Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Será que estamos sozinhos ? Em 64 d.C na época de Nero João escreveu " Vi um Novo Céu e uma Nova Terra <<>> Exoplaneta K2-18 B tem água e Temperaturas suaves e é Oito vezes maior que a terra







RENATO  SANTOS  11/09/2019   Será  que  realmente  estamos  sozinhos  ?  Evidências encontradas no próprio texto, indicariam que o Livro do Apocalipse fora escrito durante período de extrema perseguição aos cristãos, provavelmente no período compreendido entre o reinado de Nero, em julho de 64, e a destruição de Jerusalém, em setembro de 70, como relata Estêvão, no livro Apocalipse.

O livro do Apocalipse ("O livro da revelação" e também chamado de Apocalipse de João, é um livro da Bíblia — o livro sagrado do cristianismo — e o último da seleção do Cânon bíblico, e que foi escrito por João na ilha Patmos


A palavra apocalipse, do grego αποκάλυψις, apokálypsis, significa "revelação", formada por "apo", tirado de, e "kalumna", véu. 

Um "apocalipse", na mesma terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a um profeta escolhido por Deus. Por extensão, passou-se a designar de "apocalipse" aos relatos escritos dessas revelações. 

Devido ao fato de, na maioria das bíblias em língua portuguesa se usar o título Apocalipse e não Revelação, até o significado da palavra ficou obscuro, sendo às vezes usado como sinônimo de "fim do mundo".






Na  Bíblia  relata  que João viu  a  nova terra  e  o novo céu, Os crentes viverão eternamente com Jesus Cristo na cidade santa, a Nova Jerusalém.




LEITURA DIÁRIA

Segunda — 2Pe 3.13: Aguardamos novos céus e nova Terra
Terça — Dt 10.14: Os céus e os céus dos céus pertencem ao Todo-Poderoso
Quarta — Jó 2.1,2: Satanás rodeia e passeia pela Terra
Quinta — Ef 2.1,2: As potestades do ar e as hostes malignas
Sexta — Sl 9.17: Os ímpios serão lançados no lago de fogo
Sábado — Ap 21.2: A Nova Jerusalém está sendo preparada para os santos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 21:1-5,24-27.

1 — E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 — E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 — E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.
4 — E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
5 — E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
24 — E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
25 — E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
26 — E a ela trarão a glória e honra das nações.
27 — E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

De  fato  ainda  não tem  como ter  uma prova  disso, se  foi  apenas  uma mensagem cheia  de  figuras da  linguagem,  ou  se realmente João afirmou  a possibilidade  de  haver  outro  planeta  parecido  como a  terra  e maior.

Após muitos anos de pesquisa, os astrofísicos encontraram um planeta fora do nosso sistema solar que parece ter água e um clima ameno, duas condições necessárias para abrigar algum tipo de vida. A verificação direta não será possível porque está distante, a 110 anos-luz , mas graças aos telescópios espaciais, os cientistas podem descobrir alguns dados, como a composição de sua atmosfera ou seu tamanho.

O K2-18b , como é chamado esse exoplaneta, é conhecido desde 2015 - cientistas espanhóis do projeto CARMENES, entre outros, estudaram algumas de suas características - mas foi agora quando detectaram na atmosfera o vapor de água, uma descoberta que revelaram esta semana na revista Nature Astronomy .

Localizado na constelação de Leão, o K2-18b tem uma massa oito vezes maior que a da Terra e sua composição atmosférica é bem diferente da do nosso planeta . 

A estrela que orbita é uma anã vermelha (chamada K2-18), uma estrela muito diferente do Sol. Portanto, não é um mundo semelhante ao nosso, mas a combinação de água e temperaturas moderadas o torna um lugar no planeta. que talvez a vida possa se desenvolver, de acordo com os cientistas que assinam este estudo.

"Encontrar água em um mundo potencialmente habitável que não seja a Terra é algo incrivelmente emocionante. K2-18b não é uma Terra 2.0, mas nos aproxima um pouco do momento em que podemos responder a uma pergunta fundamental: a Terra é um mundo único? ? ", reflete Angelos Tsiaras, pesquisador da University College London e principal autor deste estudo.

Como lembra o especialista em exoplanetas Guillem Anglada Escudé, sem nenhuma conexão com este estudo, " o vapor de água já havia sido detectado em alguns planetas gigantes quentes - os chamados júpiteres quentes - mas não em mundos temperados como este".

Os autores deste trabalho utilizaram dados obtidos entre 2016 e 2017 pelo Telescópio Espacial Hubble (da NASA e da Agência Espacial Européia) e desenvolveram algoritmos para analisar a luz filtrada através da atmosfera do planeta K2-18b, descoberta pelo Telescópio Kepler. Os resultados mostraram sinais de vapor de água em sua atmosfera, além de uma quantidade significativa de hidrogênio e também de hélio. Embora não possam especificar sua composição em detalhes, os modelos utilizados indicam que até 50% da atmosfera de K2-18b pode ser água. Os cientistas também acreditam que provavelmente existem moléculas de nitrogênio e metano, mas com as observações que eles fizeram, elas não são detectáveis.

Para Anglada Escudé, do Instituto de Ciências Espaciais (Barcelona), se a presença de vapor de água for confirmada, "estamos definitivamente diante de um planeta e com um resultado muito importante". No entanto, ele é cauteloso porque acha que teremos que esperar para fazer mais algumas verificações para garantir que as estimativas feitas estejam corretas. Com os instrumentos das futuras missões do telescópio espacial James Webb e da ARIEL, a composição de suas atmosferas pode ser melhor estudada.

A questão de sua habitabilidade é a mais impressionante e complexa. O fato de poder ter vida não significa que exista, mas, se existisse, os cientistas acreditam que provavelmente teria que enfrentar um ambiente mais hostil que a Terra: seria exposto a mais radiação , já que a estrela anã que orbita é muito ativa. Esses tipos de estrelas, menores que o Sol, são os mais comuns em nossa galáxia. 

Planetas do tamanho de K2-18b também são os que parecem mais abundantes. Mundos que têm uma massa de até 10 vezes a do nosso planeta (isto é, maior que a da Terra e inferior à de Netuno) são chamados super-terras .

Centenas de super - terras já foram descobertas e espera-se que muitas outras sejam adicionadas à lista nos próximos anos. Mas, como Giovanna Tinetti, coautora do estudo, ressalta, "ainda há pouco que se saiba sobre sua composição e natureza. 

Olhando para um grande número de exoplanetas, esperamos revelar os segredos sobre sua química, treinamento e evolução", diz o cientista italiano, que acredita que o K2-18b será um dos objetivos mais interessantes para os quais eles se direcionarão.

K2-18b é a primeira super-terra que abriga água e tem temperaturas moderadas, duas condições para a vida útil da casa. Se houvesse, seria exposto a um ambiente mais hostil que o nosso, porque sua estrela emite mais radiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.