RENATO SANTOS 05/03/2020 O Coronavírus esta avançando no Brasil, e o Ministro da saúde que é do mesmo partido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Luiz Henrique Mandetta, a qual recebe ordens do seu chefe e cacique Maia, esta de brincadeira ou faz mal intencionado, não se pode isolar as pessoas com coronavírus em casa, esse padrão não é a norma da OMS, será responsabilizado diante da opinião pública e precisa ser exonerado do cargo imediatamente.
Morfologia ultraestrutural, criada por Lizabeth Menzies / Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Crédito da imagem: AFP |
Deste o ínicio este blog vinha alertando sobre um vírus que não é uma simples gripe e o perigo de trazer uma epidemia no Brasil, sem ficar do lado errado da história todas as inúteis atitudes do ministro, afirmam que há um grande risco de termos numeros de mortos por causa desse " demônio" como foi classificado pelo presidente do país de origem XI, China.
Veja o que as outras Nações estão se adequando, a Itália ordenou na quarta-feira (4) que todos os principais eventos esportivos sejam realizados a portas fechadas até 3 de abril, enquanto o país enfrenta o surto de coronavírus.
A medida foi anunciada quando o governo italiano intensificou sua resposta à epidemia que matou 107 pessoas e infectou cerca de 3.089 na Itália nas últimas duas semanas.
Em um decreto divulgado na quarta-feira, o governo afirma que "todos os eventos esportivos e competições de todos os tipos, sejam eles públicos ou privados" podem prosseguir "em instalações esportivas a portas fechadas - ou seja, ao ar livre, mas sem a presença do público".
As semifinais da Copa da Itália desta semana - Juventus contra o AC Milan em Turim e o confronto do SSC Napoli com o Internazionale de Milão no Stadio San Paolo - foram adiadas por causa do surto.
Nenhuma nova data para os jogos foi anunciada; e a final de 13 de maio provavelmente será adiada por pelo menos uma semana.
A disseminação do vírus causou estragos na Série A, com 10 partidas adiadas na última quinzena e uma enorme briga entre clubes e a principal liga de futebol do país devido à programação dos jogos.
Os seis jogos afastados da rodada - incluindo o confronto entre Juventus e Inter - devem ser adiados para o próximo fim de semana, com todas as outras jornadas adiadas por semana.
A partida do campeonato Seis Nações (em inglês: Six Nations) da liga de rugby da Itália contra a Irlanda em Dublin, marcada para sábado, já foi adiada e agora existem sérias dúvidas sobre o jogo da Inglaterra em Roma no fim de semana seguinte.
O ‘Six Nations’ é uma competição anual de rugby entre as equipes da Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália e País de Gales.
As partidas de tênis da Copa Davis entre a Itália e a Coreia do Sul em Cagliari, na sexta e no sábado, também terão de ser realizada sem a presença dos fãs.
Na Espanha, há até o momento 242 casos de infecção pelo coronavírus; três dos quais já tiveram alta: um cidadão alemão que foi internado em La Gomera, uma mulher também na mesma ilha e um britânico em Mallorca. Além disso, a Comunidade Valenciana confirmou na terça-feira a primeira morte por COVID-19, quarta-feira a segunda no País Basco e nesta quinta-feira a terceira em Madri.
Atualmente existem 237 casos ativos: 89 em Madri, 22 na Comunidade Valenciana, 28 na Catalunha, 20 no País Basco, 13 na Andaluzia, 11 em Castilla y León, 12 em Castilla-La Mancha, 10 em Cantabria, 6 nas Ilhas Canárias, 7 em La Rioja, 6 na Extremadura, 5 nas Ilhas Baleares, 5 nas Astúrias, 3 em Navarra, 1 na Galícia e 1 em Aragão.
Sete dos pacientes da Andaluzia, Astúrias, Castilla-La Mancha, Castilla e Leão, Madri e Navarra estão na UTI e 14 do total infectado são profissionais da saúde.
Todas as pessoas infectadas estão isoladas e existem várias comunidades autônomas que continuam avaliando casos suspeitos.
Iraque
As autoridades sanitárias iraquianas anunciaram na quarta-feira as duas primeiras mortes do país pelo novo coronavírus, uma na capital Bagdá e outra na região autônoma curda.
Um clérigo muçulmano de 70 anos morreu na quarta-feira (4) pelo vírus, a primeira morte do surto em um país onde 35 pessoas foram infectadas.
O clérigo iraquiano estava em quarentena na cidade de Sulaimaniyah, no nordeste do país, antes de sua morte, disse um porta-voz da autoridade sanitária da região autônoma curda.
Segundo fontes locais, ele havia se encontrado recentemente com iraquianos que retornavam do Irã, que registrou o terceiro surto mais mortal fora da China, o epicentro da epidemia.
Uma segunda morte pelo novo coronavírus foi anunciada pelo Ministério da Saúde do Iraque, que afirmou em comunicado que o falecido estava em Bagdá e sofria de "deficiências imunológicas".
