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domingo, 9 de dezembro de 2018

O Significa " filho" pra você? <<>> No Hebraísmo há vários significados <<>> Conheça MEFIBOSETE E HERODES AGRIPA








RENATO  SANTOS   09/12/2018   O  que  significa  a palavra  "  filho"  pra  você,  bem,  vão  responder  o  óbvio  é  claro, mas  é muito  mais  do que  isso  que  você  caro  leitor  esta pensando.

Herodes  Agripa  assassino  de  |Tiago 


No  Hebraísmo  essa  palavra  ultrapassa  o valor  somente  entre  os pais,  e  vai  muito  além,  a  palavra "  filho" usa-se, às  vezes em quase  todos  os idiomas, para  designar  um descendente mais  ou  menos  remoto. Assim  é os  sacerdotes, por  exemplo , se chama  filhos  de  Levi.

MEFIBOSETE  se chama  filho de  SAUL,embora, em realidade  fosse seu neto;  do mesmo  modo  Zacarias  se chama filho de  Ido, sendo  seu pai Berequias , filho de Ido.E  assim como  "filho" se  usa para  designar um descendente qualquer, do mesmo  modo a  palavra  "  pai" se  usa às vezes para  designar um  ascendente  qualquer  às  vezes  "  irmão" se  usa também   quando  somente  se  trata  de um parentesco  mais  ou  menos  próximo, assim,  por  exemplo chama-se    Ló  irmão  de  Abraão  embora  em realidade  fosse  sobrinho  (  Gn 14.12-16). Tendo  presentes   tais  hebraísmos  , desaparecerem    contradições  aparentes.  Em 2.º  Reis , por  exemplo, se  chama a  Atalaia  ,  filha de  Onri,  e  no  verso  18 , filha  de  Acabe,  sendo na realidade  filha  de  Acabe  e  neta  de  Onri.

Além  dos  hebraísmos  referidos , ocorrem  outras singularidades  na  linguagem bíblica, certos  quase-hebraísmos,  que  precisam  conhecer   para  uma  correta  compreensão  de muitos  textos  . Referimo-nos  ao uso  peculiar   de certos  números , de algumas  palavras  que  expressam  fatos  realizados  ou supostos e  de vários  nomes  próprios.

1) Certos  números  determinados  usam-se às  vezes  em  hebraico  para expressar    quantidades  indeterminadas.

a) "  Dez", por  exemplo  significa  exato(Gn 31.7)
b) "  quarenta" significa  muitos  (  2.Reis 8.9)
c) Sete  e  setenta   Se  usam  para  expressar  um  numero  grande, ainda que  indeterminado.
d)Às  vezes  usam-se  números  redondos  nas  Escrituras  para  expressar  quantidade inexatas.

2)  às vezes, faz-se   uso  peculiar  das  palavras  que  expressam  ação, dizendo-se  de vez  em quando  que  uma  pessoa  faz  uma cousa,  quando  só  a  declara  feita.

Ao  dizer  o  Senhor  ao profeta  Jeremias (1.10),  "  Hoje  te  constituo , para  arrancares, para  destruíres e  arruinares " etc.,  não  o  colocou  Deus  para  executar  estas  cousas , mas  para profetizá-las  ou  proclamá-las.

Como  prova  de que  o  idioma  hebraico  expressa  em  forma  de mandamento positivo  o que  não  implica mais  que  uma simples permissão, e nem sempre consentimento de fazer uma  cousa. 

Na  interpretação  das  palavras das  Escrituras , é  preciso  ter presente  também que  se faz uso  mui  singular  dos nomes  próprios , designando-se às vezes  diferentes  pessoas  com um  mesmo  nome, diferente, lugares   com um mesmo  nome  e  uma mesma  pessoa  com nomes  diferentes.


Pessoas  diferentes designadas  com  um mesmo  nome.  Faraó, que  significa  regente, era  o nome comum  de  todos  os reis  do Egito, desde  o tempo  de Abraão  até a  invasão  dos Persas,  mudando-se  depois  o  nome de  Faraó  pelo  Ptolomeu.

