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quarta-feira, 22 de julho de 2020

E agora? Isso aconteceu Comigo<<>> Minha Conta digital foi roubada paguei dua faturas que não são minhas pelo Cartão Elo <<>> Sua conta foi bloqueada saiba o que fazer<<>> Saiba quais são as providências a ser tomadas por você<<>> Não troquem seu chip de seu numero a qual você cadastrou e nem o aparelho de celular ( cuidado) faça o cadastro no seu <<>> Cuidado com " iscas" E um alerta cuidado com links falsos <<>> Neles podem constar programas espiões e ocultos <<>> Instale o antivirus no computador e no celular pagos <<>> Leiam a entrevista do Presidente da Caixa Econômica Federal





RENATO SANTOS 22/07/2020   Caro leitor do blog Gazeta Central, você conhece alguma pessoa que esteja com a conta no Caixa Tem bloqueada, então ao ler esse Conselho passe para alguém.

O aplicativo Caixa Tem diz que minha conta digital não está ativa e manda eu esperar 24 horas para ativar. Faz mais de cinco dias que aparece a mesma mensagem.  Quais são os procedimentos a tomar?

Muitos talvez estejam encontrando esse problema, porém exige muito cuidado só façam suas inscrição no seu próprio aparelho celular e não troquem o ship de sua linha sobre  nenhum circunstâncias de sua operadora, muito sabem dessa informação e nem de seu celular para outro o sistema não reconhece.

Mas o que chama atenção são as fraudes em outras matérias desse blog já orientamos o que fazer. Em entrevista ao portal InfoMoney nesta terça-feira (21), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que 'centenas de milhares' de contas movimentadas pelo Caixa Tem para o depósito do auxílio emergencial foram bloqueadas por suspeita de fraude. 

Essa informação ainda há o que se dizer ao contrário do Presidente da Caixa, os criminosos ainda estão atuando no chamado fila de espera virtual, enquanto não resolver isso não entrem. 

Outro assunto se a pessoa tem uma conta em outro banco e cadastrou-se no auxílio emergencial que é outro aplicativo da caixa tinha que manter. É só fazer o devido levantamento o Banco pode, não fazem porque não querem.

Para reativar a conta digital, o cliente deve comparecer a uma agência da Caixa com um documento oficial de identificação com foto para comprovar que é ele mesmo e ter, assim, sua conta desbloqueada.

No assunto de roubarem o seu dinheiro voltarei a escrever novamente logo abaixo dessa matéria.

Em nota, a Caixa informa o seguinte:

"A área de segurança do banco monitora continuamente as contas e acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio preventivo da conta para proteger os clientes. 

Dessa forma, os usuários do Caixa Tem que receberem a mensagem “Procure uma agência da Caixa com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro”, devem seguir essa orientação para a regularização do acesso e conta.

Segundo o presidente da Caixa, a comprovação de identidade também pode acontecer pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, mas pode haver uma lentidão no desbloqueio, segundo ele.

O Roubo no aplicativo Caixa Tem.

Esse caso a qual irei relatar aconteceu comigo, explico: O auxilio emergencial de acordo com o Governo Federal é pra quem precisa certo? Sim!Para ter direito ao benefício, é preciso ter mais de 18 anos e ser trabalhador autônomo, informal ou microempreendedor individual (MEI) e preencher uma série de requisitos de comprovação de renda. O pedido pode ser feito por meio do site ou aplicativo oficial Caixa - Auxílio Emergencial.

Mas no meu caso foi descontado dois boletos no mesmo dia, pela Operadora ELO, cuidado,compareci no Banco e fiz a Contestação, lá fiquei sabendo o que houve.

 A Caixa informa que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências em colaboração com os órgãos de Segurança Pública para coibir eventuais ocorrências de fraude.

Se o cliente notar que ocorreu alguma fraude, deve fazer uma contestação pessoalmente em qualquer agência da Caixa.

Para os casos em que houver eventual comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.

Como fazer a contestação?

✅ O cliente deve registrar Boletim de Ocorrência junto a autoridade policial federal e abrir processo de contestação em qualquer agência da Caixa. 

✅ A Caixa fará a análise da contestação e adotará as providências necessárias. Segundo o banco, o processo é avaliado no menor prazo possível, sendo que os beneficiários são devidamente ressarcidos quando é comprovado o saque fraudulento. A agência da Caixa entrará em contato com o cliente e estará à disposição para acompanhamento da solicitação e informações.

O prazo possível. " Aqui chamo a sua atenção, não é bem assim: 29/06/2020, portanto, faz 24 dias e nada ao referenciar 27/07/20.

Há um outro Processo no Ministério da Cidadania feito via internet, também estamos aguardando os compromissos com pagamentos de água, luz,telefone eles não esperam. 

Antes de tratar como se prevenir , quero deixar claro que o roubo se deu no próprio APP DA CAIXA TEM, onde o sistema permitiu que terceiros usassem como forma de desconto o CARTÃO ELO. Que fazendo algumas pesquisas tem convênio com a CAIXA. 

