e uma potencial ruptura na cratera do vulcão, de acordo com o USGS. 
Foi o mais importante de cem terremotos às vezes menores - em torno de uma magnitude de 2,0 - apoiado desde segunda-feira pelos habitantes. 
É como se toda a casa estivesse tremendo, como se alguém com 160 quilos estivesse entrando na minha sala e continuasse pulando " , disse Carol Shepard, residente do KHON2. Acabou", disse ela. 
Jeremiah Osuna, outro morador da área afetada, filmou com um drone o fluxo de lava vermelha que parece " uma cortina de fogo". 
Ele repreendeu como se tivéssemos colocado pedras em uma máquina de secar e tivéssemos a velocidade máxima, poderíamos sentir o cheiro do enxofre e das árvores queimando, disse Osuna, citado pelo KHON2. 
Fiquei um pouco abalado e percebi como (...) é perigoso viverperto do vulcão", acrescentou. 
Os cientistas observam uma " intrusão de magma " na área desde segunda-feira, antecipando uma possível erupção, disse Janet Babb, geóloga do Observatório Vulcânico do Havaí. Outras erupções podem ocorrer, ela disse. 
As fases de abertura das erupções de crack são dinâmicas e incertas, e novas iniciações de crack e novos fluxos de lava podem ocorrer " , disse o observatório em seu último comunicado. Mas " não é possível neste estágio dizer ou quando". 
Ele relatou, sem explicação, que o lago de lava na cratera do Kilauea caiu 34 metros em 24 horas. 
A ilha do Havaí, muitas vezes chamada de Ilha Grande, é a maior das oito ilhas principais que formam este estado do Pacífico, um arquipélago de 137 ilhas no total. 

Aeroporto Internacional de Guarulhos Terá Hangar de Manutenção da Latam e RB Capital Investimento de R$ 130 milhões de reaisfoto da internet













RENATO SANTOS  04/05/2018  Para quem  mora  na região do Jardim  São  João  Guarulhos, e quem  translada  no Terminal  Jardim São João  Urbano  tem percebido  construções  na área  do aeroporto internacional de Guarulhos.

Foto  da  Internet

Muitas  conversas  tem  surgido  seria a  continuação  da linha férrea  da CPTM,  não, calma,  é  um hangar  de manutenção das  aeronaves da Companhia  Latam  em conjunto RB Capital.

O Grupo LATAM Airlines e a RB Capital firmaram acordo para a construção do mais moderno hangar, para a implantação do Centro de Manutenção de Linha no Aeroporto Internacional de .


O investimento de R$ 130 milhões será por meio do modelo “build to suit”, no qual o empreendimento é realizado conforme especificações determinadas pela companhia aérea e lastreado por um contrato de locação de 14 anos. As obras estão a cargo da Libercon Engenharia.


Essa intenção da LATAM de construir um hangar no Aeroporto de Guarulhos foi publicada em outubro de 2017 pela Aeroflap, quando o Presidente Michel Temer conversou com executivos da companhia sobre esse investimento.


O hangar de manutenção está em linha com uma série de medidas adotadas para consolidar as operações da empresa no seu principal hub (centro de conexões) internacional em Guarulhos. “A construção do hangar será um marco que consolidará os nossos esforços em desenvolver uma estrutura que promova ainda mais eficiência nas operações, priorizando a segurança, valor inegociável da companhia“, diz Sergio Novato, diretor sênior de manutenção da LATAM Airlines Brasil.


Com a transação, a RB Capital ultrapassa a cifra de R$1.5 bilhão aportada em operações imobiliárias para atender clientes corporativos, e confirma sua trajetória e credenciais como um dos principais players do setor imobiliário na modalidade “build to suit”. Para Alexandre Rhinow, sócio-diretor da RB Capital e responsável pela divisão de ativos imobiliários “build to suit”, a solução estruturada de financiamento e de construção para atender um cliente como LATAM, deve auxiliar a companhia operacionalmente na GRU Airport. Segundo o executivo ainda, isso mostra que, por meio da inovação e estruturação, é possível viabilizar o investimento e financiamento para construção de ativos fixos para qualquer empresa, em qualquer setor da economia brasileira, por mais complexos que esses possam parecer.