Arábia Saudita
Arábia Saudita anunciou na quarta-feira o segundo caso de coronavírus de um cidadão saudita que veio do Irã através de Bahrain, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado publicado pela agência de notícias estatal.
O ministério confirmou que o novo caso está atualmente em quarentena no hospital e todas as pessoas que interagiram com ele foram testadas e os resultados serão anunciados assim que forem concluídos.
Argélia
A Argélia registrou 9 novos casos confirmados de coronavírus na quarta-feira, elevando para 17 o número total de pessoas com resultado positivo para o vírus, informou o Ministério da Saúde.
Os casos incluem 16 da mesma família na província de Blida, cerca de 30 km ao sul da capital Argel, e um italiano.
A família recebeu no mês passado um homem e sua filha baseados na França que foram testados positivos para coronavírus depois de voltar para a França.
Mortalidade
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa global de mortalidade entre os pacientes infectados pelo coronavírus é de 3,4%. Isso o torna mais letal que a gripe comum (influenza), que tem letalidade de menos de 1%, e o vírus corona causa uma doença mais severa, a Covid-19.
Em todo o mundo, mas 3.290 pessoas morreram devido ao vírus até o momento. Apenas na China, foram registrado oficialmente 3.013 mortes, na Itália 107 e no Irã 92. Foram registrados 95.748 infectados pelo novo coronavírus.
A China já divulga as primeiras imagens do coronavírus, enquanto o Ministro fica brincando com o povo, tirando uma " onda", ele esta pagando pra ve quantos e enquanto tempo essa epidemia vai atingir o Brasil, é um estúpido e ignorante.
Todas as pessoas estão indo para suas casas, não pra serem isoladas e sim transmitir mais.
O Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciências revelou as primeiras imagens do coronavírus em um microscópio. O instituto informou, por meio de seu site, que, a fim de apoiar a prevenção e o controle da epidemia de pneumonia por infecção por coronavírus, foi criado o Sistema Nacional de Serviços de Recursos Científicos e Tecnológicos para o novo coronavírus.
Graças à criação deste novo sistema, foram lançadas pela primeira vez imagens microcópias eletrônicas do vírus, como a publicada pelo Institute of Microbiology (Instituto de Microbiologia) em seu site.
A agência que investiga o vírus indica que, com o lançamento do Sistema Nacional de Serviços de Recursos Científicos e Tecnológicos para o Novo Coronavírus, busca-se que as informações e dados científicos relacionados a novos vírus desse tipo sejam divulgados em tempo hábil para apoiar a pesquisa científica.
Espanha: Um grupo de cientistas da Catalunha criou um medicamento para ajudar no combate ao novo coronavírus. Os primeiros compostos vão começar a ser testados, em abril, no laboratório. Os primeiros ensaios em animais devem acontecer antes do verão.
Os tratamentos estão sendo desenvolvidos graças a uma parceria entre três instituições científicas, que conta com o apoio da multinacional farmacêutica Grifols. O Barcelona Supercomputing Center (BSC), um centro espanhol de investigação, irá aplicar a bioinformática, de modo a ter uma ideia de como é que o medicamento é capaz de neutralizar o coronavírus.
Já o instituto IrsiCaixa, com sede no Hospital Germans Trias e Pujol, em Badalona, vai projetar os anticorpos com base em informações fornecidas pelo BSC. Além disso, irá testá-los em culturas de células vulneráveis ao coronavírus. O Centro de Pesquisa em Saúde Animal (CreSA) realizará os testes em animais.
Em teleconferência realizada entre os investigadores da IrsiCaixa e os institutos de Marselha, na França, e Munique, na Alemanha, foi estabelecida uma colaboração internacional para acelerar o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. O que se pretende é apresentar o projeto à Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores (IMI), da Comissão Europeia, que este mês vai destinar 30 milhões de euros para projetos de pesquisa sobre o coronavírus.
“Não começamos do zero”, disse Alfonso Valencia, investigador do Icrea, uma instituição catalã de pesquisa e estudos avançados.
“Durante a epidemia de ebola na África Ocidental, desenvolvemos métodos computacionais para desenvolver terapias baseadas na informação do genoma do vírus. No entanto, a epidemia foi resolvida antes de as terapias serem aplicadas. Assim que o genoma do novo coronavírus foi publicado [em 10 de janeiro], pensei que era hora de tirar proveito de todo o trabalho que tínhamos feito”, acrescentou.
Os métodos computacionais conseguem revelar a estrutura tridimensional da proteína que o vírus usa para se conectar às células que infecta. A partir daí, permitem perceber a maneira como os anticorpos bloqueiam a entrada do vírus nas células.
O novo coronavírus tem proteínas chamadas Spike, que arquitetam a sua membrana dando-lhe uma aparência de coroa, quando vistas ao microscópio, sendo por isso chamado de coronavírus. Essas proteínas permitem que os recetores específicos, chamados de ACE2, se mantenham na membrana celular. Diante disso,, a estratégia será projetar anticorpos que impeçam a ligação da proteína Spike aos recetores ACE2.