Abimeleque , que  significa  meu pai  e  rei,   parece  haver   sido  o nome  comum dos reis  dos  filisteus, como  Agague, o  dos reis  dos  Amalequitas e  Bem- Hadade   dos  Sírios e  de Cesar    dos imperadores  de  Roma. 

Cesar  Augusto  (  Lc. 2.1)  que  reinava   ao nascer  Jesus, era  o segundo  que  levava esse  nome.  O  César   que  reinava  ao nascer  Jesus, era  Tibério.

O  imperador  para  o qual  apelou   Paulo e quem tanto  se  chamava  Augusto  como César.  era  Nero  ( At.25-21).

Os  reis   egípcios  e filesteu   parecem  ter  tido  um nome  próprio  e  comum como  os romanos. Assim  é que  lemos, por  exemplo,  de  um Faraó  Neco, do  Faraó  Ofra  e  de  Abimeleque  Aquis.(  o  prefácio  do  SL 34.1;1º Sm 21.11).

No Novo  Testamento  se  conhecem  diferentes  pessoas  sob o nome  de  Herodes. Herodes  o Grande, assim  chamado  na História  profana,  foi quem, sendo velho matou  às  crianças  em Belém, .  Morte  este,  a  metade  de  seu reino, Judéia e  Samaria, inclusive,  foi dada  ao  seu  filho Arquelau; a maior  parte  da  Galiléia , a  seu  filho  Herodes o  Tetrarca, o  rei  e  outras  partes  da Siria e  Galiléia   a  seu terceiro  filho  Filipe  Herodes.

Foi  o  Herodes  o Tetrarca  que  decapitou  João  Batista  e  zombaria  de Jesus  em sua paixão.

Ainda outro  rei Herodes ,a  saber, o neto do  cruel  Herodes  o Grande, matou  ao  apóstolo  Tiago, morrendo depois em  Cesaréia.

Foi  diante  do filho  deste  assassino de Tiago, chamado  Herodes  Agripa, que  Festo  fez  Paulo  comparecer. O  caráter deste  rei era  muito diferente  do  de  seu  pai,  e  não  confundi-los  é  de importância  para a  correta  compreensão  da  Historia .

ARAÇARIGUAMA A cidade onde tudo acontece e nada é descoberto <<>> No ultimo dia 07 de dezembro uma agência bancária quase foi pro ar <<>> Acredite perto do batalhão da GCM <<>> Da pra acreditar ?







RENATO  SANTOS  09/12/2018  Na  madrugada  do dia  07  de  dezembro ARAÇARIGUAMA  vira  palco  de  um verdadeiro  faroeste,  e  detalhe  chama  atenção a  delegacia  não funciona  nesse  horário. 



A  Pergunta  é,  todos  dormem  em serviço?  A  dona Rosana  estava  certa  quando  cobrou  das  autoridades  locais  que a  delegacia  anda  fechada  e  a guarda  municipal  o que  acontece ? Mesmo depois  da  morte  da menina  VITORIA  GABRIELA,  se  não fossem as câmaras  mais  uma  vez\  registrar  os  ocorridos  ninguém  como sempre  viu  nada.

Criminosos atacaram uma agência bancária  na Travessa São Benedito, em Araçariguama (SP), na madrugada desta sexta-feira (7). 


O ataque ao banco, que fica ao lado da base da Guarda Municipal, aconteceu por volta das 4h.

Segundo testemunhas, o grupo armado atirou durante a ação criminosa. Moradores registraram o tiroteio na cidade. 

Foram aproximadamente 15 minutos de tiros de fuzis contra a fachada da unidade.


Câmeras de segurança instaladas em prédios próximos à agência registraram o momento da chegada de um carro. Em seguida, dá para ver uma pessoa na rua que parece dar cobertura.


Além de ficar ao lado do prédio da Guarda, uma base da Polícia Militar fica a poucos metros do banco. Houve confronto com policiais militares e uma viatura foi alvejada.

Os criminosos fugiram e não há informação se algum valor foi levado. No local foram encontrados explosivos e a área foi isolada para o trabalho da perícia.

Um carro da PM ficou destruído, com pneu furado, vidros estilhaçados e marcas de tiro. Ninguém ficou ferido.

Uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi até Araçariguama para recolher os explosivos. A polícia procura pelo bando e investiga quantos criminosos participaram da ação.



Ataque a banco em Araçariguama — Foto: GCM Assis/Facebook/Reprodução

Na luz do Hebraísmo <<>> O que Significa Brasil Acima de Tudo,Deus acima de todos? <<>> Duas Coisas Maldição se levou o NOME SANTO DO SENHOR EM VÃO <<>> E SE LEVOU A SÉRIO BENÇÃO PARA UMA NAÇÃO INTEIRA <<>> Quem conhece seu coração é DEUS <<>> O Terceiro Mandamento Proíbe juramento indiscriminado Não Tomará o nome do SENHOR em vão






RENATO  SANTOS  09/12/2018    No  ultimo  dia  05  de dezembro  publiquei  uma  matéria  sobre  HEBRAÍSMO  e  seu  significado e  sua  importância  nas  nossas  vidas  e  do presidente  Jair  Bolsonaro.

O  que  vou  escrever  aqui  não tem nada  haver  com placas  de  igrejas  e nem  mesmo  com  teoria  humana e  sim  fato, espero  diante  do SENHOR  que  JAIR  BOLSONARO  e  todos  que  foram eleitos  através  dele,  sejam  coerentes  com  a  NAÇÃO, mesmo  que tenhamos  passar  por  espinhos, mantenha  firma  seus  propósitos.



Alguns  não entenderam  qual a relação  de  um  assunto  com  outro, explicaremos Jair  foi  o  único  presidente  brasileiro  que  começou  a  sua campanha  com  seguinte slogam, Conhecereis a  verdade e  a  verdade  vos  libertará,  e  com dois  significados  Brasil  acima de tudo  e  Deus  acima de todos. 

Sendo  assim  ele  não pode  de maneira  nenhuma  usar  o  NOME  DE  DEUS  em vão,  pois ,  a  vida  de  uma  NAÇÃO  esta  nesse  sentido, se ele  for  falso  o PAÍS  inteiro  correrá  sério  risco de entrar  num   abismo  tão profundo  que  poderá  ficar  pior  que a VENEZUELA.  

Se ele  for  verdadeiro  em seus  propósitos  ele  fará  essa  NAÇÃO  ser  PRÓSPERA  e quem  conhece  as  profundezas  de  seu coração  é  exatamente  DEUS. 

E  DEUS   não  esta  de brincadeira, Ele  se  aborrece  quem tomam  seu  SANTO  NOME   em  vão, em  outras  palavras  fica  um  alerta  se  ele  usou  para ganhar  as  eleições,  ele  cometeu  um grave  erro, nesse  caso  seu  governo será  um fracasso  total, agora  se  ele  está  sendo  sincero  ele  e  todos  seremos  abençoados. 

O terceiro mandamento proíbe o juramento indiscriminado e leviano, pois o voto é um tipo de compromisso que deve ser reservado para uma solenidade excepcional e incomum.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Dt 6.13: O cuidado do juramento em nome de Deus
Terça - Gn 14.18-20: O Deus de Melquisedeque era o mesmo Deus de Abraão
Quarta - 1Pe 1.15,16: Deus é santo e exige santidade de seu povo
Quinta - Mt 6.9: É dever do cristão santificar o nome divino
Sexta - Ec 5.2-5: O cuidado antes de fazer um voto a Deus
Sábado - Tg 5.12: A linguagem do cristão deve ser sim, sim e não, não

LEITURA BÍBLICA 

Êxodo 20:7; Mateus 5:33-37; 23:16-19.

Êxodo 20
7 - Não tomaras o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Mateus 5
33 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor.
34 - Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus,
35 - nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei,
36 - nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.

Mateus 23
16 - Ai de vós, condutores cegos! Pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
17 - Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o templo, que santifica o ouro?
18 - E aquele que jurar pelo altar, isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
19 - Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?

INTRODUÇÃO

A dificuldade humana para dizer a verdade e cumprir com os seus compromissos na antiguidade eram motivos de juramentos triviais em coisas efêmeras da vida. 

