RENATO SANTOS 06/06/2019 A visita do Presidente Jair Bolsonaro pode deixar a esquerda mais preocupada do que nunca, claro estou relacionando aos acordos bilaterais entre a Argentina e Brasil, a qual precisaremos e muito.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, pela manhã desta quinta-feira viajou para a capital argentina, Buenos Aires, onde se reuniu com o presidente Maurício Macri. O presidente brasileiro ainda terá encontro com empresários e participará de seminário da Indústria de Defesa.
Em entrevista ao Planalto, o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio França Danese, disse que a visita do presidente Jair Bolsonaro vem dar continuidade a um diálogo que começou logo no início do governo no Brasil com a visita de Macri à Brasília em 16 de janeiro.
“Há uma pauta muito ampla de assuntos para serem tratados, com ênfase na área de defesa, energia, a parte de cooperação jurídica, a parte toda comercial, as negociações externas do Mercosul, o avanço na própria integração entre o Brasil e a Argentina, a integração dentro do Mercosul, de forma que é uma pauta muito variada, muito intensa e muito importante para ambos os países”, afirmou.
O embaixador ressaltou que Brasil e Argentina são grandes parceiros. “[A Argentina] é o terceiro sócio comercial do Brasil, enquanto nós somos para a Argentina o seu primeiro sócio comercial, o maior destino das suas exportações, o maior mercado fornecedor das suas importações”, destacou.
“Um comércio muito intenso, muito variado e, sobretudo, para ambos os países ele tem a peculiaridade de ser um comércio muito concentrado em produtos industrializados, portanto, de alto valor agregado”, disse.
De acordo com o embaixador, 95% das exportações brasileiras são para a Argentina são produtos industrializados, enquanto cerca de 70% dos produtos argentinos exportados para o Brasil são industrializados.
Segundo o embaixador, o maior número de turistas que visitam o Brasil também vêm da Argentina, 2,4 milhões de argentinos visitaram o Brasil em 2018. “Essa relação tende a se amplificar e a ser mais dinâmica ainda“, ressaltou Danese.
Mas entre todos os focos um chama bem atenção dos dois Presidentes a situação da VENEZUELA, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente argentino, Mauricio Macri, se reuniram nesta quinta-feira (6) em Buenos Aires, Argentina. Na ocasião, estiveram em pauta o acordo entre Mercosul e União Europeia, a integração energética entre os países e a situação da Venezuela, entre outros temas.
“Nós queremos continuar cada vez mais parceiros, não só na economia, bem como no objetivo maior de qualquer homem e qualquer mulher que é a liberdade, valor esse que não podemos abrir mão em nenhuma hipótese”, enfatizou Bolsonaro, em declaração à imprensa, logo após o encontro.
Maurício Macri relatou que o encontro foi a oportunidade de os países ratificarem os compromissos nas áreas de defesa dos direitos humanos, de combate à corrupção, ao crime organizado e às máfias. “Também falamos da importância da integração energética, do pré-sal, das energias renováveis, que são uma oportunidade enorme para os nossos países, não só para ter energia barata para consumo e desenvolvimento industrial, mas para exportar para o mundo”, salientou o presidente argentino.
O presidente brasileiro chegou na manhã desta quinta-feira a Buenos Aires, capital do país vizinho. Antes do encontro com Macri, o presidente Bolsonaro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a comitiva brasileira participaram da Oferenda Floral, na praça San Martín. A cerimônia é realizada sempre que uma autoridade estrangeira visita a Argentina, como um ato de homenagem ao General José de San Martín, considerado o artífice da Independência do país e um dos libertadores da América.
Em seguida, Bolsonaro seguiu para a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde houve reunião privada com Macri e também reunião ampliada, entre as equipes dos dois presidentes.
Ainda hoje, o presidente se reúne com a cúpula do Congresso da Nação Argentina e com presidente da Corte Suprema de Justiça. Em seguida, a comitiva participa do encerramento do Seminário de Indústria de Defesa e finaliza sua agenda em encontro com empresários.
O presidente embarca de volta para o Brasil na manhã da sexta-feira (7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.