A imunologista Nise Yamaguchi, integrante do gabinete federal de combate à crise do novo coronavírus no país, afirmou à CNN nesta sexta-feira (8) que o isolamento social é insuficiente para conter o avanço da Covid-19.
“No caso do Brasil, o vírus já entrou dentro das casas. Então, o mero isolamento social tem sido absolutamente insuficiente. Temos que ter um tratamento eficiente”, afirmou.
Segundo ela, é preciso ter um tratamento precoce, porque isso reduziria a evolução dos pacientes para quadros mais graves, “diminuindo a necessidade de internações nas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] e mortes”.
A médica disse que um tratamento precoce consistiria no uso da hidroxicloroquina, da azitromicina e do zinco do segundo ao quinto dia do início dos sintomas e em pessoas que têm risco moderado para agravamento.
“Isso faria com que se anulasse a quantidade de vírus e traria a possibilidade para o indivíduo melhorar”, disse.
Estudo em Manaus
Nise citou também o estudo que ocorreu em Manaus e que foi em parte suspenso depois de uma análise verificar que houve maior número de mortes entre pacientes de Covid-19 submetidos a doses altas da cloroquina do que entre os tratados com uma dose menor do composto.
Segundo ela, o estudo gerou uma ideia de que o medicamento acarreta um efeito nocivo sobre o coração.
“Isso não é verdade. Em doses habituais, em pacientes que estejam sob controle, esse medicamento pode ser administrado com segurança”, afirmou.
GAZETA CENTRAL BLOG JORNSLISMO SEM IDEOLOGIA E PARTIDO
GAZETA CENTRAL BLOG JORNSLISMO SEM IDEOLOGIA E PARTIDO
Páginas
▼
▼
▼
segunda-feira, 11 de maio de 2020
A Gazeta Central Blog abraça a Campanha Hashtag #TeichLiberaCloroquina lidera <<>> Se temos medicamento vamos usa-lo <<>> Isolamento por si só não resolve
RENATO SANTOS 11/05/2020 Se temos um medicamento que possa trazer a cura contra o covid-19, então porque não estão liberando, por qual motivo, e ainda poderá virar caso criminal e uma vergonha para o Brasil, que é uma potência em relação as matérias primas.
A Doutora Nise Yamaguchi afirmou que o uso da hidroxocloroquina + azitromicina + zinco, devem ser utilizadas em pacientes recém-diagnosticados com o Covid-19.
De acordo com a Dra. Yamaguchi, o estudo realizado e divulgado no estado do Amazonas com o uso da cloroquina, utilizou dosagens quatro vezes maiores da droga.
No entanto, a Dra. Yamaguchi é enfática ao afirmar que o uso da droga na dosagem de bula juntamente com a azitromicina e o zinco apresentarão bons resultados e evitarão que pacientes cheguem até ao estado de internamento em UTI’s.
“Cada estudo que é feito, não deve ser feito pensando que ele é o último estudo e que ele determina todas as condutas porque os desenhos são bastante heterogêneos.
Se o tratamento é feito numa população que já está grave, com uma série de problemas cardíacos decorrentes da própria doença você pode esperar ter maiores problemas.” Afirmou Yamaguchi após ser questionada sobre os estudos no Amazonas e nos Estados Unidos.
“Agora trata-se de disponibilizar os medicamentos na rede pública e treinar os médicos de família, os médicos dos prontos-socorros, UTI’s, enfim... para que saibam quando prescrever, para quem prescrever e em que dose prescrever” , ratificou a doutora na entrevista da CNN.
A Doutora Yamaguchi ainda foi enfática ao dizer que ela não é uma entusiasta do uso da hidroxocloroquina, como afirmou a jornalista da CNN, mas utiliza pesquisa científica para afirmar a sua posição com a finalidade de somar forças para que vidas sejam salvas.
Começa a partir de hoje uma Campanha, depois da suas declarações, nesta segunda-feira (11), o povo brasileiro se levantou em massa nas redes sociais pressionando o ministro Nelson Teich, para que o Ministério da Saúde atualize o protocolo do uso da hidroxicloroquina.
Eles também exigem que o medicamento seja utilizado tanto no início da doença, quanto depois, no tratamento da covid-19 em toda a rede do SUS.
A Hashtag #TeichLiberaCloroquina lidera nas tendências do Twitter, com mais de 54 mil Tweets até o fechamento da matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.