“A Libercon Engenharia tem muito orgulho de ter sido selecionada para a construção do CML da LATAM, após uma concorrência extremamente criteriosa com as maiores construtoras do Brasil e seis meses de estudos para viabilização do empreendimento. É um projeto de engenharia especial e único na América Latina – além de um excepcional vão livre, conta com diversas inovações tecnológicas como uma barreira defletora de empuxo (Jet Blast Deflector) e outra acústica – e marca nosso ingresso no segmento de obras de infraestrutura e aeroportuárias”, afirma Hailton Liberatore, sócio-diretor da empresa.


Durante os três turnos de trabalho, mais de 600 funcionários realizarão as manutenções preventivas dos aviões, que acontecem entre cada voo. As manutenções periódicas previstas nos manuais das fabricantes, que demandam mais tempo e recursos, continuarão a ser feitas no centro de manutenções da companhia em São Carlos, interior de São Paulo. A nova edificação terá capacidade para atender simultaneamente sete aeronaves de dois corredores (wide body), como os Boeing 777, 767 e 787 e o novo modelo Airbus A350 ou até 19 aviões de um único corredor (narrow body) da família Airbus A320 em um espaço de mais de 65 mil metros quadrados.


O Centro de Manutenção de Linha (CML) trará ainda, vários outros benefícios para o Grupo LATAM. Por contar também com oficinas e estoque de componentes aeronáuticos, a logística de suprimentos – e dos próprios itens que devem passar por manutenção – será ainda mais eficiente. “Além disso, aprimoraremos diversos outros processos, como por exemplo, na realização de testes em motores, hoje restritos a determinados horários. Com o novo hangar instalaremos uma barreira acústica que possibilitará realizar tais testes em qualquer momento do dia e da noite sem incomodar a vizinhança do aeroporto”, diz Novato. O executivo ainda lembra que o novo hangar será construído sob uma plataforma sustentável de deve promover a redução do consumo de recursos como água e energia elétrica.


Já as manutenções periódicas e estruturais, que demandam mais tempo e recursos, continuarão a ser feitas no MRO, centro de manutenção da companhia, localizado em São Carlos no interior de São Paulo.


Para o CEO do GRU Airport, Gustavo Figueiredo, “O investimento no hangar, onde serão baseadas as mais modernas aeronaves da LATAM, entre elas o A350, consolida o número de rotas diretas da Latam a partir do GRU Airport, que já é o maior hub da companhia. Além disso, reforça a sinergia entre as empresas que compõem a Aliança Oneworld – acordo de cooperação que envolve 14 companhias aéreas, do qual fazem parte: Qatar Airways, LATAM, British Airways, Iberia, American Airlines, que operam no GRU Airport”.

A Nova Fase da extensão entre o Aeroporto Internacional e a CPTM de Guarulhos







RENATO SANTOS 04/05/2018   Vejam  como  vai  ficar de agora por  diante a integração  entre  o aeroporto internacional de Guarulhos e  a CPTM  linha Jade-13Linha 13-Jade da CPTM entra em operação.

Imagem do banner: Herbert Fabiano Monfre de Oliveira

 

Com 12,2 km de extensão, nova linha tem três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart







A Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart-Aeroporto-Guarulhos) da CPTM começou a operar no dia 31 de março, quando foram entregues à população 12,2 quilômetros de faixa ferroviária, duas novas estações, três novos bicicletários e uma passarela na Estação Engenheiro Goulart, que está em operação desde o ano passado atendendo a Linha 12-Safira. O investimento do empreendimento é da ordem de R$ 2,3 bilhões. Cerca de 55 mil usuários utilizaram a Linha 13-Jade no primeiro final de semana de Operação Assistida.  

A CPTM já opera seis linhas herdadas na época de sua criação em 1994 e atualmente modernizadas. A Linha 13-Jade, que chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é a primeira totalmente implantada e operada pela Companhia. 

Serão  beneficiados com a nova linha a população que mora, trabalha ou estuda na segunda cidade mais populosa do Estado, além dos turistas de lazer e negócios. A previsão é que sejam atendidos cerca de 120 mil usuários por dia útil.     

Neste primeiro mês da Linha 13-Jade, será realizada a Operação Assistida, atendendo as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos, com intervalos de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h.  