O plano de trabalho pressupõe a criação física dos anticorpos no IrsiCaixa a partir dos dados de bioinformática fornecidos pelo BSC. Além disso, estão sendo ser criados quatro anticorpos que estarão disponíveis para ique sejam iniciados os ensaios em culturas de células dentro de quatro a seis semanas.
“Os anticorpos têm a vantagem de ter efeito duradouro, portanto, uma única injeção deve ser suficiente para tratar uma infeção aguda”, explicou Nuria Izquierdo-Useros, a investigadora que irá testar os quatro anticorpos em culturas de células.
Desses anticorpos, serão escolhidos os que demonstrarem maior eficácia e depois enviados a Joaquim Sagalés, do CreSA, para testá-los em animais. Caso apresentem resultados positivos, o tratamento será testado em outros animais, de modo a verificar a sua eficácia e segurança antes de administrá-lo às pessoas.
A longo prazo, a parceria entre o BSC, o IrsiCaixa e o CreSA pretende também desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus.
Com informações, Emissora pública de televisão de Portugal RTP – Barcelona.
No Japão : O governo japonês pode considerar declarar ‘estado de emergência’ devido ao número crescente de infecções por coronavírus. O Parlamento japonês analisará na próxima semana uma proposta que dê às autoridades mais recursos para combater a propagação do vírus.
Atualmente, o Japão tem mais de 1.000 casos, dos quais três quartos vêm direta ou indiretamente do navio de cruzeiro infectado Diamond Princess. 12 pessoas morreram, metade das quais veio desse navio. Atualmente, 59 pacientes estão em hospitais de terapia intensiva no Japão, mas a maioria dos outros pacientes apresenta apenas sintomas leves, de acordo com o Ministério da Saúde do Japão.
O navio de cruzeiro parece ter sido a principal fonte de contaminação para o Japão.
O objetivo da emenda à lei é restringir rigorosamente a lei existente (que data de 2009 e foi introduzida por causa do vírus da gripe aviária), explicou o primeiro-ministro Abe. Na prática, significa, entre outras coisas, que o governo, mas também os governadores das províncias afetadas, podem convocar os cidadãos para ficar em casa, que as escolas podem ser fechadas indefinidamente e que os serviços públicos podem ser restritos a locais onde muitas pessoas se reúnem.
"Jogos Olímpicos continuam"
Um porta-voz do governo disse que os preparativos para os Jogos Olímpicos "continuarão como planejado".
Os Jogos Olímpicos começam este ano em 24 de julho, em Tóquio.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também está discutindo o assunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Este último permanece otimista e aconselha os atletas a "continuar treinando duro" por enquanto.
Até o momento, há 40 casos de infecção na metrópole de Tóquio.
O Premier Abe pediu aos organizadores de várias grandes competições e concertos esportivos que adiassem seus eventos.
Festivais das Flores
Os famosos espetáculos públicos em torno da celebração tradicional das flores de cerejeira foram cancelados. Para esse fim, cerca de 3 milhões de japoneses se reúnem toda primavera no Japão.
O risco de contaminação é considerado muito alto. Metade das pessoas com ingresso para os festivais de flores da primavera já cancelou sua vinda, relatou um organizador.
O popular torneio nacional de basquete para estudantes continuará, mas sem uma audiência. Bem como um grande torneio de sumô.
A nova lei permitirá ao governo forçar o cancelamento de todos os tipos de eventos, informou a mídia japonesa.
Enquanto isso, o governo japonês destinou 263,1 bilhões de Ienes japoneses (11,3 bilhões de reais) para apoiar as empresas afetadas pelo vírus porque, por exemplo, elas não recebem mais peças da China.
Há um grande temor de que o vírus leve a uma recessão econômica.
Uma noticia boa por enquanto : Uma equipe de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.
O estudo, publicado na revista científica Science, é assinado por investigadores de três instituições da China, país onde o coronavírus, que provoca a doença Covid-19, foi detectado pela primeira vez, no fim do ano passado.
"A nossa descoberta não só ajuda a compreender a mecânica da infecção viral" como também "facilita o desenvolvimento de técnicas de detecção do vírus e possíveis terapias antivirais", dizem os autores do estudo, citados na revista.
A equipe, liderada por Renhong Yan, do Instituto Westlake de Estudos Avançados, analisou e descreveu a estrutura da proteína ACE2, que não se conhecia totalmente até agora.
É a proteína ACE2 que o novo coronavírus "sequestra" para entrar nas células humanas.
Números
O surto de Covid-19, detectado em dezembro na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infectou mais de 95 mil pessoas em 80 países.
Das pessoas infectadas, cerca de 53 mil se recuperaram.
Há ainda registro de mortes no Irã, na Itália, Coreia do Sul, no Japão, na França, em Hong Kong, Taiwan, na Austrália, Tailândia, nos Estados Unidos, nas Filipinas, na Espanha e no Iraque.
Com informações, RTP.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (5) o mais recente balanço sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil.
Os dados principais são:
8 casos confirmados
635 casos suspeitos de coronavírus
378 casos descartados
OMS
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos na Itália, Coreia do Sul e Irã nos últimos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.