RENATO SANTOS 23/03/2020 Por que as redes de supermercado não seguem nem a orientação do APAS, e nem as normas trabalhistas para seus colaboradores de frente de caixa.
Ciente da gravidade do Novo Coronavírus, a APAS disponibiliza uma cartilha para sanar dúvidas sobre a melhor forma de agir durante este período de atenção.Dê um click nesse link abaixo
Este material visa a esclarecer as principais questões sobre o assunto, além de trazer recomendações para que o ambiente de trabalho seja seguro e saudável para clientes, colaboradores e fornecedores.
É importante ressaltar que, se necessário, iremos atualizar esse versão com informações novas para que as recomendações aqui publicadas sejam as mais precisas e alinhadas com os órgãos oficiais.
Diante de um cenário de crise em que, por ventura, o abastecimento das lojas seja comprometido, o varejo pode estabelecer limites quantitativos de um ou mais produtos por cliente.
É o que diz o artigo 39, inciso I, da Lei 8.078 de 1990, que possibilita essa prática quando há justa causa. Torcemos para que o Brasil não enfrente este problema, mas em caso de algum contratempo em sua loja, trabalhe essa comunicação com o consumidor, conscientizando-o que todos os cidadãos têm o direito de abastecer seus lares e que a fartura de um não pode resultar na escassez do outro.
As Redes de supermercados da Cidade de Guarulhos, não oferecem nada de material básico paras as operadoras de caixa, elas tem que comprar, isso vai de encontro com as normas da APAS e da própria ABRAS.
É o momento de boas práticas de higienização, como: Se estiver doente evite o contato físico, evite comprimentar as pessoas,não compartilhem nada.
Além de todas as providências relacionadas à estrutura da loja, outro passo vital na luta contra o Covid-19 é compartilhar informações úteis em prol da conscientização de clientes e funcionários.
É muito importante que este público intensifique os cuidados pessoais e que saibam identificar os sintomas do novo coronavírus.
Isso é fundamental para que busquem suporte médico e procedam com o necessário resguardo para evitar a disseminação deste vírus.
Pontos de retaguarda da loja, como o estoque e as áreas de processamento de alimentos, que dão suporte às seções de açougue, padaria, rotisseria e FLV, não podem ficar de fora desta mobilização. Os cuidados com essas áreas são vitais para reforçar a segurança para os clientes e colaboradores. Neste campo, três medidas são fundamentais.
1 - Disponibilize ou amplie a quantidade de dispensadores com álcool gel nas áreas de processamento de alimentos e estoque.
2 - Reforce a limpeza de pontos como:
• Torneiras e maçanetas
• Balcões
• Equipamentos e utensílios
para manipulação de alimentos
• Coletores de dados
• Carrinhos para paletes e empilhadeiras
• Outros equipamentos para
a movimentação de produtos
3 - Monitore, diariamente, o estado de saúde dos funcionários. Alinhe, também, procedimentos com a indústria, em relação aos promotores de vendas que acessam a área de estoque.
Carrinhos e cestas de compra
O ativo das lojas que os clientes mais têm contato é, sem dúvida, os carrinhos e cestas de compra. Enquanto estão nas lojas, eles estão sempre em contato com as mãos dos shoppers. Proceda, de forma rigorosa, com a limpeza destes recursos, em linha com a Lei 13.486/2017 que, justamente, determina a higienização de carrinhos e cestas de compra.
Estacionamento
Essa recomendação é válida para as lojas que possuem cancelas. Como os botões para a emissão do tíquete de estacionamento são acionados diversas vezes por dia. Por isso, este dispositivo deve receber atenção especial e ser higienizado com mais frequência. Se não há uma rotina de limpeza para este equipamento, essa é uma boa hora para implementá-la.
Os esforços para conter a proliferação do coronavírus (Covid-19) no País devem, neste momento, fazer parte da agenda prioritária de todos os setores da economia.
Ao autosserviço, em específico, por se tratar de uma atividade essencial à sociedade brasileira, conforme Decreto Presidencial nº 9.127/2017, é atribuída uma responsabilidade ainda maior.
Afinal, os supermercados precisam garantir a normalidade do abastecimento das famílias e, diante da capilaridade do setor, também constituem importante meio de informação e educação.
Muitas são as medidas que podem ser adotadas, provenientes da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde dos estados e municípios. Fique atento às orientações fornecidas por estes órgãos, muitas delas listadas nesta cartilha, e estruture um comitê interno para que este grupo possa definir e acompanhar diretrizes pertinentes à cada empresa.
É por meio da conscientização e da atitude positiva de cada indivíduo que este episódio será superado. Se cada empresa e cada cidadão fizer a sua parte, passaremos por essa turbulência de forma mais amena e sairemos dela mais fortes como sociedade.
Fica um alerta para toda a rede de supermercado da cidade de Guarulhos, Comercial Esperança, Supermercados Lopes, Atacadão, Assai, Supermercados Barbosa, mercadinhos, de para suas operadores de caixa, luva,alccól gél, máscaras, elas são o que mais corre risco de vida, cuide delas.
Em cada área de um supermercado é possível agir para torná-lo mais seguro aos visitantes e funcionários. Mapeie os principais pontos de contato destes públicos para que a rotina de higienização possa ser reforçada em cada um deles.
A limpeza é a principal arma para enfrentar o Covid-19.
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