O percurso será feito em cerca de 15 minutos e o usuário que desejar prosseguir na CPTM deverá fazer baldeação na Estação Engenheiro Goulart para a Linha 12-Safira. No segundo mês, a operação ocorrerá no mesmo horário, porém será ampliada para todos os dias na semana. Nessas duas primeiras etapas de Operação Assistida não será cobrada tarifa dos usuários. 

A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite no Serviço Regular. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, com trens que sairão da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. 

O percurso terá duração de cerca de 35 minutos, com o trem parando em todas estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.

Depois do quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço CPTM Airport-Express, que levará os usuários direto, sem parada para embarque e desembarque, da Estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. 

O percurso será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos. O valor da tarifa ainda será definido. 


​Implantação da Linha 13-Jade

Cerca de 2.500 trabalhadores atuaram na obra em campo para implantar 12,2 quilômetros de via e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, que é o ponto de integração com a Linha 12-Safira e foi totalmente reconstruída. Essa estação já está em operação desde agosto do ano passado. 

Da extensão total da Linha 13-Jade, são 4,3 km de via em superfície e 7,9 km em elevado, cruzando a área do Parque Ecológico do Tietê, os rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, as rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra e Hélio Smidt, além da avenida Monteiro Lobato. Essas transposições de rios e importantes rodovias exigiram grandes soluções de engenharia. Entre elas, a construção de um viaduto estaiado com dois mastros com cerca de 70 metros de altura e extensão total de 690 metros no entroncamento entre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt.


Sobre as estações 

As estações da Linha 13 têm arquitetura arrojada, com estruturas leves e envidraçadas, que permitem a iluminação natural, além de contarem com amplos mezaninos. 


Também são dotadas com sistema de aquecimento de água por energia solar, reservatório de armazenamento de água de reuso, via captação de águas pluviais, que após tratamento, podem ser usadas na limpeza e nos banheiros.  

As plataformas são cobertas e os edifícios estão equipados com todos os itens de acessibilidade, como elevadores, corrimãos e rampas adequadas, comunicação em Braille, piso e rotas táteis, além de banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Juntas, as três estações contam com quatro bicicletários, totalizando 514 vagas.

Engenheiro Goulart

Localizada entre Av. Dr. Assis Ribeiro e o Parque Ecológico do Tietê, a Estação Engenheiro Goulart, que já atende a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) desde agosto do ano passado, passa agora a servir a nova Linha 13-Jade. 

Ponto de integração entre as duas linhas, a estação foi totalmente reconstruída. Com 15 mil m² de área construída, a estação tem duas plataformas centrais para atender as duas linhas. A estimativa de demanda é da ordem de 50 mil usuários por dia útil. 

A estação tem quatro elevadores e 10 escadas rolantes, além de todos os dispositivos de acessibilidade. Para comodidade dos ciclistas, a estação oferece dois bicicletários: um que já atende a Linha 12-Safira, com 152 vagas, e o novo da Linha 13-Jade, que oferece 74 vagas.

A estação tem três acessos. Um pela passarela sobre a av. Dr. Assis Ribeiro na esquina da Praça Gajé, onde está um dos bicicletários. O outro acesso fica junto à estação no mesmo nível da av. Dr. Assis Ribeiro.  Já o terceiro acesso é pelo Parque Ecológico da Tietê, através de rampa, onde fica o segundo bicicl​etário.

Guarulhos-Cecap

Com mais de 11 mil m² de área construída, a estação tem quatro elevadores e nove escadas rolantes, além de um bicicletários com 188 vagas. A estimativa de demanda é da ordem de 50 mil usuários por dia útil 

O acesso principal da estação conta com baia para ônibus, táxis e ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros e de usuários com deficiência ou mobilidade reduzida. 

O Acesso 1 fica próximo do Hospital Geral de Guarulhos, do conjunto residencial Cecap e do Terminal Rodoviário de Guarulhos e alcança o mezanino da estação por meio de uma passarela sobre a avenida e o rio Baquirivu. Já o Acesso 2 permite a integração com uma parada de ônibus do Corredor EMTU no canteiro central da avenida. 

Aeroporto-Guarulhos

Com mais de 20 mil m² de área construída, é a maior estação operada pela CPTM e está equipada com sete elevadores e 14 escadas rolantes. O bicicletário tem 100 vagas e a estimativa de demanda é da ordem de 20 mil usuários por dia útil. 