Deus é santo e exige santidade de seu povo. Assim, o relacionamento de todas as pessoas deve ser honesto e cada um deve falar a verdade. A lei estabelece limites, pois Deus está presente nos relacionamentos pessoais de seu povo.

I. O NOME DIVINO

O nome. Nos tempos do Antigo Testamento, o nome era empregado não simplesmente para distinguir uma pessoa das outras, mas também para mostrar o caráter e a índole do indivíduo. 

Houve caso de mudança de nomes em consequência de uma experiência com Deus como Abraão (Gn 17.5), Sara (Gn 17.15) e Jacó (Gn 32.28). 

O nome de Deus representa o próprio Deus, é inerente à sua natureza e revela suas obras e atributos. Não é um apelativo, nem simplesmente uma identificação pessoal ou uma distinção dos deuses das nações pagãs. 

A Bíblia revela vários nomes divinos que podemos classificar em dois grupos: genéricos e específicos.


Nomes genéricos. São três os nomes genéricos que o Antigo Testamento aplica além do “Deus de Israel”. 

Na sua tradução do hebraico para a nossa língua só aparecem dois nomes, “Deus” e “Altíssimo”. O nome “Deus” em nossas bíblias é tradução do hebraico El (Nm 23.8) ou Eloah (Dt 32.15), ou seu plural, Elohim (Gn 1.1). 

O outro nome genérico é Elyon, “Altíssimo” (Dt 32.8), às vezes acompanhado de “El”, como em El-Elyon, “Deus Altíssimo” (Gn 14.19,20).


Nomes específicos. São três os nomes específicos que o Antigo Testamento aplica somente para o Deus verdadeiro: Shadday, Adonay e YHWH. El-Shadday, “Deus Todo-poderoso”, é o nome que Deus usou ao revelar-se a Abraão (Gn 17.1; Êx 6.3). Adonay, “Senhor”, é um nome próprio e não um pronome de tratamento (Is 6.1). 

O outro nome é o tetragrama (as quatro consoantes do nome divino, YHWH, Yahweh, Javé ou Jeová). A versão Almeida Corrigida, nas edições de 1995 e 2009, emprega “SENHOR”, com todas as letras maiúsculas, onde consta o tetragrama no Antigo Testamento hebraico para distinguir de Adonay (Jz 6.22).


II. O NOME QUE SE TORNOU INEFÁVEL

A pronúncia do nome divino. O tetragrama é inefável no judaísmo desde o período interbíblico e permanece impronunciável pelos judeus ainda hoje. 

Isso para evitar a vulgarização do nome e assim não violar o terceiro mandamento. A escrita hebraica é consonantal; as vogais são sinais diacríticos que os judeus criaram somente a partir do ano 500 d.C. 

Assim, a pronúncia exata das consoantes YHWH se perdeu no tempo. Os judeus religiosos pronunciam por reverência Adonay cada vez que encontram o tetragrama no texto sagrado na leitura da sinagoga.


Jeová ou Javé? Na Idade Média, especificamente no século XIV, foram inseridas no tetragrama as vogais de Adonay (o “y” é semiconsoante no alfabeto hebraico). 


O resultado é a pronúncia “YeHoWaH”. Isso para lembrar, na leitura, que esse nome é inefável e, dessa forma, pronunciar “Adonai”. Esse enxerto no tetragrama resultou na forma “Jeová”, que não aparece no Antigo Testamento hebraico. 

Estudos acadêmicos confirmam o que a maioria dos expositores do Antigo Testamento vinham ensinando, que a pronúncia antiga do nome é Yahweh, e na forma aportuguesada é Iavé ou Javé.


O significado. Esse nome vem do verbo hebraico hayah, “ser, estar”. O significado desse verbo em Êxodo 3.14, “EU SOU O QUE SOU”, indica que Deus é imutável e existe por si mesmo; é autoexistente, autossuficiente e que causa todas as coisas. Deus se revela pelo seu nome. O terceiro mandamento é um resumo e ao mesmo tempo uma recapitulação daquilo que Deus havia dito antes a Moisés (Êx 3.14; 6.3).


III. TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO

O terceiro mandamento (Êx 20.7; Dt 5.11). O termo hebraico lashaw, “em vão, inutilmente, à toa”, indica algo sem valor, irreal no aspecto material e moral. 

A Septuaginta emprega a expressão grega epimataio, “impensadamente”. O substantivo shaw (pronuncia-se “chav”) significa “vaidade, vacuidade”. 

Corresponde a usar o nome de Deus de forma superficial, em conversas triviais, e faltar com a verdade em seu nome, como ao pronunciar um juramento falso (Lv 19.12) ou fazer um voto e não o cumprir (Ec 5.4).


Juramento e perjúrio. O juramento é o ato de fazer uma afirmação ou promessa solene tomando por testemunha algum objeto tido por sagrado; o perjúrio é o falso juramento. 

As palavras do Senhor Jesus, “ouvistes que foi dito aos antigos” (Mt 5.33), não se referem ao Antigo Testamento, mas aos antigos ensinos dos rabinos, às suas interpretações peculiares das passagens da lei que falam sobre o tema (Êx 20.7; Lv 19.12; Dt 6.13). 

Isso fica claro, pois as palavras seguintes, “Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor”, não aparecem em nenhum lugar no Antigo Testamento.


Modalidades de juramentos. As autoridades israelitas escalonavam o juramento em diversas modalidades: pelo céu, pela terra, por Jerusalém (Mt 5.34-36), pelo Templo e pelo ouro do Templo; pelo altar e pela oferta que está sobre o altar e assim por diante (Mt 23.16-22). 

Segundo essa linha de pensamento, os juramentos se classificavam em obrigatórios e não obrigatórios. Jurar pelo Templo não seria válido; mas, se alguém jurasse pelo ouro do Templo, estava obrigado a cumpri-lo. 

Tais crenças e práticas eram condenadas nas Escrituras Sagradas. Tudo isso era uma forma de ocultar o pecado.


IV. O SENHOR JESUS PROIBIU O JURAMENTO?

Objetivo do terceiro mandamento. A finalidade é pôr um freio na mentira, restringir os juramentos e assim evitar a profanação do nome divino (Lv 19.12). 

O Senhor Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso a santificar o nome divino (Mt 6.9). Ninguém deve usar o nome de Deus nas conversas triviais do dia a dia, pois isso é misturar o sagrado com o comum (Lv 10.10). 

O Senhor Jesus condenou duramente essas perversões farisaicas, práticas que precisavam ser corrigidas ou mesmo substituídas. Este mandamento foi restaurado sob a graça e adaptado a ela na nova dispensação, manifesto na linguagem do cristão: “sim, sim; não, não” (Mt 5.37).


A proibição absoluta. Há os que entendem que a expressão “de maneira nenhuma” (Mt 5.34) é uma proibição de toda e qualquer forma de juramento. 

Entre os que defendem essa interpretação estão os amish e os quakers, que nos Estados Unidos se recusam a jurar nos tribunais de justiça. 

Eles acreditam que o Senhor Jesus não fez declaração sob juramento diante do Sinédrio (Mt 26.63,64). De igual modo, o apóstolo Paulo evitava fazer juramentos em afirmações solenes (Rm 9.1; 1Co 1.23).


A proibição relativa. Outros afirmam que a proibição de Jesus se restringe aos juramentos triviais, e por essa razão o Senhor Jesus foi específico: “de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, [...] nem pela terra, [...] nem por Jerusalém, [...] nem jurarás pela tua cabeça” (Mt 5.34-36). 


Outro argumento é que homens de Deus no Antigo Testamento faziam juramentos em situação solene e o próprio Deus jurou por si mesmo (Gn 24.3; 50.6,25; Hb 6.13,16). Consideram, ainda, como juramento a resposta de Jesus e as declarações solenes de Paulo (Mt 26.63,64; Rm 9.1; 1 Co 1.23). 

Essas últimas passagens bíblicas não parecem conclusivas em si mesmas; entretanto, a proibição relativa nos parece mais coerente. Mesmo assim, devemos evitar o juramento e substituir o termo por voto solene em cerimônias de casamento.

Continuação  na próxima  edição.