" Com o Cartão Elo Mais, você faz suas compras, se diverte, tem 40 dias para pagar e ainda ganha pontos." Isso se encontra na própria página da caixa.

Acontece que não possuo nenhum cartão Elo. 


Como se prevenir de fraudes e golpes?

A Caixa informou, por meio de nota, "que o volume de fraudes é extremamente baixo frente aos volumes envolvidos, estando dentro do nível de segurança planejado para o processo e que tem uma equipe especializada com dedicação exclusiva para monitorar e prover alto nível de segurança para os serviços digitais, sendo atualmente o celular o canal mais seguro para a realização de transações."

Segundo o banco, as maiores fragilidades de segurança hoje estão nos acessos, realizados pelos próprios usuários, de sites, mensagens ou aplicativos falsos.

Para evitar cair nesses golpes e ter dados roubados, é importante que o cidadão se utilize única e exclusivamente dos canais oficiais da Caixa ou do Governo para buscar informações e acessos aos serviços.

Nesses meios são utilizados vários fatores complementares de segurança baseados em informações, código de verificação, além do próprio dispositivo para garantir o devido nível de segurança do processo, assim, podemos garantir que ao utilizar os aplicativos oficiais da Caixa as informações e transações dos clientes estarão seguras.

O banco esclarece ainda que não envia SMS com link. Para se assegurar que as transações dos clientes sejam feitas com segurança, a Caixa utiliza diversos recursos para proteger as contas e operações financeiras. Mas apesar dos dispositivos de segurança nas plataformas digitais do banco, o cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber, desconfiando de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.

Tentativas de contato são fraudes

O banco reforça que qualquer tentativa de contato com o cidadão pode ser caracterizada como tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes.

Segundo a Caixa, os criminosos se utilizam das seguintes "iscas" para conseguir acesso aos dados das pessoas:

- Aplicativos sobre o Auxílio Emergencial e Coronavírus não oficiais (do governo);
- Registro para receber vacina, álcool em gel, máscaras e outros produtos;
- Agendamento de testes da covid-19 e outros.
- Links no WhatsApp e SMS que prometam coronavoucher; álcool gel; vacinas e medicamentos; agendamento de auxílio emergencial. 

E ainda mais uma orientação Instale o aplicativo antivirus do AVAST.

Saiba reconhecer os principais tipos de golpes e como evitar:

1) Links para páginas falsas

O fraudador encaminha e-mail, SMS ou mensagem pelas redes sociais, se passando por um amigo ou uma empresa conhecida e contendo dados do próprio cliente, para induzi-lo a clicar em um link que o direciona para páginas falsas, criadas com intuito de capturar senhas e dados confidenciais. 

O link também pode levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

2) Fake news

Antes de compartilhar informações sobre a epidemia e o Auxílio Emergencial, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais para confirmar se é realmente é verídico, tais como: Ministério da Saúde; Ministério da Cidadania; Ministério da Economia; Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; Caixa; Dataprev; jornais e sites de relevância.

3) Navegadores e antivírus

Não utilizar programas de navegação (browser) e antivírus desatualizados, pois deixará seu computador mais vulnerável às ameaças cibernéticas. Utilizar programas que visam manter a segurança eletrônica dos seus dados e de seus familiares. Além dos antivírus, existem programas conhecidos como firewall pessoal, que monitoram comportamentos considerados suspeitos no computador.

4) Certificado e https

O “S” em HTTPS, protocolo que aparece antes do endereço dos sites, indica a conexão é segura para a inserção de dados. Para conferir o Certificado de Segurança do site, deve aparecer a imagem de cadeado antes do endereço, e então o usuário pode clicar neste cadeado para verificar este certificado e sua data de validade.

5) Navegação em ambiente digital

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. A Caixa não envia SMS com link. A Caixa só envia e-mails se a pessoa autorizar.

O que é o auxílio emergencial?

É um benefício no valor de R$ 600 (que pode chegar a R$ 1.200 em alguns casos) destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus.

Quem tem direito ao auxílio?

Pode solicitar o benefício quem atender a todos os seguintes requisitos:

a) tiver mais de 18 anos;

b) Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:
- Microempreendedores individuais (MEI);

- Contribuinte individual da Previdência Social;

- Trabalhador Informal.

c) Pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo  (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00).

Quem não tem direito ao auxílio?

- Quem tem emprego formal ativo;

- Quem pertence à família com renda superior a três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou cuja renda mensal por pessoa maior que meio salário mínimo (R$ 522,50);

- Quem está recebendo Seguro Desemprego;

- Quem está recebendo benefícios previdenciários, assistenciais ou benefício de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família;

- Quem recebeu rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, de acordo com declaração do Imposto de Renda.


( Fonte Oficial da Caixa Econômica Federal)
Assunto tratado Renato Santos

qualquer duvida pode enviar

E-mail dr.renatosantos@gmail.com
ou e mail comercial gazetacentraljornalismo@gazetacentralblo.page 

whatsApp 11-986568146

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