A estação conta com três acessos. O acesso principal tem baia para ônibus, táxis e ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros e de usuários com deficiência ou mobilidade reduzida O Acesso Guarulhos está localizado junto a av. Marginal do Rio Baquirivu e rua Joaquina de Jesus, permitindo o ingresso ao bairro e ao terminal da EMTU, o que garante a integração dos usuários com o corredor de ônibus intermunicipal. Já o Acesso Aeroporto fica perto do estacionamento do Terminal 1 e de lá os passageiros podem embarcar nos ônibus disponibilizados pela GRU Airport para chegarem aos demais terminais de passageiros do aeroporto. 


Investimento 

O investimento total no empreendimento é de R$ 2,3 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão vieram da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para implantação das obras civis e parte dos Sistemas de Energia, Telecomunicações e Sinalização. O BEI (Banco Europeu de Investimento) financiou R$ 316 milhões para aquisição de material rodante. A obra também conta com R$ 425 milhões do BNDES e o restante está sendo realizado com recursos do Governo do Estado.


Frota

O início da operação da Linha 13 será feito com composições da série 9.500, fabricadas pela Hyundai-Rotem, e fazem parte do lote de 65 trens comprados. 


As unidades possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). 


Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
A partir de 2019, os trens da Hyundai-Rotem serão substituídos pela frota permanente da Linha-13 com 8 composições que, além de toda a tecnologia dos trens atuais, terá bagageiros para os passageiros transportarem as malas com mais conforto. Esses trens estão sendo fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang. 

Prefeitura oferece opções para atender passageiros da Linha 13-Jade da CPTM Só não sabem ainda se o bilhete municipal cidadão terá integração com a CPTM o Melhor é o BOM







RENATO SANTOS  04/05/2018 Não  ficou muito claro se os passageiros  terão acesso de integração  com bilhete único cidadão de  Guarulhos  ou vai ter que comprar  o  BOM pra  fazer a  integração. 

Após um mês da inauguração, desde esta segunda-feira, 30, a linha 13-Jade da CPTM passou a circular diariamente, ainda em operação assistida, das 10h às 15h. Para atender aos usuários, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos disponibiliza uma série de linhas municipais que dá acesso à Estação Guarulhos-Cecap da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ainda está estudando mais duas novas ligações a serem implementadas.

Fábio Nunes Teixeira/PMG

Veja, abaixo, as opções de linhas municipais e intermunicipais à disposição dos que pretendem utilizar o trem da CPTM.

Confira as linhas:

Terminal Taboão

Alimentadoras

LINHA
FROTA
381
Novo Recreio / Taboão
8
383
Recreio São Jorge / Taboão (até Rua Paquita)
6
384
Terminal Taboão / Vila Galvão
8
387
Pq. Mikail / Taboão
6
388
Vila União / Taboão
5
389
Jd. Santa Edwiges / Taboão
3
392
Jd. Santa Edwiges / Cecap (via Taboão)
5
480
Pq. Santos Dumont / Taboão (via Jd. Santa Lídia)
12
481
Jd. São João / Taboão (via Primavera)
8
493
Cidade Soberana / Taboão
8

Estruturais

330
Taboão / Cidade Satélite
8
355
Taboão / Centro (via Tiradentes)
5
356A
Circular Saúde (Via Taboão)
6
356B
Circular Saúde (Via Tiradentes)
6
361
Taboão / Vila Galvão (via Jd. São Paulo e Timóteo Penteado)
8
385
Taboão / Vila Galvão (via Bela Vista, Cocaia e Vila Rio)
6
433
Jd. São João / Vila Galvão (via Anel Viário)
15

Metropolitanas

95
Terminal Metropolitano Taboão / São Paulo (Metrô Brás – via Av. Guarulhos)
16
337
Guarulhos (Terminal Taboão) / São Paulo (Metrô Tucuruvi)
12
532
 Guarulhos (Terminal Taboão) / São Paulo (Metrô Parada Inglêsa – via Recreio São Jorge e Vila Galvão)
12
552
Guarulhos (Pq. Santos Dumont) / São Paulo (Metrô Armênia)
24
595
Guarulhos (Pq. Santos Dumont) / São Paulo (Metrô Penha)
12
802
Guarulhos / São Paulo (Metrô Tucuruvi)
9

Terminal Urbano – Rodoviária

Alimentadoras

331
Pq. Cecap / Aeroporto
12
392
Jd. Santa Edwiges / Cecap (via Taboão)
5
S172
Shopping / Aeroporto
9

Estruturais

330
Taboão / Cidade Satélite
9
351
Pq. Cecap / Centro (via Vila Barros)
10
356A
Circular Saúde (Via Taboão)
3
356B
Circular Saúde (Via Tiradentes)
3
433
Jd. São João / Vila Galvão (via Anel Viário)
15
717A
Circular Saúde (Via Dutra)
4
717B
Circular Saúde (Via Av. Jurema)
4

Linhas metropolitanas

16
Guarulhos (Terminal Taboão) / São Paulo (Metrô Armênia)
0
121
Guarulhos (Terminal Taboão) / São Paulo ( Penha)
6
278
Osasco / Guarulhos (Terminal Urbano)
5
575
Guarulhos (Terminal Urbano) / São Paulo (Metrô Armênia)
5
577
Guarulhos (Jd. Ipanema) / São Paulo ( Metrô Armênia)
6

Criminosos Condenados Perdem Seus Direitos Políticos E Não Podem se Candidatar a Nenhum Cargo Eletivo













MARCELLA KRESTSCH 04/05/2018  Nessa quinta-feira 03/05 o Supremo Tribunal Federal votou por unanimidade o fim do foro por prerrogativa de função, para deputados federais e senadores, mais conhecido como foro privilegiado. Segundo o voto do Ministro Luís Roberto Barros, o foro por prerrogativa função, previsto no Artigo 53 da Constituição, deve ser aplicado somente ao mandato e relacionados ao exercício do cargo parlamentar.  


O voto do ministro também prevê que o processo continuará na Corte se o parlamentar renunciar para assumir um cargo no governo após ser intimado para apresentar alegações finais. 
Com a decisão, deixarão o Supremo Tribunal Federal parte dos cerca de 540 inquéritos e ações penais em tramitação, segundo a assessoria do STF.
Segundo levantamento de um jornal de grande circulação, pelo menos 12 senadores e 36 deputados com inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal no âmbito da Operação Lava Jato poderão ficar sujeitos à perda do foro privilegiado, segundo a interpretação da nova regra votada nessa quinta-feira.
Os Ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram para que a regra fosse estendida para todas as autoridades que tenham prerrogativa de julgamento em instâncias superiores , e não só a deputados federais  e senadores, Porém a presidente da corte Ministra Cármen Lúcia  disse que a regra em questão valeria somente para os deputados federais e senadores.

CRIMINOSOS CONDENADOS, PERDEM SEUS DIREITOS POLÍTICOS E NÃO PODEM SE CANDIDATAR A NENHUM CARGO ELETIVO:
Todos os sentenciados ( CRIMINOSOS) que sofrerem condenação criminal com trânsito em julgado estarão com seus DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS até que ocorra a extinção da punibilidade como consequência automática e inafástavel da sentença condenatória. ( ATÉ QUE CUMPRAM SUAS PENAS.)
Os requisitos para a ocorrência dessa hipótese de suspensão (PERDA) dos direitos políticos são:
           Condenação criminal com trânsito em julgado: 
O art. 15, inciso III, da Carta Magna é autoaplicável, sendo consequência direta e imediata da decisão condenatória transitada em julgado, não havendo necessidade de manifestação expressa a respeito de sua incidência na decisão condenatória e prescindindo-se de quaisquer formalidades. Cabe lembrar que, o termo "condenação criminal transitada em julgado" não distingue quanto ao tipo de infração cometida, abrangendo não só aquelas   decorrentes da prática de crimes dolosos ou culposos, mas também os crimes de corrupção, e os decorrentes de contravenção penal.
          Efeitos da condenação criminal:
suspensão dos direitos persistirá enquanto durarem as sanções impostas ao condenado, tendo total incidência durante o período de livramento condicional, e ainda, nas hipóteses de prisão albergue ou domiciliar, pois somente a execução da pena afasta a suspensão dos direitos políticos com base no art. 15 inciso III, ca Constituição Federal.